TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Ciencias Sociais

Casos: Ava Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução (descrição do programa escolhido)

- Nome do programa.

- Canal.

- Gênero (novela, seriado etc.).

- Sinopse (do que se trata, qual o enredo, se ainda está no ar ou quando foi exibido etc.

O programa Bem Estar, que é apresentado na TV Rede Globo, de Segunda a Sexta-feira, no período da manhã, possui dois apresentadores fixos. O Bem Estar é um telejornal que apresenta alguns elementos utilizados pelos programas de entretenimento como a narrativa leve e o bate-papo entre apresentadores e convidados no estúdio. No ar desde fevereiro de 2011, o Bem Estar, aborda questões relativas à saúde e à qualidade de vida, oferecendo dicas através de reportagens, debates e profissionais da área da saúde sanam dúvidas dos telespectadores.

Análise crítica do programa

- Fazer uso de alguns dos termos vistos na disciplina, tais como Indústria Cultural, Sociedade de Massas e Reprodutibilidade Técnica.

- Utilizar a bibliografia sugerida. Se achar que pode auxiliar em sua argumentação, cite os autores ou, até mesmo, trechos do texto por meio de uma citação direta.

O papel da televisão no fornecimento de notícias ao público brasileiro é ainda maior do que se imaginava, o que amplia extraordinariamente a importância da observação crítica dos telejornais e programas jornalísticos. O telejornal Bem Estar atrai a atenção de 77,5% dos 12.312 entrevistados na pesquisa nacional de hábitos informativos, realizada pela Secretaria da Comunicação da Presidência da República (Secom) com apoio técnico do Ibope.

Hoje como dependemos cada vez mais das notícias recebidas da imprensa para tomarmos decisões, desde as mais simples até as mais complexas, estamos diante de um desafio que atinge a todos nós. A forte dependência em relação ao noticiário produzido pela televisão é um elemento que influi decisivamente na conformação dos brasileiros. Cada notícia que recebemos gera uma reflexão individual e comunitária cujos resultados alteram a forma como vemos a realidade do nosso cotidiano, visando assim: O programa Bem Estar atraiu a atenção e esclareu dúvidas sobre a saúde organizacional e comportamental de muitos brasileiros. O programa, que traz informações diretas e mexe com o dia a dia de todos. Cuja a principal preocupação atualmente é a saúde.

O programa, mostra como podemos harmonizar as exigências do corpo e da mente e transformar o ambiente de casa e do trabalho, sem fórmulas radicais ou metas inatingíveis.

De maneira geral, pude definir o programa como uma espécie de consultório. Isso porque todos os dias profissionais da área da saúde vão para o estúdio tratar de um tema específico, tecer explicações, dá dicas e responder dúvidas e inquietações de telespectadores e também questões colocadas pelos apresentadores. Acredito que o programa Bem Estar segue uma tendência do jornalismo atual, de não só apresentar o fato dado em si, mas também acrescentar informações que podem ajudar o receptor em situações do dia a dia. Há uma preocupação em sanar dúvidas, dá dicas sobre prevenção e tratamento, orientações para melhoria da qualidade de vida e mudanças de hábito.

Conclusão

- Enfatizar os principais pontos levantados sobre o programa e finalizar sua argumentação.

Concluindo o telejornal analisado se mostra preocupado com o interesse público, qualidade e na expectativa de vida. Isso faz com que a credibilidade cresça, pois comparando com os telejornais do mesmo horário, esse é o único que traz informações diretas sobre prevenções, alimentação e qualidade de vida. Respeitando a capacidade crítica do telespectadotor.

Referências Bibliográficas

- Citar as fontes sugeridas na atividade e outras que você tenha usado.

http://g1.globo.com/bemestar/index.html - acesso em 06 de Novembro de 2014

...

Baixar como  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »