TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 3 - DPP - Questões

Exames: Aula Tema 3 - DPP - Questões. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  2.120 Palavras (9 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 9

AULA 03 – DPP

Para responder a esta questão, leia as informações a seguir sobre a empresa BK.

A BK é uma empresa metalúrgica brasileira de porte médio. A formação do seu quadro de colaboradores é altamente competitiva, participativa e criativa, pois acredita que esse posicionamento possibilita combater a centralização de poder dos executivos. Ela tem claramente definida a sua visão de futuro, revendo semanalmente seu plano de metas; está atenta às ameaças dos concorrentes, às tendências de mercado e à mudança de cenário do mundo globalizado. Para aumentar a produtividade, a BK tem adquirido máquinas, equipamentos e ferramentas de alta tecnologia; consequentemente, analisa as carências nas competências de seus colaboradores, para que o treinamento e seu desenvolvimento acompanhem o desenvolvimento tecnológico da empresa. O “tempo de casa” dos colaboradores é de 7 anos.

A respeito da BK, pode-se compreender que ela possui características que a definem como uma empresa de alta:

Escolher uma resposta.

a. Rentabilidade.

b. Complexidade.

c. Empresariedade.

d. Rotatividade.

e. Empregabilidade.

Resposta Correta: Empresariedade.

Comentário Resposta Correta: A empresariedade é o conceito correspondente à empregabilidade das empresas, isto é, a capacidade de uma empresa se tornar empregável. Quanto mais alto for seu nível de empresariedade, maior a exigência de empregabilidade de seus colaboradores. Uma empresa de alta empresariedade possui características como foco na visão de futuro organizacional, políticas de gestão de pessoas alinhadas ao crescimento da empresa e que privilegiam ambiente incentivador, saudável, de excelente clima, feedback, reconhecimento, respeito às diferenças individuais e grupais, alta tecnologia, lideranças que estimulam a aplicação das competências dos colaboradores e outras características que possibilitem a longa permanência da empresa no mercado e a atração e retenção de profissionais de alta empregabilidade.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Examine as seguintes afirmativas referentes aos aspectos históricos do trabalho e do emprego.

I) Com a industrialização, na primeira revolução técnico-científica ocorreu a migração das atividades agrícolas para a confecção de roupas.

II) O trabalho, que pode ser considerado uma atividade social, surgiu como resposta às necessidades humanas de sobrevivência.

III) A primeira revolução industrial teve início nos EUA e marcou a aceleração dos meios de produção, principalmente na indústria têxtil.

IV) O emprego, tal como conhecemos hoje, originou-se na segunda revolução industrial, e teve forte expansão nas grandes indústrias.

V) O novo mundo do trabalho mudou na mesma intensidade das revoluções industriais, exigindo melhor qualificação dos trabalhadores.

Estão corretas, apenas, as afirmativas expressas em:

Escolher uma resposta.

a. I, II, IV e V.

b. III, IV e V.

c. II, III e IV.

d. II, IV e V.

e. I, II, III, IV e V.

Resposta Correta: I, II, IV e V

Comentário Resposta Correta: O trabalho surgiu da necessidade de o homem manter-se vivo, pois tinha fome, e também para manter-se seguro, porque sentia frio. O trabalho pode ser considerado uma atividade social porque possibilita ao homem trabalhar para alguém ou com alguém ou por alguém. A primeira revolução técnico-científica originou-se na Inglaterra (e por isso, a afirmativa III está incorreta) e fez com que o homem migrasse da agricultura para as indústrias têxteis, principalmente. O emprego, tal como conhecemos hoje, com conquistas sociais para os trabalhadores, teve origem na segunda revolução industrial, nos EUA, e teve forte expansão nas indústrias automobilísticas, principalmente. Na mesma intensidade das revoluções industriais, o mundo do trabalho também sofreu mudanças, com maior exigência tanto dos trabalhadores como dos empregadores.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Para responder à questão 3, leia o texto abaixo.

Pare de reclamar!

Imagine um agricultor que reclama do sol, da lua, da chuva, do tempo, do solo e da semente. Provavelmente não terá uma grande colheita e seus resultados serão bastante pobres. Ao seu lado, seu vizinho tem exatamente as mesmas condições, mas prospera. Por que será? Imagine agora um profissional que reclama do mercado, do dólar, do seu salário, da empresa, dos colegas, dos clientes. Provavelmente seus resultados serão também bastante pobres. Ao seu lado, um colega tem exatamente as mesmas condições, mas prospera. Por quê? Para o agricultor, o tempo, o solo e a semente são suas ferramentas de desenvolvimento. São elas que lhe dão as condições para se desenvolver e prosperar. Para o profissional, sua empresa, seus produtos e serviços, colegas e clientes são suas ferramentas. Algumas pessoas vêem o que tem disponível como empecilho, enquanto outras, como alavanca para o sucesso. Algumas aproveitam, outras reclamam. É basicamente uma diferença de atitude e postura, porque o disponível é exatamente o mesmo (CANDELORO, Raul. Pare de reclamar! Revista Venda Mais, Editora Quantum, Janeiro 2010).

Questão

Analise, segundo os componentes da empregabilidade, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com