TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Pesquisas Acadêmicas: SISTEMA NERVOSO CENTRAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  2.364 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

1. OS PRINCIPAIS COMPONENTES DO SNC E AS SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES 3

2. A IMPORTÂNCIA DA MEDULA ESPINHAL E DO TRONCO ENCEFÁLICO 3

3. AS ESTRUTURAS DO CEREBELO E DO DIENCÉFALO 4

4. AS MENINGES, A IMPORTÂNCIA DO LÍQUOR E DA VASCULARIZAÇÃO DO SNC, OS NERVOS CRANIANOS E ESPINHAIS 5

5. MAPEAMENTO DO CÓRTEX CEREBRAL E SUAS PRINCIPAIS ÁREAS E FUNÇÕES 5

6. CARACTERÍSTICAS DA GRANDE VIA AFERENTE E EFERENTE 6

BIBLIOGRAFIA 7

INTRODUÇÃO

Este trabalho trata sobre o Sistema Nervoso Central, seus principais componentes e suas principais funções, informa sobre a importância da Medula Espinhal e do Tronco encefálico, as estruturas do Cerebelo e do Diencéfalo, as Meninges, a importância do Líquor e da vascularização do SNC, os nervos cranianos e espinhais, trata também do mapeamento do córtex cerebral e suas principais áreas e funções características da grande via aferente e eferente, e, para melhor esclarecer sobre o assunto foram anexadas imagens sobre o assunto em questão.

1. OS PRINCIPAIS COMPONENTES DO SNC E AS SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES

Sistema Nervoso Central (SNC), ou Neuroeixo, ao conjunto do encéfalo e da medula espinhal dos vertebrados. Forma, junto com o sistema nervoso periférico, o sistema nervoso, e tem um papel fundamental no controle do corpo.

As informações relacionadas aos sentidos (audição, visão, olfato, paladar e tato), chegam no SNC que emite as ordens destinadas aos músculos e glândulas.

2. A IMPORTÂNCIA DA MEDULA ESPINHAL E DO TRONCO ENCEFÁLICO

Possui três funções gerais; (1) recebe informações sensitivas de estruturas cranianas e controla os músculos da cabeça; (2) contém circuitos nervosos que transmitem informações da medula espinhal até outras regiões encefálicas e, em direção contrária, do encéfalo para a medula espinhal; (3) regula a atenção, função esta que é mediada pela formação reticular (agregação mais ou menos difusa de neurônios de tamanhos e tipos diferentes, separados por uma rede de fibras nervosas que ocupa a parte central do tronco encefálico).

Além destas 3 funções gerais, as várias divisões do tronco encefálico desempenham funções motoras e sensitivas específicas.

3. AS ESTRUTURAS DO CEREBELO E DO DIENCÉFALO

O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e pelo controle do tônus muscular e dos movimentos voluntários, bem como pela aprendizagem motora. Dependemos do cerebelo para andar, correr, pular, andar de bicicleta, entre outras atividades. É formado por 2 hemisférios - os hemisférios cerebelosos, e por uma parte central, chamada de Vermis. O termo cerebelo deriva do latim e significa "pequeno cérebro".

O diencéfalo inclui:

• os tálamos (cada tálamo inclui muitos núcleos e funciona como um centro de correlação sensitiva importante).

• os corpos geniculados medial e lateral.

• o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com