TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia Da Circulação: (FUGA?) Intelectual Entre O Estado Do Tocantins E O Restante Do País.

Exames: A Geografia Da Circulação: (FUGA?) Intelectual Entre O Estado Do Tocantins E O Restante Do País.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  2.981 Palavras (12 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS UNIVÉRSITÁRIO DE ARAGUAÍNA

LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA

A Geografia da circulação: (FUGA?) intelectual entre o estado do Tocantins e o restante do país.

Jemima Cássia

Joel Bezerra

Leydiane G. Cruz

Marcos Costa

Araguaína-To

Maio/2007

Jemima Cássia

Joel Bezerra

Leydiane G. Cruz

Marcos Costa

A Geografia da Circulação: (FUGA)? Intelectual entre o estado do Tocantins e o restante do país.

Seminário apresentado como requisito para a obtenção de nota na disciplina de Geografia da Circulação, do 7º período de Geografia matutino, sob orientação do Prof° Dr. Júlio Cezar Ribeiro.

Araguaína-To

Maio/2007

Sumário

1.0- Introdução

2.0- Contexto Histórico da fuga intelectual no estado do Tocantins e município de Araguaína.

3.0- Elementos de deslocamentos (Pessoas, mercadorias, dinheiro, informação).

4.0- Araguaína como pólo universitário: Instituições (UFT, ITPAC, CATÓLICA); Papel do estado (que influências ele exerce ou pode exercer).

5.0 Migração de Qualificação Profissional

6.0 Considerações Finais

1.0- Introdução

O seminário: A Geografia da Circulação: Fuga intelectual entre o estado do Tocantins e o restante do país é um trabalho empírico e as conclusões aqui apresentadas são resultados de uma série de leituras prévias dentro e fora da sala de aula, no qual, houve momentos de debate que contribuíram significativamente para o entendimento e conseqüências desse fenômeno que é conhecido como a fuga intelectual, e que causa impactos em vários segmentos do espaço social vivido (espaço geográfico), mudando os conceitos anteriormente incorporados pela população sobre o modo de produção e reprodução do espaço urbano e capitalista de acumulação, já que tal fenômeno dinamiza a economia aonde chega.

Além de tudo isso essas instituições acabam influenciando também no direcionamento de novos investimentos, pois o mercado hoje está em busca de trabalhadores cada vez mais qualificados e se instalam no lugar em que se ofereçam as melhores condições de logística e escoamento da produção intelectual de informação, é nesse momento que se sobressaem os estados ou localidades que estão dispostos ou preparados não só aos benefícios, mas também as conseqüências negativas que poderão ocorrer de tais fatos.

A atual conjuntura desse processo pode está nos colocando em evidencia agora, mais será que isso é definitivo? Ou é apenas ema fase instantânea? È o que nossa pesquisa tenta em parte entender, e explicar porque tantas pessoas intelectuais estão se deslocando do seu local de origem para tentar melhores condições de vida ou simplesmente conhecimento.

2.0- Contexto Histórico de Fuga Intelectual

Se retornarmos ao histórico da fundação do estado do Tocantins, veremos uma semelhança com o contexto da fuga intelectual em nosso estado, pois foi a partir da criação que se observou uma intensificação tanto na chegada de intelectuais, quanto no número de universidades, certamente houve um acréscimo substancial que pode ser em parte explicado pela construção de Palmas e do novo estado que emergia como a mais nova unidade da federação.

Esse foi o grande marco no que diz respeito a educação superior no estado do Tocantins, porque foi a partir da cisão do estado de Goiás que surgiram algumas das universidade com ramificações em outras partes do país, como por exemplo: Ulbra, ITPAC, etc. tudo isso trouxe uma nova dinâmica para as cidade onde elas se encontram, causando impactos tanto na parte comercial, como também no meio ambiente e no setor de serviços.

Nesse contexto, enquadra-se a cidade de Araguaína e a capital Palmas que em conjunto com aproximadamente outras 10 a 15 cidades formam uma cadeia universitária de nosso estado, sendo dentre estas as mais importantes são as mencionadas acima por serem as duas maiores cidades do estado e possuírem as duas maiores concentrações populacionais além de uma melhor organização econômica e comercial.

Tudo isso contribui para a atração de mão-de-obra qualificada e especializada, no qual, constantemente são admitidas pessoas de outros estados, porque até o momento o estado ainda não possui um numero suficiente de profissionais para suprir para suprir a crescente demanda de cursos de graduação fazendo com que ocorram assim o fenômeno da fuga intelectual que é um dos nossos focos principais da pesquisa e que se manifesta da seguinte forma (origem-causa, destino-efeito).

2.1- Deslocamentos Temporários

Dentro do processo de fuga intelectual os deslocamentos temporários são uma conseqüência, pois esses profissionais nem sempre se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com