TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 2 Direito E Legislação

Ensaios: Aula Tema 2 Direito E Legislação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  3.159 Palavras (13 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 13

Embriologia do Sistema Nervoso Central

Origem do Sistema Nervoso

A placa neural é o espeçamento do ectoderma na linha dorçal do embrião. O sulco neural é um sulco longitudinal e a goteira neural é a invaginação do sulco (quando afunda).

O fundimento dos lábios da goteira neural dá origem ao tubo neural e as cristas neurais. São células que se desenvolvem de cada lado do tubo neural.

As cristas neurais formam o Sistema Nervoso Periférico e o Tubo Neural dá origem aos elementos do Sistema Nervoso Central, esses elementos são:

- Neuróporos rostral e caudal: se fecham na quarta semana;

- Paredes do tubo neural:

1) Camada interna  que origina-se no epêndima, epitélio de revestimento das cavidades ventriculares; as paredes do tubo neural se espessam formando o encéfalo e a medula espinhal ;

2) Camada do manto (média)  origina substância cinzenta da massa encefálica;

3) Camada marginal (externa)  origina substância branca da massa encefálica.

Estrutura da parede do tubo neural

1) Suco limitante  separa as funções motoras das sensitivas.

2) Lâminas Baçal  (estruturas motoras) e alar (estruturas sensitivas).

3) Lâminas do tecto e do açoalho.

Cavidades do tubo Neural

- Ventrículos Laterais;

- Forames Interventriculares;

- III Ventrículo;

- Aqueduto cerebral;

- IV Ventrículo;

- Canal ependimário ou central da medula;

Obs.  Todas essas cavidades são revestidas pelo epêndima e possuem líquor em seu interior.

- Plexo Coróide;

- Flexuras do tubo neural (cefálicos, cervical, pontira);

- mielinização  ocorre durante a última ponte do desenvolvimento fetal e durante o 1º ano de vida.

Sistema Nervoso Central

O Sistema nervoso controla as funções do nosso organismo. É através dele que recebemos informações do meio. Ele é o responsável também pela nossa sensibilidade. Os nervos conduzem impulsos aferentes para o Sistema Nervoso Central (o cérebro recebe) e impulsos eferentes para o Sistema Nervoso Periférico (o cérebro devolve) em forma de movimento.

O Sistema Nervoso Central compreende o Encéfalo e a Medula Espinhal. O encéfalo se divide em: cérebro, cerebelo e tronco encefálico. O cérebro é formado por telencéfalo e diencéfalo.

O Sistema Nervoso Central também pode ser dividido quanto a sua segmentação em sistema nervoso segmentar, constituído pela medula e o tronco encefálico e sistema nervoso supra-segmentar e constituído pelo cérebro e cerebelo.

Cerebelo

Localiza-se na fossa posterior do crânio, abaixo da tenda do cérebro, a qual separa o lobo occipital do cérebro, superiormente, do cerebelo inferiormente.

É a maior estrutura que compões o rombencéfalo ligando-se as demais estruturas do Sistema Nervoso Central através dos pêndulos cerebelares.

O arquicerebelo constituído pelo lobo floculonodular formado pelos flóculos direito e flóculos esquerdo são responsáveis pelas funções de equilíbrio.

O cerebelo possui um córtex formado por uma substância cinzenta e um corpo medular constituído por uma substância branca onde se encontram os núcleos centrais. O córtex possui sulcos e fissuras que adentram em direção ao corpo medular.

Fibras que penetram no cerebelo e se dirigem ao córtex:

- Fibras musgosas  aferentes de origem vestibular pontina e medular.

- Fibras trepadeiras  axônios de neurônios situados no complexo olivar inferior.

• Núcleos centrais e corpo medular do cérebro

- Núcleo denteado;

- Núcleo emboliforme;

- Núcleo globoso;

- Núcleo fastigal;

- Núcleo interpósito  (núcleo globoso e emboliforme).

• Conexões Extrínsecas Aferentes

- Fibras Aferentes de Origem Vestibular  chegam ao cerebelo pelo fascículo vestíbulo-cerebelar. Essa via é importante para a manutenção do equilíbrio e da postura básica;

- Fibras Aferentes de Origem Medular  chegam ao cerebelo através de tractos espino-cerebelar anterior e posterior localizadas na falícula lateral da medula.

Essa via permite ao cerebelo avaliar a tensão das fibras musculares.

• Conexões Eferentes

- Zona Medial  fibras fastígios vestibulares/tracto vestíbulo-espinhal, fibras fastígio reticulares/tracto retículo espinhal.

As conexões eferentes da zona medial estão relacionadas ao controle do equilíbrio e da postura no que se refere a musculatura axial e proximal dos membros, atuando sobre os neurônios motores do grupo medial da coluna anterior da medula.

- Zona Intermédia  via interpósito rubro-espinhal e via interpósito tálamo-cortical. Esta realcionada com o controle dos movimentos delicados relativos aos múculos distais dos membros.

- Zona Lateral  via dentro tálamo-cortical. Ao passar do núcleo denteado para o tálamo e, deste para o córtex, o impulso segue para o tracto cortiço-espinhal atuando sobre os músculos distais dos membros no controle dos movimentos delicados, semelhante ao que acontece na via intermédia.

Cérebro

O cérebro é a parte mais desenvolvida do encéfalo, pesa aproximadamente 1,3 kg, apenas 2% do peso do corpo, porém, apesar disto recebe cerca de 25% do sangue, que é bombeado pelo coração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com