TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-Tema - 04 Resenha E Resumo

Exames: Aula-Tema - 04 Resenha E Resumo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  2.326 Palavras (10 Páginas)  •  1.922 Visualizações

Página 1 de 10

Leia o texto abaixo [1] , atente para as suas características, e responda às questões 1 e 2.

Leonardo Boff inicia o artigo “A cultura da paz” apontando o fato de que vivemos em uma cultura que se caracteriza fundamentalmente pela violência. Diante disso, o autor levanta a questão da possibilidade de essa violência poder ser superada ou não. Inicialmente, ele apresenta argumentos que sustentam a tese de que seria impossível, pois as próprias características psicológicas humanas e um conjunto de forças naturais e sociais reforçariam essa cultura da violência, tornando difícil sua superação. Mas, mesmo reconhecendo o poder dessas forças, Boff considera que, nesse momento, é indispensável estabelecermos uma cultura de paz contra a violência, pois essa estaria nos levando à extinção da vida humana no planeta. Segundo o autor, seria possível construir essa cultura, pelo fato de que os seres humanos são providos de componentes genéticos que nos permitem sermos sociais, cooperativos, criadores e dotados de recursos para limitar a violência e de que a essência do ser humano seria o cuidado, definido pelo autor como sendo uma relação amorosa com a realidade, que poderia levar à superação da violência. A partir dessas constatações, o teólogo conclui, incitando-nos a despertar as potencialidades humanas para a paz, como projeto pessoal e coletivo.”

Questão 01

O gênero textual acima pode ser classificado como:

[1] Exemplo de resumo retirado de MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília

Santos. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 16)

Escolher uma resposta.

a. uma resenha, pois seu autor apresenta as ideias principais do artigo de Leonardo Boff, tecendo críticas construtivas a respeito

b. um resumo, pois além de sintetizar o tema e seus desdobramentos, ainda faz uma avaliação crítica dos principais conceitos ali explorados pelo autor

c. uma resenha, pois seu autor apresenta as ideias principais do artigo de Leonardo Boff, tecendo críticas construtivas a respeito; uma resenha acadêmica, pois trata-se de um artigo publicado em revista especializada da área de teologia.

d. um resumo, pois apresenta de maneira sucinta e objetiva, as principais ideias do artigo, sem apresentar quaisquer avaliações ou críticas Correto

e. uma resenha acadêmica, pois trata-se de um artigo publicado em revista especia-lizada da área de teologia

Resposta correta: um resumo, pois apresenta de maneira sucinta e objetiva, as principais ideias do artigo, sem apresentar quaisquer avaliações ou críticas.

Comentário resposta correta: em nenhum momento o autor do texto acima colocou sua opinião sobre o autor ou sobre qualquer ideia presente no artigo, emitindo qualquer julgamento. Limitou-se apenas a caracterizar de maneira sintética o pensamento de Leonardo Boff.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

O escritor do resumo acima obedeceu à regra básica de não expressar avaliação ou opinião sobre o autor de uma obra e sobre as ideias expressas por ele, mas fez questão de mostrar, por meio de algumas expressões, que se limitava a mostrar o pensamento do autor do texto resumido, Leonardo Boff.

Assinale a alternativa abaixo que não apresenta nenhuma dessas expressões.

Escolher uma resposta.

a. “Leonardo Boff inicia o artigo...”

b. “Segundo o autor, seria possível construir essa cultura...”

c. “É indispensável estabelecermos uma cultura de paz contra a violência...” Correto

d. O teólogo conclui, incitando-nos a despertar as potencialidades humanas ...”

e. Todas as alternativas apresentam expressões que mostram o pensamento do autor.

Resposta correta : “é indispensável estabelecermos uma cultura de paz contra a violência...”

Comentário resposta correta: a menção ao autor nos itens a, b e d reforçam a característica do resumo de expressar de maneira fiel as ideias do autor do texto/obra resumidos.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Leia o texto abaixo e responda às questões 3 e 4

Um gramático contra a gramática [2]

Gilberto Scarton

Língua e Liberdade: por uma nova concepção da língua materna e seu ensino (L&PM, 1995, 112 páginas) do gramático Celso Pedro Luft traz um conjunto de idéias que subverte a ordem estabelecida no ensino da língua materna, por combater, veemente, o ensino da gramática em sala de aula.

Nos seis pequenos capítulos que integram a obra, o gramático bate, intencionalmente, sempre na mesma tecla - uma variação sobre o mesmo tema: a maneira tradicional e errada de ensinar a língua materna, as noções falsas de língua e gramática, a obsessão gramaticalista, inutilidade do ensino da teoria gramatical, a visão distorcida de que se ensinar a língua é se ensinar a escrever certo, o esquecimento a que se relega a prática lingüística, a postura prescritiva, purista e alienada - tão comum nas "aulas de português".

O velho pesquisador apaixonado pelos problemas da língua, teórico de espírito lúcido e de larga formação linguística e professor de longa experiência leva o leitor a discernir com rigor gramática e comunicação: gramática natural e gramática artificial; gramática tradicional e lingüística; o relativismo e o absolutismo gramatical; o saber dos falantes e o saber dos gramáticos, dos lingüistas, dos professores; o ensino útil, do ensino inútil; o essencial, do irrelevante.

Essa fundamentação lingüística de que lança mão - traduzida de forma sim-ples com fim de difundir assunto tão especializado para o público em geral - sustenta a tese do Mestre, e o leitor facilmente se convence

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com