TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Sociologia Da Educação

Pesquisas Acadêmicas: Avaliação Sociologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1 Avaliação sociologia da educação

Nota: Excelente

Quando discutimos a questão da produção do conhecimento em nossa sociedade, devemos levar em consideração alguns elementos econômicos, políticos, sociais e culturais. Dentro desse contexto, assinale a alternativa que corresponde ao papel do homem enquanto ser social, na perspectiva de Marx

Alternativas

• 1 - O homem deve assimilar todos os conhecimentos propostos pela sociedade, visto que ele não faz parte dela, pois é a sociedade que estabelece as regras sociais.

• 2 - O homem é o individuo responsável por estabelecer os critérios da ação social, levando em consideração a burocracia como instrumento essencial para que os sujeitos sigam esses pressupostos.

• 3 - A sociedade e o homem estão relacionados através de conceitos religiosos, visto que o pensamento teológico é que determina as regras sociais, instituindo, por exemplo, a fé como um elemento essencial para o ser humano.

• 4 - A sociedade não se fundamenta por valores sociais, visto que o homem pode, através somente do seu pensar, transformar os valores instituídos.

• 5 - O homem deve ser visto como ser social, pois o mesmo entra em contato com a natureza e através do seu trabalho, transforma a mesma, construindo elementos sociais que possibilitam também a sua transformação.

Sua resposta

5 - O homem deve ser visto como ser social, pois o mesmo entra em contato com a natureza e através do seu trabalho, transforma a mesma, construindo elementos sociais que possibilitam também a sua transformação.

Resposta gabarito

O homem deve ser visto como ser social, pois o mesmo entra em contato com a natureza e através do seu trabalho, transforma a mesma, construindo elementos sociais que possibilitam também a sua transformação.

Comentário do gabarito

Para Marx o homem é o responsável pela formação e transformação da sociedade. O trabalho é o responsável por essa ação, visto que é ele que estabelece os indicativos para a construção dos elementos econômicos, políticos, sociais e culturais. Aqui estamos falando do trabalho no sentido pleno, e não na questão da alienação, que impede que esse homem se compreenda como ser social.

Questão 2

Nota: Excelente

A escola é uma instituição que auxilia no processo de internalização das regras sociais, o que possibilita ao aluno, inserir-se na sociedade. Esse processo deve ser visto como essencial para o sujeito, pois só assim a sociedade pode desenvolver-se e buscar o progresso social. Essa leitura está fundamentada na leitura de :

Alternativas

• 1 - Karl Marx e o materialismo histórico e dialético.

• 2 - Emile Durkheim e o positivismo.

• 3 - Max Weber e a sociologia compreensiva

• 4 - Antonio Gramsci e a dialética da cultura.

• 5 - Merleau-Ponty e a fenomenologia.

Sua resposta

2 - Emile Durkheim e o positivismo.

Resposta gabarito

Emile Durkheim e o positivismo.

Comentário do gabarito

Para Durkheim as instituições sociais (estado, família e a escola, dentre outras) são as responsáveis pela construção dos valores a serem utilizadas para a formação do sujeito. Para Durkheim a sociedade vem em primeiro plano, estabelecendo os elementos como fatos sociais.

Questão 3

Nota: Excelente

Quando pensamos na questão da burocracia dentro das escolas ( realizar planejamento, registrar conteúdos no livro de chamada, provas, reuniões pedagógicas...) entendemos ações essenciais para que o processo educativo se efetive no que diz respeito aos alunos, ao conteúdos das disciplinas, a equipe pedagógica... A burocracia é um elemento da discussão de qual corrente sociológica:

Alternativas

• 1 - Sociologia compreensiva, de Max Weber.

• 2 - Sociologia marxista, de Karl Marx.

• 3 - Sociologia positivista, de Emile Durkheim.

• 4 - Sociologia das organizações, de Karl Mannheim.

• 5 - Sociologia da cultura, de Antonio Gramsci.

Sua resposta

1 - Sociologia compreensiva, de Max Weber.

Resposta gabarito

Sociologia compreensiva, de Max Weber.

Comentário do gabarito

A burocracia para Weber é a forma como os indivíduos criam para manter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com