TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Av 1

Artigos Científicos: Av 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 1:

Leia com atenção a proposta artística relatada abaixo e marque a alternativa mais completa em relação aos eixos ou campos conceituais da disciplina de Arte, de acordo com as tele aulas, aulas atividades, livro, web aulas e fóruns de discussão:

A professora Laura levou seus alunos ao museu para que conhecessem obras de arte de um artista. Em seguida ela possibilitou uma roda de conversa, informando questões relativas às obras apreciadas e ouviu as crianças relatarem o que perceberam em relação às obras de arte (sentimentos provocados, a mensagem, as cores, as formas, as texturas, a temática etc.) Em um segundo momento a professora Laura pediu que as crianças representassem, por intermédio da pintura, a obra que mais lhes chamou a atenção. A professora Laura articulou quais eixos?

1 - articulou os eixos ou campos conceituais: (produzir / fazer), (apreciar / fruir) e (refletir), propiciando, desta forma uma aula contextualizada;

2 - apenas o eixo da apreciação / fruição;

3 - apenas o eixo da reflexão e contextualizou a aula;

4 - articulou os eixos ou campos conceituais: apreciação e reflexão;

5 - apenas a criação, o fazer e a aula foi contextualizada.

Questão 2:

Leia com atenção as afirmativas e, de acordo com as tele aulas, aulas atividades, livro, web aulas e fóruns de discussão, marque (V) se for verdadeira e (F) se for falsa.

a. ( ) A disciplina de Arte tem como finalidade ilustrar conhecimentos, festas cívicas ou escolares, como uma disciplina ilustrativa, decorativa e auxiliar em momentos de festividades. Ela deve ser utilizada para relaxamento e lazer e relaxamento, onde a criança expressa livremente suas emoções, sem intervenção do professor.

b. ( ) O professor Otávio desenvolveu um projeto com o 4º ano do Ensino Fundamental, a partir do interesse dos alunos pela capoeira. Ele iniciou o projeto conceituando o que era jogar capoeira, onde surgiu etc. Depois de bem explorado este assunto, de ter ido a escolas de capoeira, assistido apresentações e visto o interesse dos alunos havia se estendido a outras questões como a influência africana no Brasil, em outro dia, pediu que seus alunos representassem, por intermédio do desenho, uma mulher negra. Colocou os desenhos em exposição, juntamente com algumas obras de arte que retrata as mulheres negras, propiciando uma reflexão por parte dos alunos em relação às representações. Em seguida ele contou como os negros chegaram ao Brasil, com textos, apresentação de imagens, utilização de filmes e documentários. Durante algumas semanas as obras de arte africanas foram utilizadas em sala de aula, onde o professor Otávio propôs leituras, nelas a percepção da estamparia africana (cores, formas, texturas etc.) e fizeram as releituras também, em outros momentos pesquisaram sobre a culinária africana, a influência destas no Brasil, a religião, dentre outros. Podemos, desta forma afirmar que o professor Otávio propiciou uma aula interdisciplinar e o ensino multicultural.

c. ( ) A mídia tem uma forte influência no comportamento, na forma de se vestir e de ser dos alunos, no entanto, isto não impede que o professor utilize as notícias veiculadas na mídia em prol da educação, propondo discussão de certos assuntos pertinentes ao momento em que vivemos, promovendo desta forma a reflexão e também articulando assuntos que estão na mídia para trabalhar de forma interdisciplinar.

d. ( ) A professora Ruth tinha como objetivo que seus alunos criassem um personagem por intermédio do desenho e conhecessem diferentes gêneros textuais, então pediu que seus alunos observassem algumas charges, tiras de dois ou três quadrinhos no máximo, apresentou alguns tipos de gêneros textuais, que já vinha trabalhando há alguns dias, conceituou o que era charge, que tipo de texto era utilizado nas charges. Em seguida, pediu que seus alunos criassem uma personagem, por intermédio do desenho. No outro dia pediu que criassem uma história para a personagem (charge) apenas com imagens. Na hora de registrar a matéria dada, a professora Ruth deverá registrar:

Língua Portuguesa: Diferentes gêneros textuais com ênfase nas tiras (charges);

Artes visuais: composição gráfica.

Desta forma, podemos afirmar que a professora Ruth registrou corretamente, pois realizou um trabalho interdisciplinar e intertextual com às Artes Visuais e a Língua Portuguesa.

Alternativas

1 - V, F, F, V.

2 - F, V, V, F.

3 - F, V, V, V.

4 - F, V, F, V

5 - V, V, V. V.

Questão 3:

Leia com atenção as afirmações a seguir e responda de acordo com as tele aulas, aulas atividades, livro, web aulas e fóruns de discussão:

I - Simulacros são simulações da verdade, por exemplo: uma foto de um sanduíche, onde o colorido é mais bonito que o real, porque houve todo um tratamento para que ele parecesse muito melhor, para se tornar mais sedutor ao consumidor, a alface é mais verdinha que o natural, tudo é maquiado para dar a ilusão de mais saboroso, mais colorido e às vezes, até maior do que o tamanho real, enfim, para dar a falsa impressão de ser melhor.

II - A disciplina de Arte não está apenas ligada ao fazer, pois ao trabalhar com Arte, o aluno é estimulado à reflexão, investigação, experimentações, comparações, a ter curiosidade, levantar hipóteses, ao trabalho em equipe, promovendo assim, o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, cultural e estético.

III - Os campos conceituais da Arte ou Eixos são: (produzir / fazer – Apreciar / fruir – refletir)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com