TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto-avaliação

Resenha: Auto-avaliação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Resenha  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

A auto-avaliação

Algumas práticas que levariam a uma maior autonomia e compromisso dos estudantes, a diálogo mais profício entre os sujeitos da aprendizagem,á construção do conhecimento de forma mais criativa e menos mecânica ainda continuam distanciadas do cotidiano da maioria de nossas escolas.Ainda não incorporamos em nossa prática cotidiana.por exemplo,a auto-avaliação ensino (feita pelo professor) e a auto-avaliação da aprendizagem (feita pelo aluno).Na maioria das vezes,quando esta é realizada, aparece de forma assistemática ou apenas em determinados momentos do ano letivo,quase que separada do processo.

Entretanto, se quisermos sujeitos autônomos, críticos, devemos ter consciência de que tal prática deve ser incorporada ao cotidiano dos planejamentos dos professores, do currículo, por fim. Em uma concepção de educação cujo foco do processo d ensino e aprendizagem seja o professor,há coerência com uma prática de avaliação cujos critérios e expectativas estejam somente a cargo do professor.

A auto avaliação deve favorecer aos estudantes a auto reflexão acerca de sua postura, suas atitudes individuais e no grupo, seu papel no grupo,seus avanços,seus medos e conquistas.Deve ajudar na superação das dificuldades de aprendizagem naturais a todo e qualquer processo de aprender.

Os processos de auto avaliação podem e devem ser individuais e de grupo.Não devem ficar restritos apenas aos aspectos mais relativos a atitudes e valores.Os estudantes, em todos os níveis de ensino, devem refletir sobre seus avanços não só relativos á sua socialização, bem como sobre aqueles relativos ás suas aprendizagens específicas.

Todos nós,para podermos fazer uma análise de nossos potenciais e necessidades, em primeiro lugar devemos conhecer o que vamos aprender.Isso na escola, se traduz em conhecer não só o programa de ensino do ciclo,etapa ou série,mas principalmente,as expectativas dos professores,as nossas próprias,refletir sobre por que frequentar a escola,sobre o que é mais importante aprender e sobre aquilo que queremos conhecer.

A auto avaliação quando realizada no grupo significa verificar e avaliar,no coletivo,se os propósitos estabelecidos com o grupo estão sendo contemplados.

O conselho de classe

Como transformar o conselho de classe em um momento de integração e discussão do processo pedagógico? É importante lembrar que para ser um espaço de discussão coletiva,é importante que os professores planejem suas ações e práticas de forma coletiva,desde o início. Como traçar estratégicas de encaminhamento conjuntas se ações não são planejadas em conjunto?

Para isso o conselho de classe, no ensino fundamental,deve ser convocado periodicamente,visto como momento de interação entre professores,planejamento,estudo e decisões acerca de como trabalhar com as dificuldades e as possibilidades apresentadas pelos estudantes.

O conselho não deve mais ser entendido como momento de fechamento de notas e decisões acerca da aprovação ou reprovação de alunos.È também um espaço privilegiado para o resgate da dimensão coletiva do trabalho docente.

Outro aspecto diretamente relacionado á avaliação desrespeito ao conselho de classe. No entanto, o conselho de classe, em boa parte das escolas,ou tornou-se uma récita de notas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com