TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Ciencias Sociais

Exames: Ava Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

2014

Faça uma análise sobre a charge utilizando, obrigatoriamente, os conceitos das ciências sociais: valores, normas e costumes.

1. VALORES/NORMAS/CUSTOMES

1.1 – CristianismoA norma moral sempre ocupou um espaço fundamental na história da humanidade; na vida social, o indivíduo busca normas que protejam seus direitos e preservem os direitos dos outros. Muitas vezes, em nossos dias, a norma moral aparece negativamente como uma limitação do ser humano, algo que escraviza e oprime. Muitas vezes buscamos um meio de nos livrar de uma norma que parece tirar a nossa liberdade.

1.2 - Hinduísmo

O Hinduísmo defende a crença na transmigração das almas. A alma depois de morta passa a uma forma de vida superior ou inferior, segundo o comportamento da pessoa durante a sua existência. As reencarnações da alma, ou metempsicose, terminam quando se alcança uma forma de vida tão elevada que se chega já ao estado de união com a alma universal (Brama). As ideias de metempsicose influenciaram algumas teorias filosóficas gregas (Pitágoras, Platão).

1.3 – Islamismo Islam, em árabe significa submissão à vontade de Deus e os muçulmanos são os adeptos desta fé. É uma religião iniciada na Arábia por Maomé. Maomé nasceu em Meca (Arábia Saudita) entre os anos 570 e 580 d.C. filho de pais pobres, ficou órfão muito cedo tendo de trabalhar como pastor. Entretanto entrou ao serviço de uma viúva rica, como condutor de camelos. Impressionada pela sua inteligência e beleza, casa com ele apesar de muito mais novo.

A sua vida de comerciante rico alterou-se profundamente ao ser alvo de visões numa caverna perto de Meca, numa noite de 611. O próprio Anjo Gabriel, aparecendo-lhe numa nuvem de luz, anuncia-lhe que ele é o profeta de Allah (nome árabe de Deus).

Iniciou então as suas pregações, as quais foram alvo de tremendas contestações por parte dos habitantes da sua terra natal. Prega contra o politeísmo e a idolatria.

2- Justificativa.

As diferenças entres as raças e os povos são tão grandes, que infelizmente pra um é normal ficar de biquíni e pra outras 98% tampado a as crenças e ideologias são formadas desde pequeno se você falar palavrão dentro de casa a criança vai achar que aquilo é normal, e vai crescer falando palavrão, a mesma coisa é o jeito de se vestir de falar de acreditar e deuses, santos e etc..tudo na vida você acredita por que um dia alguém te apresentaram ou você se acostuma com situações e ocasiões desde pequeno.

3- Exemplos de diferenças.

3.1

Os escosseses usam saia ou melhor “ O KILT” como é chamado e isso é normal lá na Escossia.

3.2

Jesus cada um acredita de um geito, uns que ele vai volta, outros que ele não veio para nos salvar, e uns acreditam até que ele não ressusitou, cada país a um aprendizado.

3.3

Comida, na China eles comem cachorro que é o nosso grande amigo e bichinho de estimação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com