TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação A Distancia - Sociologia

Artigos Científicos: Avaliação A Distancia - Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade de avaliação a distância 1 (AD1)

Nome do aluno: Silvia

Disciplina: Sociologia

Professor tutor:

Referente às unidades: 1 e 2

Orientações e critérios de correção

 A linguagem utilizada em todos os textos das atividades deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta.

 É importante que você expresse sua compreensão, elaborando, sobre cada resposta, um raciocínio bem fundamentado.

 As respostas que apenas se limitam a transcrever trechos do livro didático serão desconsideradas. As transcrições do livro didático e de outras fontes deverão ser feitas conforme as regras da ABNT . (Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://busca.unisul.br/pdf/trabalhosacademicos.pdf e veja como realizar citações e referências).

 Copias parciais ou integrais da INTERNET sem a devida citação serão desconsideradas sem o direito ao refazer.

 Em caso de atividades iguais, todos os envolvidos receberão nota ZERO, e não terão oportunidade de refazer, independente da data de envio. Tendo em vista que esta etapa é individual.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). Publique na ferramenta AVALIAÇÃO.

 Não serão aceitas avaliações enviadas por e-mail e depois do prazo final estipulado no cronograma da disciplina (sugerimos o envio com no mínimo 5 dias de antecedência antes do prazo final).

 Consulte o Plano de Ensino da disciplina para conhecer mais detalhadamente os critérios de correção desta Avaliação, antes de respondê-la.

 O peso desta AD é 9,0. Somado a 1,0 ponto da Atividade Inicial Obrigatória completa o somatório 10,0 para a AD1.

OBS: Dúvidas em relação ao enunciado das questões ou do conteúdo do livro didático devem ser enviadas pela ferramenta PROFESSOR.

Boa avaliação!

Leia com atenção as questões abaixo e responda:

1) Conforme você estudou em seu livro didático, o surgimento da Sociologia está associado a um conjunto de transformações históricas que modificaram a forma de vida em sociedade. A partir deste contexto foi possível estabelecer as bases para uma análise objetiva dos fenômenos sociais buscando compreender o processo de transformação que ocorria naquele momento.

Na atualidade a Sociologia exerce mais do que nunca uma função analítica que contribui para a compreensão da realidade social na qual estamos inseridos. Neste sentido demonstre compreensão dos conteúdos estudados e coloque em prática estes conhecimentos refletindo e resolvendo as questões que seguem:

a) Descreva 3 (três) importantes transformações que ocorreram na sociedade européia do Séc. XIX que constituíram a base da transformação da vida em sociedade no período (15 linhas). Justifique sua resposta com base no conteúdo estudado na disciplina. (1 ponto)

Renascimento - Ficou conhecido em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período.

Ocorreram muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram essa herança. Esse pode ser entendido como a valorização do homem e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural. Para tudo isso aconteceu a invenção da imprensa e o período das grandes navegações, que os libertou para o conhecimento.

Iluminismo – Surgiu para fundamentar a vontade divina. Tal posicionamento veio para sintetizar, uma atitude geral de pensamento e de ação, nada mais do que a razão. Os iluministas admitiam que os seres humanos estavam em condições de tornar aquele mundo um mundo melhor - mediante introspecção, livre exercício das capacidades humanas e do engajamento político-social.

Revolução Industrial – Foi marcada pela criação das atividades industriais, a substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril a constituiu. Teve inicio com o povo burguês na Alemanha. Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como motor a vapor.

b) Ainda tendo por base o conteúdo estudado nas duas primeiras unidades do livro didático, identifique 3 (três) significativas mudanças que estamos vivendo em sociedade na atualidade e descreva como estas estão alterando nossa vida em sociedade. (2 pontos)

A globalização contribuiu efetivamente com a mudança cultural na qual o conhecimento se transformou em um bem de grande valor.

Ferramenta da informática expandiu-se rapidamente e provocaram mudanças tão espetaculares que o conhecimento tornou-se matéria-prima essencial na sociedade da informação. As novas tecnologias da informação passaram a exercer uma enorme influência na sociedade sendo um importante papel na transformação e na criação do conhecimento. Com a utilização das novas tecnologias tornou-se possível a troca de informações em curto espaço de tempo, pois, o acesso às redes e os avanços das telecomunicações mudam conceitos de presença, distância, desenvolvendo raciocínios, criatividade, valorizando, sobretudo o capital humano e a competitividade profissional.

O regimento das leis, todo cidadão tem seus direitos e deveres a cumprir com a sociedade. Mesmo sendo essa sociedade marcada pelo individualismo. São regras que pregadas regem o dia-a-dia das pessoas. No trânsito, na convivência familiar, nos lugares públicos, na comunicação... Ninguém pode sair por ai fazendo o que quer e o que bem entende.

c) Relacione pelo menos uma destas mudanças significativas da sociedade contemporânea ao seu Curso (1 ponto)

O avanço da tecnologia através da informática. Hoje temos acesso a tudo e a todos e um período mínimo de tempo. São programas informatizados através de redes que tornam o serviço e o estudo uma forma mais ágil e de melhor aprendizado. Uma leitura que pode se visualizado pelo sistema. Na formação de Ciências Contábeis a tecnologia impulsionou o conhecimento, a rapidez e a economia, já que são processos longos e demorados, um exemplo são as demonstrações contábeis de uma vida toda da empresa. No curso a agilidade de interagir com o professor, com o sistema de aprendizagem, com a universidade, torna-se um conhecimento mais profundo e individual de cada aluno interessado no assunto.

d) Para finalizar esta questão, estabeleça correlações entre as mudanças apresentadas nas respostas das sentenças a, b, c com o Positivismo Sociológico de Augusto Comte. (1 ponto)

Na presença de todas essas mudanças Comte posicionou algumas regras que ele acreditava a serem seguidas e guiadas para o desenvolvimento da sociedade através das ciências exatas e biológicas. Deveria ter uma reorganização intelectual, seguida pela reorganização moral e, por fim, política. Para ele era fundamental que os individuas desde pequenos soubessem a importância da hierarquia e da obediência.

Nos dias de hoje o ser humano deveria obedecer a diretrizes predeterminadas para o bem-estar do maior numero possível de indivíduos. Obedecer a regras oferecidas e opinar por melhoramentos a fim de todos.

2) As reflexões acerca das relações humanas em grupo nos remetem a Antiguidade, quando as primeiras tentativas de compreender os fenômenos sociais baseavam-se na imaginação e em especulação míticas. No entanto, o estudo sistemático de base empírica e caráter científico, só foi desenvolvido a partir do século XIX, inicialmente com a filosofia positivista de Augusto Comte, seguida da constituição do objeto sociológico e seu método investigatório por Emile Durkheim. Configuram então o referencial teórico de Durkheim, conceitos como: fato social, solidariedade social (solidariedade orgânica e solidariedade mecânica), socialização, processos sociais, status e papel social, controle social.

Desta forma a partir dos estudos sobre o pensamento de Durkheim realize as seguintes ações:

a) Escolha um dos conceitos destacados em negrito.

Fato Social

b) Descreva o conceito escolhido (0,5 ponto).

Fato Social: Todas as maneiras de ser, fazer, pensar, agir e sentir desde que compartilhadas coletivamente. Variam de cultura para cultura e tem como base a moral social, estabelecendo um conjunto de regras e determinando o que é certo ou errado, permitido ou proibido.

c) Pesquise na internet, jornais ou revistas, uma evidência (texto-reportagem, artigo ou figura, foto, charge, pintura, etc.) que confirme o conceito descrito.

d) Reproduza a evidência encontrada na pesquisa (cópia de figura, reportagem de meio eletrônico, colagem de figuras, etc). Não esqueça de citar as fontes de pesquisa! (1,0 pontos).

www.fundamentalconteudo.com/.../social-media.jpg pepsic.bvs-psi.org.br/.../v12n13/13a13fig10.jpg

e) Com base nos estudos sobre o referencial teórico de Emile Durkheim, analise a evidência reproduzida explicando sua relação com o conceito escolhido (2,5 pontos).

Na foto acima mostra que: todos os fenômenos que se passam no interior da sociedade, mesmo que apresentem pouco interesse social; Para Émile Durkheim, fatos sociais são "coisas". "Coisas" é algo Sui generes, ou seja, é dotado de uma lógica própria. Analisando os fatos sociais chega-se à conclusão de que toda a educação dada às crianças consiste num esforço contínuo para impor à criança maneiras de ver, de sentir e de agir às quais ela não teria chegado espontaneamente, na verdade já nascemos com os Fatos Sociais (direitos e costumes) estabelecidos. A educação tem justamente o objetivo de criar o ser social. Isso é apenas o começo de uma sociedade em crescimento, “coisas” feitas coletivamente crescem a favor de todos.

...

Baixar como  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »