TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aulas Virtuais

Ensaios: Aulas Virtuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 2: Considerando o estudo realizado nos textos indicados, você deverá:

1. Ilustrar a matriz de Ansoff, completando-a com o nome de cada empresa no quadrante correspondente à sua estratégia.

Matriz de Ansoff Escopo do Produto

Produtos Atuais Novos Produtos

Escopo do Mercado

Mercado Atual Concentração

Coca-Cola Desenvolvimento de Produto

Natura

Novo Mercado Desenvolvimento de Mercado

Drogaria Araujo Diversificação

Microsoft

2. Apresentação das empresas, incluindo o nome, a nacionalidade, tamanho (em número de funcionário), área de atuação (segmento), produto (ou linha de produto que seja adequado à analise aqui proposta), mercado e respectiva estratégia da matriz Ansoff à qual está correlacionada.

Empresa 1

Nome: Coca-Cola

Nacionalidade: EUA

Tamanho: 74 mil funcionários - Multinacional

Área de atuação: Refrigerantes, sucos e energéticos.

Produto: Fanta, Coca Cola, Coca Cola Zero, entre outros

Mercado: Bebidas não alcóolicas

Estratégia da Matriz ansoff: Concentração – Os maiores consumidores da Coca Cola situam-se nos EUA, mas a razão para que a Coca-Cola seja reconhecida no mundo todo é que seus produtos satisfazem os diferentes gostos e preferências dos consumidores, realizando uma estratégia de localização muito importante.

Empresa 2

A empresa para representar o quadrante referente a Desenvolvimento de produto na Matriz Ansoff foi a Natura, fundada em São Paulo em 1969 por Antônio Luiz Seabra, contava com apenas 7 funcionários que realizavam vendas e consultorias, devido ao desenvolvimento de diversos produtos com alta qualidade, preocupação com o bem-estar e o meio ambiente, atualmente a Natura conta com cerca de 6.260 (2010) e 1.5 milhão de consultores, oferece produtos como cosméticos voltados para mulheres, homens, idosos e infantis em geral. Atualmente esta situada em 8 países, no segmento de higiene e beleza é uma empresa de grande porte conhecida nacionalmete pelo seu mix de produtos e destaque na preocupação com o meio ambiente . A empresa tem um alto poder de inovação e criação de novos produtos, uma empresa, hoje, eficiente, com baixo custo de investimento imobilizado e ainda com um grande plano de expansão no mercado norte americano, o maior do mundo, e América latina.

Empresa 3

A empresa para representar o quadrante referente a Desenvolvimento de mercado na Matriz Ansoff foi a Araujo Drogaria Drogstore, fundada em Belo Horizonte – Minas Gerais no ano de 1906 como Pharmacia Mineira por Modesto Araujo, a partir do ano 1919 passou a se chamar Drogaria Araujo, é uma rede brasileira de drogarias que oferece outros tipos de produtos voltados para, conveniência, bem estar e etc, porém com foco em medicamentos conta com o conceito da marca “PadrãoAraujo de Medicamentos”. A empresa é de grande porte, com cerca de 115 lojas espalhadas nas proximidades de Belo Horizonte, 5 mil funcionários diretos, sendo que trabalha com terceirização dentro da empresa como empresas para entrega (motoboy), limpeza, segurança, entre outras de forma indireta, muito conhecida e de grande utilidade para os belorizontinos.

Empresa 4

Nome: Microsoft

Nacionalidade: EUA

Tamanho: 90 mil funcionários - Multinacional

Área de atuação: desenvolve e vende licenças de softwares, fabrica eletrônicos de consumo, exemplo: videogames, e dá suporte a vários produtos e serviços relacionados, principalmente, com a computação.

Produto: Microsoft Windows, Pacote Office, Internet Explorer, Windows live, Hotmail, Skydrive, MSN, Joysticks, Xbox, entre outros.

Mercado: Informática e tecnologia

Estratégia da Matriz Ansoff: Diversificação - A Microsoft anunciou, em setembro, a compra da divisão de aparelhos e serviços da Nokia, ou seja, o seu ingresso no mercado de celulares. O produto é novo para a Microsoft e o mercado de consumo também.

3. Justificativa da classificação de cada empresa no quadrante da matriz Ansoff e explicação da estratégia envolvida.

Empresa 1

Coca-Cola (Concentração): Possui grande parcela dos mercados atuais para os produtosjá existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com