TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de 360 ​​graus

Resenha: Avaliação de 360 ​​graus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Resenha  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

A avaliação 360 graus é um método de avaliação de desempenho muito utilizado pelas empresas, que tem por objetivo ajudar a pessoa avaliada a progredir no seu desenvolvimento individual colocando em evidência as competências que são forças e aquelas que se situam como área de desenvolvimento, percebidas ao mesmo tempo pelo próprio participante, seus superiores, colaboradores e colegas, assim, fornecendo uma base sólida para construir ou enriquecer um Plano de Ação de Desenvolvimento personalizado. Com finalidade de possibilitar ao indivíduo:

Compreender com clareza como ele é percebido pelos outros;

Compreender as expectativas da equipe;

Aprimorar o autoconhecimento;

Avaliar o impacto do seu comportamento no ambiente de trabalho e nas pessoas, bem como as conseqüências de suas ações;

Visualizar precisamente o seu desempenho profissional;

Desenvolver suas competências e gerenciar a evolução de sua carreira.

O 360° possibilita à equipe: Facilitar a comunicação entre seus membros Identificar as causas de possíveis conflitos; Desenvolver um ambiente de trabalho mais produtivo.

O 360° possibilita à organização: Identificar e desenvolver o potencial de seus recursos humanos; Obter a comunicação objetiva e aberta dentro da empresa; Implementar uma linguagem comum entre os colaboradores; Avaliar com precisão a diversidade e estilos de gestão; Definir áreas de desenvolvimento coletivo; Visualizar áreas de investimento para a formação, treinamento e desenvolvimento de carreira em todos os níveis; Reforçar os valores e a cultura da organização, ao provocar uma reflexão da liderança sobre decisões operacionais e estratégicas.

Vantagens e desvantagens da avaliação em 360 graus

Constantemente as empresas buscam melhorar as avaliação de desempenho aplicada dentro da organização, buscam expandir o feedback incluindo todos os colaboradores, subordinados, clientes internos, clientes externos, a avaliação 360 graus tem esse nome pois o feedback e a partir da competência baseada em desempenho e tem vantagens e desvantagens.

Uma das vantagens e a organização, que tem maior impacto quando e utilizado para avaliar e melhorar o desempenho de toda organização, os dados coletados podem ser utilizados para o feedbacks, monitorando os padrões ou áreas de fraqueza, assim podem ser desenvolvidos, em cima desses resultados, programas de formação.

E observado e perceptível o crescimento individual, pois o feedback ajuda cada colaborador da organização observar a coerência do seu desempenho, pois recebem informações especificas de como os outros o percebem,quando o feedback e feito direto de um gestor que pouco interage com a equipe, alguns colaboradores se sentem incomodados com as informações que recebem pois se sentem injustamente criticados, porem quando e aplicado de forma segura e anônima por quem interage diariamente e melhor recebida e aceita.

A desvantagem e que os colaboradores podem se sentir desconfortáveis em oferecer um feedback honesto aos seus superiores, e isso também pode ocorrer nos casos de empregado para empregado, sem um sistema anônimo eles podem se tornar resistentes.

A interpretação de cada um também pode ser um problema, pois cada um te m uma relação diferente com as outras pessoas, e não ha como saber as bases para as classificações, todos observam de uma perspectiva diferente cada um a ser avaliado. Embora você possa obter visão sobre a percepção do empregado, uma interpretação coerente de comportamentos positivos ou negativos é um desafio.

,Empresas com Avaliação 360° Graus: 3M, Motorola, Chase Manhatan, Disney, GM, Protecter Gamble, Petroquímica, Amex, Honda, Acracruz Celulose, OI, Ernest &Young, entre outras.

Para fazer a avaliação 360 graus, a empresa distribui um questionário detalhado a um grupo de 6 a10 pessoas que tenham algum tipo de relação cotidiana com o funcionário. Cada questionário recebe uma nota,mas o avaliador é incentivado a fazer comentários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com