TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Ciencias Sociais

Exames: Ava Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 7

CONTABILIDADE EM NOSSO DIA A DIA

Quando falamos de contabilidade, pensamos que ela está presente somente nas empresas e a realidade não é essa. A contabilidade esta presente no dia a dia de todo cidadão. Precisamos mudar essa nossa visão errônea sobre o que é contabilidade e enxergar a importância dela em nossas vidas. Afinal, o que é contabilidade? E como ela está presente?

PERIODO ANTIGO

A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. A atividade de troca e venda dos comerciantes exigia um acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato.

À medida que o homem começava a possuir maior quantidade bens, também necessitava saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses. A necessidade do registro surgiu a medida que a memorização dos seus bens se tornaram mais difíceis e foi com o pensamento do "futuro" que o homem criou os primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo e de produção.

É importante ressaltar que naquele tempo não havia o crédito e por este motivo as compras, vendas e trocas eram à vista. O desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo facilitou o registro de informações sobre negócios.

A contabilidade empírica, praticada pelo homem antigo, tinha como objeto o patrimônio que era representado pelos rebanhos e outros bens que possuiam.

Os primeiros registros formaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. Como este é um ser inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos.

O inventário também possuía um importante papel, pois a contagem era o método adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. A palavra "Conta" designa o agrupamento de itens da mesma espécie.

As primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravações.

Os primeiros controles eram estabelecidos pelos templos, o que perdurou por vários séculos.

Acredita-se que foram os egípcios os primeiros povos a utilizar o valor monetário em seus registros. Usavam como base, uma moeda, cunhada em ouro e prata, denominada "Shat". Era a adoção, de maneira prática, do Princípio do Denominador Comum Monetário.

Os gregos, com base nos modelos egípcios, 2.000 aC, já escrituravam Contas de Custos e Receitas, fazendo, anualmente, a uma confrontação entre elas, para apuração do saldo. Os gregos aperfeiçoaram o modelo egípcio, utilizando a escrituração contábil em várias atividades, como administração pública, privada e bancária.

PERÍODO MEDIEVAL

Estudavam-se, na época, técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio, etc., tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros.

Foi um período importante na história do mundo, especialmente na história da Contabilidade, denominado a "Era Técnica" A indústria artesanal proliferou com o surgimento de novas técnicas no sistema de mineração e metalurgia. O comércio exterior incrementou-se por intermédio dos venezianos, surgindo, como conseqüência das necessidades da época, o livro caixa, que recebia registros de recebimentos e pagamentos em dinheiro. Já se utilizavam, de forma rudimentar, o débito e o crédito.O trabalho escravo cedeu lugar ao trabalho assalariado, tornando os registros mais complexos.

O método das Partidas Dobradas teve sua origem na Itália, embora não se possa precisar em que região. O seu aparecimento implicou a adoção de outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade, surgindo, então, o Livro da Contabilidade de Custos.

PERÍODO MODERNO

O período moderno foi a fase da pré-ciência. A Contabilidade tornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava.

A introdução da técnica contábil nos negócios privados foi uma contribuição de comerciantes italianos do séc. XIII. Os empréstimos a empresas comerciais e os investimentos em dinheiro determinaram o desenvolvimento de escritas especiais que refletissem os interesses dos credores e investidores e, ao mesmo tempo, fossem úteis aos comerciantes, em suas relações com os consumidores e os empregados.

O aparecimento da obra de Frei Luca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, que viveu na Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade.

PERÍODO CIENTÍFICO

Embora o século XVII tivesse sido o mais importante da era científica e Pascal já tivesse inventado a calculadora, a ciência da Contabilidade ainda se confundia com a ciência da Administração, e o patrimônio se definia como um direito. Nessa época, na Itália, a Contabilidade já chegara à universidade. A Contabilidade começou a ser lecionada com a aula de comércio da corte, em 1809. Foi o inicio da fase científica da Contabilidade e que vivemos até hoje.

CONTABILIDADE NO DIA A DIA

PESSOAS

Todos esses períodos nos mostram como a contabilidade foi evoluindo com o tempo e surgindo novas e cada vez mais modernas técnicas que a ajudaram a aprimorar este estudo de contabilidade. Hoje em dia a contabilidade é utilizada por todos e é uma ferramenta indispensável de controle das empresas.

Mas para quem pensa que contabilidade esta presente somente nas empresas, saiba que a contabilidade está presente na vida de cada um de nós quando fazemos planejamentos mensais de gastos, controle das entradas de dinheiro, entre outras coisas que envolvem a nossa situação financeira pessoal, fazemos contabilidade sem perceber.

Reconhecer que a contabilidade esta presente na vida de todos nós é reconhecer que ela só vem ajudar no controle financeiro e nas decisões que podemos tomar comprometendo nossos rendimentos. Observamos que a contabilidade é utilizada em todos os momentos, seja para comprar, financiar, tudo tem que ser avaliado, analisado, por este motivo a contabilidade tem fundamental importância em nossas vidas.

Segundo José Carlos Marion, “Tudo o que fazemos na vida, precisamos de métodos quantitativos, ou seja, dos números.”, isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com