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Por:   •  21/5/2013  •  4.711 Palavras (19 Páginas)  •  296 Visualizações

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RELATÓRIO 1 – Conceitos Fundamentais de Programação.

Desafio: Bobina Jumbo

1) Desenvolver uma função matemática que resuma o cálculo do peso teórico de uma bobina filha.

a) Bobinas com Diâmetro total externo de 1000 mm peso por metro linear 0,610: IV. Exemplo Largura de 660 peso igual a 403 Kg;

Então, 660x (1000/1000)x0,610 onde 660x1x0,610= 514,60 que foi arredondado para 515 Kg.

b) Bobinas com Diâmetro total externo de 1150 mm peso por metro linear 0,678: V. Exemplo largura de 660 peso igual a 515 Kg;

Então, 660x (1150/1000)x0,678 onde 660x1,15x0,678= 514,60 que foi arredondado para 515 Kg.

c) Bobinas com Diâmetro total externo de 1200 mm peso por metro linear 0,725: VI. Exemplo largura de 660 peso igual a 574 Kg;

Então, 660x (1200/1000)x0,725 onde 660x 12x0,725= 574,20 que foi arredondado para 574 Kg.

d) Bobinas com Diâmetro total externo de 1500 mm peso por metro linear 0,933: VII Exemplo largura de 660 peso igual a 924 Kg;

Então, 660x(1500/1000)x0,933 onde 660x15x0,933=923,67 que foi arredondado para 924 Kg.

Nesta primeira Etapa foi discutido diversos assuntos em grupo, através das leituras anteriores no qual destacam-se:

Noção de Algoritmos;

Algoritmos são soluções computacionais, que nos ajudam a solucionar os diversos problemas do dia a dia. Ou seja: é um conjunto de ações com propriedades especiais e específicas e com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas. Temos que ter o mínimo de noção em algoritmos, porém os resultados finais ou ações dependem de um comando prático e que se faça entender para a sua realização.

PseudoLinguagem:

A pseudolinguagem tenta aproximar os algoritmos da linguagem natural. Desta forma teremos

uma linguagem simplificada aproximando a linguagem dos computadores da natural. O Portugol, é a pseudolinguagem que mais usaremos, pois ela permite ao programador pensar no problema em si e não no equipamento que irá executar o algoritmo.

Estrutura de um programa:

* É uma coleção de diversas variáveis, com tipos possivelmente diferentes. Em C, os registros são declarados através da palavra reservada struct. Exemplo de uma estrutura em C:

1 struct aluno {

2 char nome [30];

3 int matricula;

4 char curso [30];

5 };Estruturas

Para acessar um campo específico de uma estrutura, deve-se compor o nome do campo que se deseja acessar com o nome da estrutura. Essa composição é feita utilizando-se do ponto (.).Estruturas

1 struct aluno a 1, a2;

2 strcpy (a1.nome, “João”);

3 a1.matricula=123456;

4 strcpy (a1.curso, “Engenharia”);

5 a2=a1;

6 if (a2==a1) {

7 printf(“São iguais.\n”);

8 } Estruturas

A função strcpy copia uma string de origem para uma string de destino, já que em C não é possível realizar esta operação diretamente. Por exemplo, a instrução a1.nome=”João” seria identificada como erro pelo compilador.

Isto ocorre porque uma string é considerada como um vetor em C e, como tal, deve ser manipulada elemento a elemento. A manipulação de strings em C é feita através das suas funções e a comparação de duas strings é possível através da função strcmp (string1,string2), que compara a string1 com a string2. Se as duas forem idênticas, a função retorna zero. Se elas forem diferentes, a função retorna um outro valor.

A Linguagem C ainda oferece um

recurso de se renomear tipos de dados primitivos. Isto é feito através do comando typedef. Um exemplo de utilização para typedef é:

Typedef int TipoContador;

Typedef char* Tipopalavra; Estruturas

Sendo possível usar typedef nas estruturas. Exemplo:

1 struct tno{

2 char* palavra;

3 int contador;

4 };

5 typedef struct tno TipoNo;Estruturas

Variáveis podem então ser definidas utilizando-se esse novo nome, como uma espécie de apelido. No exemplo a seguir, a declaração de variável está sintaticamente correta:

TipoNo meuNo;

meuNo.contador=1; Vetores

Os vetores, também chamados de arrays, são uma forma de armazenar vários dados, em uma única variável, sendo estes dados acessíveis por meio de um índice numérico. Os vetores devem sempre conter dados do mesmo tipo. Sendo que a representação de matrizes segue a mesma regra dos vetores, diferenciando-se apenas com relação á quantidade de dimenções.

Tipos primitivos para representação de dados e variáveis:

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Os tipos primitivos de dados são atômicos, no sentido em que não podem ser decompostos em tipos mais simples. Alguns tipos primitivos relacionam-se diretamente à sua representação interna, como é o caso dos números inteiros. Outros tipos primitivos, como o tipo caractere, precisam de um pequeno suporte de hardware ou software para serem representados internamente. Agora, vamos ver alguns exemplos como os numéricos, caractere e booleano. * Tipos numéricos |

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Os tipos numéricos estão entre os primeiros implementados pelas linguagens de programação. A maioria das linguagens

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