TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 03 Sociologia

Pesquisas Acadêmicas: Aula Tema 03 Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 5

1) Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?

Max Weber foi um sociólogo voltado para o estudo da chamada Sociedade Moderna, discordando do então progresso defendido por Comte e Durkheim.

Por acreditar em uma Sociologia de parcialidade, teve grande influência no campo da educação sugerindo que a escola passou por um processo de homogeneização seguindo critérios únicos criados por distintas sociedades, onde os professores obtinham uma postura ditatorial, impondo um conhecimento considerado por eles único e correto e assim os alunos deveriam acatar ordens, pensamentos e ideias, massificando a condição de pensamento do aluno que deveria ser “treinado” a responder de acordo com aquilo considerado correto pelo professor.

Esta é a chamada educação institucional, racional e burocrática, criada a partir de um modelo educacional pré estabelecido desejável por certa sociedade o qual deve ser seguido para devida aceitação, forçando o aluno a seguir um modelo arbitrário de ensino e pensamento, acarretando no mundo moderno a perda de sentido e direção ao melhor.

A pior crítica em relação a uma educação racional-burocrática é a massificação do aluno, a perda de identidade, a chamada “irracionalidade destrutiva”, a falta de perspectiva.

A opinião própria do professor não deve ser descartada, deve ser exposta de maneira aberta e honesta excluindo a necessidade de aceitação geral, fazendo com que o aluno reflita e então adote sua própria conduta e opinião. O professor deve elevar a condição de pensador do aluno, fazendo com que o mesmo pesquise, leia e procure embasamento para ir contra ou a favor certas ações ou pensamentos, incentivando a reflexão, fugindo da alienação.

Weber acredita que a mudança parte de uma atitude de resistência para deter as chamadas instituições burocráticas. Sendo assim, o destino do homem é aceitar com vigor, coragem e sabedoria a irrelutável racionalização do mundo capitalista moderno para uma possível construção de um modelo educativo moderno embasado em um contínuo questionamento das atuais condições apresentadas.

2) Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?

De acordo com as visões de Max Weber e também de Alonso Bezerra de Carvalho, o principal objetivo da educação é promover no aluno a reflexão de conteúdos, criando a liberdade da construção de conhecimento, fazendo assim como que o educando não seja comprazente a todas as informações e opiniões que venha a receber e ouvir durante seu período escolar e também durante sua vida em sociedade.

O professor possui a liberdade de expressar suas opiniões em aula, desde que seja honesto para alegar tal ponto de vista particular, afim de permitir que o aluno analise o que lhe foi apresentado para assim optar por suas próprias ações e pensamentos.

Dessa forma, o professor deve adotar uma postura “neutra”, fazendo assim com que os alunos formem opiniões e ideias próprias, promovendo a vontade de pesquisa e reflexão.

Espera-se que o professor além de conhecer o assunto a ser tratado em aula, saiba também transmiti-lo de maneira sábia, incentivando o aluno a refletir sobre o conteúdo e assimilá-lo com suas eventuais decisões em todas as áreas de sua vida.

Portanto, para obter sucesso e alcançar tal postura estudantil o professor deve estar isento dos padrões de massificação e alienação.

As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas experiências escolares

1) Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocráticos-disciplinadores comprometeu a sua formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam.

Posso dizer que fui uma aluna de sorte e não carrego grandes “traumas escolares”. Entretanto, não me esqueço de uma professora em particular.

Eu tinha dezesseis anos e estava no Ensino Médio. Nunca me identifiquei com a área de exatas e consequentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com