TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aumento contínuo e generalizado do índice de preços

Tese: Aumento contínuo e generalizado do índice de preços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  Tese  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

Inflação

. Aumento continuo e generalizado no índice de preços

.as fontes de inflação podem ser diferentes em função das condições de cada pais

"inflação" originalmente significa a expansão do estoque de dinheiro. Nessa definição, um aumento da massa monetária implica automaticamente um aviltamento da moeda. Quando a oferta de moeda inflaciona, cada unidade de dinheiro tem menos poder de compra.

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

Exemplo: num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.

A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.

Causas

- Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo;

- Demanda por produtos (aumento no consumo) maior do que a capacidade de produção do país;

- Aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.

Importação e Exportação

Importação é quando vc traz algo de fora do país para dentro, pode ser produtos ou serviços, por exemplo... vc pode importar arroz, transporte (marítimo, aéreo, viário, com bandeira estrangeira), quando vc viaja para o exterior e troca os seus reais por dólares para gastar no outro país, vc está importando os serviços de hotel, transporte, restaurantes entre outros de lá. Sendo assim conclui-se que importação é quando vc manda dinheiro brasileiro para fora para adquirir algum produto ou usufruir algum serviço.

Exportação é quando vc manda algum produto ou serviço brasileiro para fora. Exemplo: Exportação de soja, transporte (quando alguém de um país estrangeiro contrata algum serviço de transporte, aéreo, marítimo ou viário com bandeira brasileira), ou quando algum turista ou executivo vem para cá, ou seja eles pegam o dinheiro deles e trocam por reais, estão ofertando dólares e demandando reais que serão gastos aqui, na utilização de serviços de hotel, restaurantes ou transporte... aquisição de algum bem de consumo brasileiro... então exportação pode ser considerada também como quando entram dólares no Brasil (se transformam em reais) para a aquisição de algum bem tangível ou intangível... a mesma coisa que a importação só que ao contrário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com