TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIBLIOTECA CENTRAL UFAL

Dissertações: BIBLIOTECA CENTRAL UFAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

Biblioteca Central Ufal

A Biblioteca Central dispõe de ambiente para estudo individual e em grupo. Conta com um auditório de 88 lugares, um mini-auditório com 50 lugares, uma sala de aula com 30 lugares para realização de palestras, seminários e eventos acadêmicos e o hall para exposição de trabalhos. Esses espaços estão disponíveis para toda a comunidade acadêmica e interessados. Para utilizá-los é necessário fazer o agendamento na Secretaria, possui dois espaços para pesquisas: o Via Pesquisa e o Espaço Digital Santander.

Para ter acesso aos mais de 100 mil exemplares da Biblioteca Central, o aluno deve se cadastrar, apresentando o comprovante de matrícula e uma foto. O usuário pode fazer o empréstimo de até cinco livros, que tem prazo de devolução de 15 dias. O atraso na entrega gera multa para cada dia ultrapassado.

Os principais títulos do catálogo on-line e os chamados e-books, ou livros no formato digital estão disponíveis no espaço digital denominado de SIBI (Sistema de Bibliotecas). Através do site desse Sistema, o usuário tem a oportunidade também de conhecer dissertações e teses defendidas na Ufal desde agosto de 2006.

Um dos espaços mais visitados no Campus Maceió é, a Biblioteca Central, que vem buscando a cada ano ampliar seu acervo de livros impressos e arquivos digitais para atendimento à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas e o público externo. Envolvendo diretamente os três segmentos (docentes, técnicos-administrativos e alunos).

Com um acervo que ultrapassa 25 mil títulos de áreas específicas, concretizando-se como espaço de pesquisa e conhecimento, a Biblioteca Central é a responsável pelo serviço de maior demanda, que é o Empréstimo Domiciliar, registrando diariamente a locação de mais de 1200 livros. Dispõe atualmente de quatro coleções: Coleção Geral, Coleção Especial, Coleção de Periódicos e Coleção de Referência.

A Coleção Especial é um acervo destinado às teses, dissertações e TCCs de autores alagoanos e obras que falam da cultura de Alagoas. Na Coleção de Referência o estudante encontra dicionários de línguas especializadas e enciclopédias.

Periódicos Capes

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta atualmente com um acervo de mais de 37 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Possuem acesso livre e gratuito ao conteúdo do Portal de Periódicos professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados às instituições participantes. O Portal é acessado por meio de terminais ligados a internet e localizados nessas instituições ou por elas autorizados.

O Portal de Periódicos da Capes oferece acesso a textos selecionados em mais de 31 mil publicações periódicas internacionais e nacionais e às mais renomadas publicações de resumos, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na web.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com