TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação De Ativo E Passivo

Dissertações: Avaliação De Ativo E Passivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

Teste de Recuperabilidade – Aspectos Gerais

Primeiramente, a entidade de avaliar, pelo menos a cada fim de exercício, indicações nos ativos que tenham indícios de desvalorização. Caso o mesmo se comprove, é necessário cálculo para estimativa da redução ao valor recuperável do ativo.

É necessário também ressaltar, que independentemente de indícios sobre determinado ativo e sua depreciação, é totalmente requisitado que a entidade execute testes periódicos, mesmo que anualmente, a redução ao valor recuperável de um determinado ativo intangível com vida útil indefinida ou mesmo o ativo intangível indisponível para utilização, havendo as devidas comparações de seu valor contábil com o valor recuperável.

Tal teste de Recuperabilidade pode ser executado em qualquer instante num intervalo de um ano, desde que seja executado todo o ano, no mesmo período. Salvo os ativos intangíveis diferentes, que podem ter seu valor recuperável testado em períodos diferentes. Porém, tais ativos que forem reconhecidos durante ano corrente, deverão ter a redução ao valor recuperável testada antes do mesmo ano corrente. Também sendo necessário efetuar testes anuais perante o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (conhecido também como good will ) em uma aquisição de entidade, de acordo com os itens 77 a 95 da Deliberação CVM nº 527/07.

Em suma, é totalmente relevante a adequação das entidades sobre as leis vigentes e as mudanças no mercado para terem a otimização superior em seus processos, dando grande diferencial competitivo. Sendo necessário sempre uma Gestão Patrimonial Eficiente, para alcançar os objetivos almejados.

Avaliação de ativo e passivo

INTRODUÇÂO

Sempre preocupados em gerar informações importantes para serem utilizadas pelos usuários, o profissional contábil, desta forma, tem como preocupação, dentre outros, o ativo. Nele estão aplicados os recursos indispensáveis para o desenvolvimento do empreendimento, disponíveis para os gestores desenvolverem as atividades da empresa, esta preocupação é baseada em quatro pontos, que se bem administrados serão fundamentais para os usuários, são eles: as compras dos ativos; o controle interno; a utilização dos bens e direitos de forma ordenada e sua avaliação.

CONCEITO DE ATIVO

Em contabilidade, ativo é um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos custos.

AVALIAÇÃO DE ATIVO

São inúmeros os objetivos de se avaliar os ativos das entidades, para poder assim, destacar as diversas hipóteses para poder-se alcançar os melhores resultados possíveis, satisfazendo assim as necessidades de seus usuários. Para avaliar um ativo deve atentar bem as características que são básicas da informação, como:

Objetividade: adotar procedimentos adequados, claros, transparentes para uma melhor compreensão dos relatórios contábeis.

Confiabilidade: é a aceitação e verificação dos dados escritos no ativos, indicando a veracidade dos fatos.

Oportunidade: as informações devem ser fornecidas no tempo exato em que são necessárias, caso contrário perderão sua utilidade ou não serão mais úteis.

Precisão: para que a mensuração possa ser precisa, serão necessárias informações na medida exata das necessidades dos gestores, possibilitando assim a condução do negócio da melhor maneira possível. Exatidão: a informação deve ser do tamanho certo ou na quantidade certa, repassando aquilo que realmente for necessário aos usuários.

Ao se atribuir valor a um ativo, deve-se verificar qual é o objetivo da empresa, que em primeiro momento seriam quatro, para aquisição de algo necessário, para manter a sua atividade, para se desfazer e algo que não é mais útil para a empresa, para se saber o valor atual do seu patrimônio e para dispor seus produtos ou mercadorias a disposição de seus clientes, estes podem ser chamados de valores de entrada e saída.

Os valores de entrada são aqueles que representam o volume de dinheiro, ou o valor de alguma outra forma de compensação, pago quando um ativo ou seus serviços ingressam na empresa por meio de uma troca ou conversão. Podem ser apresentados por: custo histórico, custo histórico corrigido, custo corrente de reposição, custo corrente de reposição corrigido.

Os valores de saída são aqueles que representam o volume de caixa, ou o valor de algum outro instrumento de pagamento, recebido quando um ativo ou serviço deixa a empresa por meio de troca ou conversão. Referem a vendas efetuadas pela empresa, ou a atribuição de valores aos bens que estão sendo colocados a disposição de interessados. Podem ser apresentados por: valores descontados das entradas de caixa futura, preços correntes de venda, equivalentes correntes de caixa, valores de liquidação.

O Ativo Intangível

Cada ativo intangível por não próprias e geralmente não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com