TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 4 AVA - Etica

Casos: Aula Tema 4 AVA - Etica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  5.965 Visualizações

Página 1 de 7

1

Notas: 1

“É trivial confundir interesse pessoal e egoísmo, como se os dois conceitos fossem sinônimos. Ledo engano. A satisfação dos interesses pessoais não é necessariamente maligna: pode ser legítima se não prejudicar ninguém (autointeresse) ou ilegítima se lesar os outros (egoísmo). Há, pois, dois modos de realizar os interesses pessoais. No egoísmo, o indivíduo age para satisfazer os próprios interesses, mas o faz de forma nociva aos outros: prejudica-os, causa-lhes dano, lesa-os. [...] No autointeresse, ao contrário, o indivíduo age de forma benigna sem prejudicar ninguém. [...] Assim, as práticas autointeressadas produzem um benefício pessoal sem lesar os demais agentes sociais. Por isso mesmo, obedecem à razão ética: revestem-se de caráter consensual e universalista, pois interessa a todos que sejam usufruídas.” (SROUR, Robert H. Casos de ética empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. p. 41-44)

Com base nos conceitos desenvolvidos pelo texto, classifique os itens, a seguir, como prática auto interessada (A) ou prática egoísta (E).

I. Apropriar-se de ideia alheia.

II. Pleitear um aumento salarial.

III. Denunciar assédio moral ou assédio sexual.

IV. Gozar férias remuneradas em período negociado.

É correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. I=A; II=A; III=E; IV=A.

b. I=E; II=E; III=A; IV=A.

c. I=E; II=A; III=E; IV=A.

d. I=E; II=A; III=A; IV=A. Correto

e. I=E; II=A; III=A; IV=E

Resposta correta: I=E; II=A; III=A; IV=A.

Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Você acertou! Seguindo os conceitos propostos pelo texto, pleitear um aumento salarial; denunciar assédio moral ou sexual; e gozar férias remuneradas em período negociado são atitudes que realizam interesses pessoais, sem prejudicar ninguém – portanto, são consideradas práticas autointeressadas. Quanto a apropriar-se de ideia alheia, configura-se como uma prática egoísta, uma vez que satisfaz interesses pessoais, prejudicando interesses alheios – no caso: o do autor da ideia.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

“Ao longo de um período de 10 anos (1998 a 2008), as ‘melhores empresas para trabalhar’ têm uma apreciação de 6,8% em suas ações, comparada com 1,0% da empresa média. [...] Ao longo de um período de sete anos, as empresas mais admiradas na lista da revista Fortune tiveram o dobro do retorno de mercado em relação à concorrência. [...] Somente 13% dos empregados que não têm comprometimento recomendariam os produtos ou serviços da sua empresa, comparados com 78% dos empregados comprometidos.” (ULRICH, Dave. Por que trabalhamos. Como grandes líderes constroem organizações comprometidas que vencem. Porto Alegre: Bookman, 2011. p. 25)

Com base no texto apresentado, é possível afirmar que:

I. A cada sete anos uma empresa pode dobrar o retorno de mercado em relação à concorrência.

II. Um ambiente positivo na corporação desperta maior confiabilidade em seus investidores.

III. A performance da empresa parece estar ligada diretamente ao envolvimento positivo de seus funcionários no trabalho.

É correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. I, apenas.

b. II e III, apenas. Correto

c. II, apenas.

d. I, II e III.

e. I e III, apenas.

Resposta correta: II e III, apenas.

Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Você acertou. Ao lermos, no texto, que as melhores empresas para trabalhar têm uma apreciação de 6,8% em suas ações, comparada com 1,0% da empresa média, concluímos que um ambiente positivo na corporação desperta maior confiabilidade em seus investidores. E, ao lermos que somente 13% dos empregados que não têm comprometimento recomendariam os produtos ou serviços da sua empresa, comparados com 78% dos empregados comprometidos, concluímos que a performance da empresa está ligada diretamente ao envolvimento positivo de seus funcionários no trabalho.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

“Seria alentador abordar o trabalho como meio de vida e de conquista da dignidade humana. Poder divisar o alívio do esforço/sofrimento no trabalho em face dos avanços tecnológicos e do conhecimento científico na história da humanidade. Contudo, o que se constata no mundo real do trabalho é um distanciamento crescente entre práticas organizacionais e direitos sociais conquistados.”

(FRANCO, Tânia; DRUCK, Graça; SILVA, Edith Seligmann. As novas relações de trabalho, o desgaste mental do trabalhador e os transtornos mentais no trabalho. Rev. bras. Saúde ocup., São Paulo, v. 35, n. 122, p. 229-248, 2010)

Com base no texto apresentado, podemos afirmar que:

I. O distanciamento entre as práticas organizacionais e os direitos sociais, conquistados em nossa contemporaneidade, dificultam o desenvolvimento de uma relação mais saudável no trabalho.

Ii. Apesar dos avanços tecnológicos, as práticas organizacionais de nossos tempos ainda não garantem melhores condições sociais.

III. O conhecimento científico, conquistado até o momento, poderia aliviar o esforço e o sofrimento ainda envolvido no cotidiano do trabalho.

É correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. I e III, apenas.

b. I, apenas.

c. II e III, apenas.

d. II, apenas.

e. I, II e III. Correto

Resposta correta: I, II e III.

Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Você acertou. O texto apresentado contrapõe uma situação ideal (o trabalho como meio de vida e de conquista da dignidade humana; o alívio do esforço/sofrimento no trabalho em face dos avanços tecnológicos e do conhecimento científico na história da humanidade) a uma situação real (um mundo real do trabalho em que há um distanciamento crescente entre práticas organizacionais e direitos sociais conquistados), ou seja, o distanciamento entre as práticas organizacionais e os direitos sociais conquistados dificulta o desenvolvimento de uma relação mais saudável no trabalho. Apesar dos avanços tecnológicos, as práticas organizacionais de nossos tempos ainda não garantem melhores condições sociais, e o conhecimento científico, conquistado até o momento, poderia aliviar o esforço e o sofrimento ainda envolvido no cotidiano do trabalho.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

“Já foi normal duas pessoas se digladiarem até a morte para entreter a multidão. Também já foi normal queimar mulheres na fogueira por bruxaria e fazer pessoas trabalharem sem remuneração com direito a castigos físicos só pela cor da pele. Era normal também humanos se alimentarem de sua própria espécie e casarem sem amor. Já foi normal passar 40 horas da semana fazendo algo que se detesta, mentir para ganhar dinheiro e devastar florestas inteiras em busca de um suposto desenvolvimento. Peraí, este último ainda é normal. Afinal, será que ser normal - e achar normais coisas que não deveriam ser - pode ser uma doença?”

(BERGIER, Carolina. A doença de ser normal. Disponível em: <http://super.abril.com.br/saude/doenca-ser-normal-755983.shtml>. Acesso em: 27 out. 2014)

Considerando o texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. Aceitar ou não algum evento social como ético está ligado aos valores culturais de determinada sociedade em determinada época histórica.

PORQUE

II. A formação ética está fundamentada em condutas humanas que se modificam conforme o tempo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Escolher uma resposta.

a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

b. As asserções I e II são proposições falsas.

c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Correto

Resposta correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Você acertou. Aceitar ou não algum evento social como ético está ligado a valores culturais de determinada sociedade em determinada época histórica, uma vez que a formação ética está fundamentada em condutas humanas que se modificam conforme o tempo.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 5

Notas: 1

A respeito da chamada Era do Conhecimento, podemos afirmar que:

I. Caracteriza-se pela importância de bens intangíveis como softwares, filmes, músicas, programas de televisão e consultorias.

II. Tem por característica principal a tangibilização de serviços por meio da alta produtividade.

III. Tem, por definição, uma Era em que a educação é priorizada por meio da privatização de todas as instituições de ensino.

É correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. III, apenas.

b. II e III, apenas.

c. I, II e III.

d. I e II, apenas.

e. I, apenas. Correto

Resposta correta: I, apenas.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Você acertou! Conforme item “O trabalho na era do conhecimento” do Caderno de Atividades da Aula 4, a Era do Conhecimento é uma ideia que se refere a uma sociedade em que a maior parte dos bens comercializados são intangíveis, por exemplo: software, filmes, músicas, programas de televisão e consultorias.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 6

Notas: 1

O trabalho foi se transformando em mercadoria antes mesmo da eclosão da Revolução Industrial. Para que o trabalho se transformasse em mercadoria, foi necessário que:

Escolher uma resposta.

a. O trabalho fosse tangibilizado o suficiente para que os cálculos produtivos fossem palpáveis.

b. O trabalhador acumulasse capital suficiente para comprar meios de produção e abrir sua própria fábrica.

c. A relação entre operário e capitalista se tornasse igualitária o suficiente para viabilizar a mais valia.

d. O trabalhador voltasse a produzir seus artefatos do começo ao fim do processo produtivo.

e. O trabalhador fosse desvinculado de seus meios de produção, ficando apenas com sua força de trabalho para vender. Correto

Resposta correta: O trabalhador fosse desvinculado de seus meios de produção, ficando apenas com sua força de trabalho para vender.

Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Você acertou. Conforme diz o texto do item “Como o trabalho virou mercadoria”, no Caderno de Atividades da Aula 4, para que o trabalho se tornasse uma mercadoria, foi necessário que o trabalhador perdesse seus meios de produção, ficando apenas com sua força de trabalho para vender.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

...

Baixar como  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »