TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avalie o fim do sujeito dos fundamentos sociológicos da educação sob a orientação de um professor na classe de Katiana Farina

Projeto de pesquisa: Avalie o fim do sujeito dos fundamentos sociológicos da educação sob a orientação de um professor na classe de Katiana Farina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.480 Palavras (10 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera Uniderp

Pólo: Itaquiraí - MS

Curso: Pedagogia

Disciplina: Fundamentos Sociológicos

KairaTaline Gonçalves Carris RA 382399

Alexsandro Cardoso Steca RA 403528

Jussara Fernanda Carvalho Severo RA375361

Professor a distancia: Maria Mariciane Mores Nunes

Professora presencial: Katiana Farina

Itaquiraí – MS

Novembro 2013

KairaTaline Gonçalves Carris RA 382399

Alexsandro Cardoso Steca RA 403528

Jussara Fernanda Carvalho Severo RA375361

Trabalho de conclusão de curso apresentado a

Professora EAD, Maria Mariciane Mores Nunes

Do curso de pedagogia da faculdade Anhanguera Uniderp

Para avaliação do fim da matéria de Fundamentos Sociológicos da Educação sob Orientação da professora presencial Katiana Farina

Itaquiraí - MS

19-11-2013

Introdução

Pedagogia é uma ciência ou disciplina que começou a se desenvolver no século XlX, na qual se encontra conectada com alguns aspectos da sociedade e algumas normas educacionais do país.

Este trabalho nos fez encher a sociedade como um todo, tem como exemplo aspectos social que muitas vezes não são entendidos que durante o estudo passou a ser entendido.

Os objetivos deste trabalho é fazer com que aprendemos, compreendemos e comparemos as idéias dos teóricos. Émile Durkheim, Pierre Bourdieu analisando a inter-relação entre o homem, a sociedade e a educação, à luz de diferentes teorias sociológicas, bem como das práticas pedagógicas ratificadoras e transformadoras dos contextos culturais, social, político, econômico e ecológico.

Temos que conhecer a importância e o papel que cada teórico que está relacionado neste trabalho têm em função da Sociedade e da Educação. Quais são as suas contribuições para o desenvolvimento sociologia da educação e das teorias sociológicas.

Iremos descobrir que uma cultura faz muita diferença na vida das pessoas, pois através dela as pessoas vivem, os professores acabam sofrendo na hora de ensinar, pois as crianças levam muito a serio sua cultura, seus costumes. Precisamos da colaboração dos pais, família e a mudança da sociedade na forma de interagir as pessoas nesses meios de vida sociedade.

1º Relatório

Os compartilhamentos que a equipe fez foi muito proveitosa, devido cada pessoa entender um pouco e ali todos juntaram seu aprender e tudo ficou mais claro.

Como aprendemos a Sociologia é a ciência que explica a dinâmica das sociedades contemporâneas. Englobam muitas coisas herança social política, econômica e cultural perceber a relação entre Pedagogia e Sociologia.

Observar o pensamento de Auguste Comte e Émile Durkheim, tentar compreender o Positivismo de Auguste Comte. Refletir sobre a visão de escola de Émile Durkheim.

Não cabe a pessoa saber se quer ser educada conforme o padrão da sociedade, esta educação já é definida bem antes mesmo do individuo nascer. A educação não tem um fato isolado, ela tem um aspecto geral.

O fato social é como o material será aplicado na mesa, o cientista avalia com diferentes perspectivas, ele tenta desvendar os detalhes. O olhar de todas as concepções e opiniões próprias deve ser livre.

Há duas contribuições que pode ser destacada, a primeira é aquela que grandes pesquisadores vêm estudando sobre o currículo da sociologia autores como Apple (1978) e Giroux (1983), e em França com Tanguy (1983) e Forquin (1984). A segunda contribuição é a teoria da violência simbólica e da função política do sistema de ensino conforme afirma Bourdieu.

Bourdiue integra algumas explicações (inspiradas em Marx, Durkheim e Weber) ele valesse da teoria da dupla determinação do sistema simbólico e de uma analítica distinta que esclarece capital cultural,político e econômico.

Agora ao final podemos afirmar que em relação ao período recente este atual se torna menos marcado por um paradigma dominante. O que nos mostrou nos argumentos expostos é que no interior do campo cientifico da sociologia da educação convivem na atualidade teorias voltadas para o cotidiano que de um lado predomina temas voltados para representação social, ação do sujeito no cotidiano, e por outro lado teorias voltadas para o sistema social mais amplo. E que predominam abordagens entre estrutura social, interação formadoras do sujeito coletivos e individuais e as desigualdades existentes no sistema educacional.

2º Relatório

Como notamos o filme nos mostra uma realidade no qual acontece dentro das salas de aulas inclusive no Brasil, discordância entre professores e alunos e alunos e professores.

François Marin é um professor de uma escola secundaria localizada na periferia de Paris é um professor de Espanhol. Ele e seus amigos professores se esforçam para que as crianças aprendam as matérias passadas. François faz o possível para estimular os alunos para que eles aprendam, mas infelizmente ele tem que lutar com a falta de educação e o descaso dos alunos.

Fora esses problemas o professor ainda tem que lidar com os conflitos étnicos e culturais: As classes têm alunos franceses e imigrantes das ex-colônias da França na África.

O filme aborda um tema muito importante para os dias de hoje, como é, para que educar? Como sabemos os modelos de ensino são de forma hierárquica, fixa, sem diálogo, o conhecimento fica visto como linear e de uma mão única. O expectador percebe a crise que se da, esse modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com