TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto Realização

Monografias: Auto Realização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  279 Visualizações

Construção de um instrumento para medida de satisfação no trabalho

As necessidades humanas, segundo Maslow, estão arranjadas numa hierarquia que ele denominou de hierarquia dos motivos humanos. Conforme o seu conceito de premência relativa, uma necessidade é substituída pela seguinte mais forte na hierarquia, na medida em que começa a ser satisfeita. Assim, por ordem decrescente as necessidades estão, classificadas em: fisiológicas, segurança, afiliação, autoestima e auto realização. A necessidade fisiológica é, portanto, a mais forte, a mais básica e essencial, enquanto a necessidade de auto realização é a mais fraca na hierarquia de premência.

Contudo ele apresenta definições feitas a partir da observação dos desejos emitidos por seus pacientes. Esses desejos constituem uma manifestação consciente das necessidades e são apenas um meio para determinado fim. Deseja-se uma coisa para conseguir outra, que é a satisfação de uma ou da maioria das vezes duas ou mais necessidades.

Um indivíduo pode estar motivado, simultaneamente, por várias necessidades. A motivação dominante vai depender de qual das necessidades mais baixas na hierarquia está suficientemente satisfeita.

Os estados de motivação, algumas vezes, são sentidos como causadores de desconforto para o organismo.

O comportamento motivado, que corresponde à realização de objetivos e de respostas consuma tórias, é uma maneira ou técnica para reduzir estes desconfortos, isto é,

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com