TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aço Rapido

Artigos Científicos: Aço Rapido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

Aços Rápidos

Características gerais

Aços rápidos são aços ferramenta de alta liga de tungstênio, molibdênio, cromo, vanádio e cobalto, assim designados pela sua capacidade de usinar metais com velocidades de corte maiores do que as possíveis com aços ferramenta e carbono ou de baixa e meia liga.

A capacidade de corte de uma ferramenta de aço rápido não se altera mesmo quando a temperatura de gume, por efeito do atrito provocado pelo trabalho de usinagem, atinge 550 a 600ºC. Esta característica do aço rápido permite o uso das ferramentas durante períodos contínuos, relativamente longos, sem alteração dos ângulos de corte e é conseqüência de 3 propriedades básicas:

- Alta resistência ao revenimento;

- Elevada dureza a quente;

- Alta resistência à abrasão.

Alta resistência ao revenimento:

É a propriedade que permite ao aço rápido manter inalteradas a sua estrutura e dureza, à temperatura ambiente, mesmo depois de aquecido a 550-600ºC. O gráfico 1 ilustra a diferença da resistência ao revenimento existente entre o aço rápido e aços ferramenta ao carbono e ligado.

Elevada dureza a quente:

Dureza a quente ou dureza ao rubro é a propriedade do aço rápido de resistir ao efeito de amolecimento do calor, ou seja, manter elevada resistência mecânica mesmo em temperaturas de 550 a 600ºC.

A dureza a quente é conseqüência dos altos teores dos elementos citados, que se combinam com o carbono para formar carbonetos duros e estáveis.

Alta resistência à abrasão:

A resistência à abrasão a quente é a propriedade que retarda o desgaste do gume da ferramenta sob severas condições de trabalho.

A elevada resistência à abrasão do aço rápido é o resultado da elevada dureza e grande quantidade de carbonetos complexos de tungstênio, molibdênio, cromo e, especialmente, vanádio, extremamente dures e que se distribuem uniformemente na matriz da estrutura microscópica.

Uma das condições necessárias para se alcançar as características desejadas num aço rápido é o perfeito balanceamento do carbono e dos elementos de liga para produzir matriz tenaz, de alta resistência ao revenido e alta dureza em temperatura elevada, bem como permitir a formação de quantidade suficiente de carbonetos.

O tamanho e a distribuição dos carbonetos da matriz são fatores igualmente importantes, pois carbonetos de tamanho excessivamente grande tendem a destacar-se do gume, reduzindo a capacidade de corte da ferramenta.

A distribuição dos carbonetos deve ser a mais homogênea possível. A sua avaliação, porém, deve ser feita com muito critério, uma vez que os carbonetos segregam em quantidade maior no centro do lingote e pelo forjamento e laminação a quente só se consegue destruir parcialmente esta segregação. A segregação de carbonetos é mais acentuada em barras de diâmetros grandes e menos intensa na periferia da barra que no núcleo.

Tratamento térmico:

O êxito de uma ferramenta de aço rápido depende em grande parte da têmpera e do revenimento e, por isso, recomenda-se seguir as sugestões e as temperaturas indicadas pelo fornecedor para cada aço.

O tempo de permanência em temperatura é importantíssimo e algumas recomendações devem ser consideradas. Não é possível fazer-se recomendações especificas para todos os tamanhos de todos os tipos de ferramentas. A experiência do temperador é de grande valia para a determinação das temperaturas dentro das faixas recomendadas, tempo em temperatura, meio de resfriamento, proteção contra descarbonetação, etc.

Ferramentas de aço rápido que apresentam grandes diferenças de seções ou foram produzidas com grandes remoções de cavaco, devem sofrer um alívio de tensões antes de serem temperadas.

Este alivio é feito aquecendo-se as ferramentas a 650ºC durante uma hora e subseqüente esfriamento lento no forno.

Sobremetal para usinagem:

Barras com superfície bruta de laminação ou forjamento apresentam descarbonetação superficial e pequenos defeitos superficiais, inerentes ao processo de fabricação.

A fim de garantir a remoção destes defeitos, os sobremetais constantes da tabela abaixo são os mínimos a serem removidos e são baseados na norma alemã para aços rápidos, Werkstoffblatt 320-69

Os sobremetais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com