TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto-suficiência

Tese: Auto-suficiência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Tese  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

O que é Sustentabilidade?

Ser Sustentável significa explorar os recursos planetários de forma a prejudica o mínimo possível o meio ambiente, ou seja, equilibrar o uso dos recursos que são utilizados para a satisfação das necessidades humanas com a capacidade de renovação da natureza.

Para que serve?

Todo o recurso, seja ele qual for, é de natureza escassa, portanto, ser sustentável significa utilizar menos do que o limite de renovação da natureza para que este recurso não se esgote. Mas do que isso significa preservar a vida humana, pois, visto que os seres humanos utilizam esses recursos para sobreviver como, por exemplo, a água ser sustentável irá permitir que gerações futuras tenham acesso a esse recurso.

Quem pode contribuir com ações sustentáveis?

Todos podemos contribuir para proteger o meio ambiente e preservar as gerações futuras. Podemos verificar que várias regiões já apresentam situações críticas e para reverter essa situação não depende apenas das empresas utilizarem métodos conscientes de exploração, com certeza isso é muito útil para a preservação do meio ambiente, mas depende também que todos nós façamos nossa parte através de pequenas ações como, por exemplo,reduzir a utilização da água com o intuito de economizar. Essas atitudes farão toda diferença. Esse é um dever de todos nós.

Com simples ações sustentáveis transformamos nosso lar em uma casa ecologicamente correta. Além disso pesquisas mostram que essas atitudes que colocam os seres humanos mais próximos do meio ambiente não só fazem bem ao meio ambiente como também ao próprio ser humano. Esse contato ajuda na prevenção de doenças, reduz o estresse, depressão, crises de ansiedade, entre outros.

Casas ecologicamente corretas

Para transformar uma casa em uma casa ecologicamente basta substituir velhos hábitos por atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente. Segue abaixo algumas das ações sustentáveis mais comuns nos dias atuais:

 Economizar água - Usar torneiras e mangueiras apenas quando for necessário; fechar a torneira ao escovar os dentes e ao se ensaboar ao tomar banho bem como reduzir o tempo gasto no banho; utilizar lavagem a seco para o carro; reaproveitar a água da lavadora de roupas.

Além de reduzir o consumo é necessário que sejam implantados programas de reaproveitamento de água e tratamento de esgoto, estes irão evitar a contaminação de rios e outras fontes. Estas são medidas importantes daquilo que chamamos sustentabilidade da água.

 Reciclagem dos lixos - Separar o lixo seco do úmido (orgânico). Plásticos, papeis e metais podem se reciclados; Entregar pilhas e baterias em postos de coleta bem como lâmpadas fluorescentes; transformar os resíduos orgânicos do lixo em adubo; abandonar o uso de sacolas plásticas e até mesmo as sacolas biodegradáveis (elas demoram 10 anos para se decompor); não jogar óleo ou outras substâncias densas em ralos e pias.

 Economizar energia - apagar as luzes ao sair dos cômodos; em dias de muito calor deixa o chuveiro na opção verão; diminuir gastos de energia com aparelhos domésticos.

Com o intuito de diminuir esses gastos de energia foram criadas fontes de energia sustentáveis, o consumo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com