TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava desenvolvimento economico

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

Bruna Andressa Garcia  

RA

6292245879

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

O seguinte trabalho relata o fenômeno de globalização, e mostra como esse conceito está relacionado ao cotidiano atual, principalmente no setor econômico. Demonstra como empresas produtoras de produtos de higiene e alimentício como a Unilever passaram de empresas familiares a empresas globais.  

Descrição das definições de globalização

A globalização se trata da interação entre os vários povos, surgiu no período das grandes navegações, se ampliou com a Revolução Industrial, e se expandiu mais ainda após as Grandes Guerras com o aumento do capitalismo. A globalização tem um foco maior na economia, onde essas interações entre os povos geram lucros, principalmente dos países desenvolvido. A política por sua vês, depende do poder econômico. No aspecto cultural, nota-se que com a ampliação da telecomunicação, países desenvolvidos conseguem influenciar culturas emergentes, e assim ampliando ainda mais o seu mercado consumidor.

Definição de outsourcing

Com o aumento dos mercados econômicos, e com a visão das empresas de aumentar lucros surgiu o fenômeno de outsourcing, que nada mais é que a terceirização. Este fenômeno diminui os custos da produção de forma significativa porem, diminui a renda e os direitos trabalhistas dos trabalhadores. Esse modelo atualmente e bem empregado em empresas como montadoras de veículos como a Fiat que tem suas peças produzidas por outras fabricas, no setor calçadista como a Via Marte que terceiriza o serviço de costura e no setor alimentício como a cantina de uma universidade onde os alimentos são revendidos por ela.

Estudo de caso

A Unilever  surgiu em 1884 na cidade de Bolton, Inglaterra, fundada por William Hesketh Lever e seus irmãos, na época com o nome de Lever Brothers. Começou como uma empresa familiar fabricando sabão em barra. Logo a criatividade dos fundadores expandiu os negócios criando um produto diferenciado dos demais, eles criaram um sabão menos agressivo a pele da dona de casa, o padronizaram e os vendia em belas embalagens. Logo a empresa se tornou popular no restante do mundo. Foram surgindo novos produtos de higiene, e com a demanda do mercado a empresa investiu em produtos alimentícios, iniciando com a margarina, a partir disso se tornou ainda maior e se fundiu com a holandesa Margarine Unie. A Unilever chegou ao Brasil por volta de 1929. E em 1960 ela adquiriu a brasileira Gessy, tornando-se a Gessy Lever e conquistando os consumidores da antiga Gessy. A empresa dês de cedo soube que os investimentos em propaganda trazem excelentes resultados, no início somente a bela embalagem era o necessário para atrair a atenção dos consumidores mais com o passar dos tempos e com o surgimento do rádio e da televisão a propaganda ganhou novas dimensões, onde os anúncios atingiam grandes massas e tornando os produtos ainda mais conhecidos. A partir de 2001 assumiu o nome Unilever, nome que já era usado em outros países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (343.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com