TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava PCP Aula Tema 3

Artigo: Ava PCP Aula Tema 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Planejamento e Controle da Produção

Aula-tema 03: Planejamento de Produção: Conceito, Fases e Plano de Produção

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Planejamento e Controle da Produção

Aula-tema 03: Planejamento de Produção: Conceito, Fases e Plano de Produção

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Planejamento e Controle da Produção, apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (inserir nome completo).

Anhanguera Educacional

2014

PASSO 1

Nível Estratégico: em que são definidas as políticas estratégicas de longo prazo da organização

Com a mudança constante dos cenários econômicos no mundo, inclusive no Brasil, surgem alguns fatores negativos sobre os quais deverá se concentrar a atenção dos administradores. questões como reduzido crescimento econômico, globalização, regulamentação governamental, inflação, escassez de alguns recursos, alto custo do petróleo e protecionismo internacional deverão alertar as organizações para a utilização e aperfeiçoamento desse Planejamento.No Brasil, apesar de muitas empresas já estarem utilizando a metodologia do Planejamento Estratégico, ainda pairam dúvidas sobre o que realmente este vem a ser e como deve ser formulado. A maior dúvida diz respeito a uma acentuada tendência para a utilização dos termos “Planejamento Estratégico” e “Planejamento a Longo Prazo” como se fossem sinônimos.Segundo Igor ANSOFF (1990), somente um número reduzido de empresas utiliza o verdadeiro Planejamento Estratégico. A grande maioria das organizações continua empregando as antiquadas técnicas do Planejamento a Longo Prazo, que se baseiam em extrapolação das situações passadas.

A metodologia do Planejamento a Longo Prazo foi desenvolvida nos Estados Unidos na década de 50, com profunda influência da tecnologia de planejamento dos países com economia planejada a longo prazo. Em conseqüência disso, na opinião de Marvin BOWER (1966), os planos a longo prazo tornaram-se projeções de lucro (para dez anos ou mais) sem muita utilidade, representados por uma enorme quantidade de papel e uma limitada quantidade de pensamento estratégico. Tais planos não permitem antever a realidade ambiental futura.

“O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior grau de interação com o ambiente”. A direção engloba os seguintes itens: âmbito de atuação, macropolíticas, políticas funcionais, filosofia de atuação, macroestratégia, estratégias funcionais, macroobjetivos, objetivos funcionais.

Nível Tático: em que são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção e

Planejamento Tático

O planejamento tático representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais, sendo projetado para médio prazo. Este planejamento abrange cada unidade da organização e é feito de ano a ano, com objetivo de otimizar uma determinada área da empresa na busca de um resultado. Enfim, traduz e interpreta as decisões do planejamento estratégico e os transforma em planos concretos dentro das unidades da empresa.

Nível Operacional: em que são preparados os programas de curto prazo de produção nos quais são preparados os controles do programa.

Planejamento Operacional

O planejamento operacional focaliza a otimização e a maximização de resultados, colocando em prática cada um dos planos táticos dentro da empresa. Ele é projetado no curto prazo e envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas. Baseia-se também na formalização, principalmente por meio de metodologias estabelecidas, formalmente designadas em documentos. Cada planejamento operacional deve conter: os recursos necessários para o seu desenvolvimento e implantação; os procedimentos básicos a serem adotados; os resultados finais esperados; os prazos estabelecidos; os responsáveis pela sua execução e implantação.

PASSO 2

Construa um quadro comparativo dos três níveis hierárquicos das atividades do Planejamento e Controle da Produção, ou seja, níveis Estratégico, Tático e Operacional, em que constem: definição; atividade que desenvolve e participação no processo da Produção, conforme quadro a seguir:

Nível

Definição

Atividade que Desenvolve

Participação no Processo de Produção

Estratégico (longo prazo)

É um processo contínuo, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas. Definição do negócio, missão e visão, análise de ambiente interno e externo,formulação de Estratégias são atividades desenvolvidas por este nível de planejamento.

Definição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com