TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BD ATIVIDADE 1

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

Estude o material da Unidade 1 e faça:

  • Uma síntese de sua interpretação (por subitem);
  • Uma relação do conteúdo com sua experiência profissional; https://www.youtube.com/watch?v=YT_B26PDksg

  • E mencionar a importância desses conceitos para sua formação.

Conceitos Introdutórios de Projeto e Administração de Banco de Dados

  • Projeto de Banco de Dados

A introdução do projeto de banco de dados mostra como o banco de dados está inserido em nosso dia a dia das mais variadas formas e que estas atividades possuem envolvimento com alguém ou um programa de computador que acessam este banco. De uma forma geral esta introdução nos permite identificar o quanto é possível facilitar a rotina de todos os usuários utilizando o banco de dados, tanto no campo empresarial quanto pessoal.

Vou utilizar o exemplo prático da implementação do sistema BDCC no Porto de Santos, o maior porto da América Latina.

Com uma movimentação diária de 285 mil toneladas de carga e 8.500 TEUs (unidade base em inglês: twenty feet equivalent unit, que equivale a um contêiner de 20 pés), mais de 9 mil pessoas e 6 mil caminhões que transitam diariamente em área alfandegadas. Anteriormente o controle dessas pessoas e caminhões eram feitos de forma manual e tornava o processo 05 minutos mais lento do que após a adesão da solução de banco de dados unificado para credenciamento, o BDCC. Além da agilidade no credenciamento o sistema trouxe segurança para o Porto de Santos, uma vez que as informações são cadastradas em um site que necessita de uma aprovação da alfandega e só após esse processo é que os crachás de acessos poderão ser emitidos, centralizando as identificações e credenciamentos nesta ferramenta que se necessário pode ser utilizada para consulta das autoridades que controlam a fronteira portuária.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Sgz9WNX2l18

ABTRA - BDCC Banco de Dados Comum de Credenciamento

Após assistir este vídeo de torna mais fácil assimilar o que o conteúdo referente ao projeto de banco de dados nos tenta mostrar, podemos entender a quantidade de informações que transitam diariamente nos bancos de dados e além disso o quanto economizamos com tempo e arquivamento de papéis, além de adquirirmos segurança que se tornaria muito mais complexa com um controle manual, seria muito difícil administrar e arquivar todas estas informações que fica muito mais avançado tecnologicamente utilizando um banco de dados que podem ser armazenadas as informações tanto em servidores físicos quanto em nuvens, funcionalidade disponível no SQL Server Cloud, por exemplo.

Nesta introdução também é abordado o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGDB), que resumidamente permite que as consultas aos dados sejam respondidas de forma correta e rapidamente, além de permitir diversas atividades simultaneamente por diferente usuários o SGBD também é responsável por desenvolver os mecanismos que possibilitam “esconder” certos dados de determinados usuários. Basicamente serve para definir, construir, manipular e compartilhar as informações existentes no banco de dados com diversos usuários. Podemos citar como SGDB: MySQL, Oracle, Firebird, entre outros.

  • Ciclo de vida de um Projeto de Banco de Dados

O ciclo de vida de um projeto de Banco de Dados serve para gerir um conjunto de fases que envolvem desde a concepção até a manutenção e evolução o banco de dados. As atividades envolvidas neste ciclo vão desde os levantamentos para analisar a situação da companhia até a auditoria periódica da segurança do banco de dados.

  • Na fase de Definição do Sistema é definido o objetivo inicial do sistema, se este sistema terá interface com outro sistema, qual o escopo do projeto, quais são as limitações sejam elas de orçamento, hardware ou software, como funciona o sistema já existente na empresa, quais são as restrições no sistema.

  • No Projeto do Banco de Dados temos a fase considerada como mais importante, onde são separados o projeto conceitual, projeto logico e projeto físico.

  • Implementação do Banco de Dados é a descrição do modelo físico, ele descreve o formato de armazenamento e acesso usado efetivamente para alcançar a informação.
  • A fase de Carga ou Conversão de Dados consiste na criação e inserção de dados nas tabelas.
  • Conversão de aplicação é a fase onde podemos utilizar as informações do sistema anterior convertidas para este novo sistema.
  • Nesta fase de Teste e Validação, o banco de dados é testado e neste momento aproveita-se para realizar ajustes finos de performance, integridade, segurança, entre outros. Nesta fase pode ocorrer também um paralelo entre programação e aplicação.
  • A partir da fase de Operação inicia-se o processo de evolução e o banco é considerado operacional.
  • Monitoramento e Manutenção consiste na fase de execução de diversos tipos de manutenções, tais como: Preventiva, corretiva, atribuição de novas permissões de acesso, entre outras.
  • Administração de Banco de Dados – Introdução

A introdução a administração de banco de dados explica um pouco a respeito do papel do administrador nas organizações para supervisionar e gerenciar os recursos.

  • Funções do administrador de BD

O administrador de BD é a autoridade máxima para gerenciar um sistema de banco de dados, a conta dele é privilegiada no SGBD que é diferente dos usuários comuns. Ele é responsável por instalar, configurar e administrar os bancos de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (178.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com