TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOGRAFIA DE UM FISICO, MATEMATICO E FILOSOFO

Pesquisas Acadêmicas: BIOGRAFIA DE UM FISICO, MATEMATICO E FILOSOFO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  8.771 Palavras (36 Páginas)  •  1.092 Visualizações

Página 1 de 36

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ENGENHARIA CIVIL

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS

MANAUS

2013

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ENGENHARIA CIVIL

ALUNA: ANDYARA DO NASCIMENTO TEIXEIRA

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS

MANAUS

2013

SUMÁRIO

Introdução...........................................................................................5

Biografias............................................................................................6

Filosofo- Aristóteles......................................................................6

Matemático-René Descartes......................................................10

Físico-Isaac Newton...................................................................12

Principais ideias, teorias e /ou leis....................................................15

Aristóteles...................................................................................15

René Descartes..........................................................................18

Isaac Newton..............................................................................23

Impactos produzidos.........................................................................29

Dissertação.......................................................................................33

Bibliografia........................................................................................36

INTRODUÇÃO

BIOGRAFIAS

2.1. BIOGRAFIA DE ARISTÓTELES

“...O historiador e o poeta não se distinguem um do outro pelo fato de o primeiro escrever em prosa e o segundo em verso. Diferem entre si, porque um escreveu o que aconteceu e o outro o que poderia ter acontecido...”

- Aristóteles

Aristóteles nasceu em 384 a. C. em Estagira, cidade grega da costa deTrácia, próximo de Pela, capital da Macedônia. Filho de Féstias e de Nicómaco (médico de renome, um cientista da natureza; amigo pessoal do rei Amintas I, pai de Filipe e avô de Alexandre, o Grande).

Com a morte de seus pais no ano de 373 a. C., o então pequeno pensador, passa a viver na casa de sua irmã Arimnesta, em Misia. O Cunhado, Próxenes, se torna seu tutor.

Por volta dos 17 anos de idade parte para Atenas, maior centro intelectual e artístico da Grécia, com finalidade de continuar com seus estudos. Torna-se discípulo de Platão, na sua então Academia, dando inicio a sua preparação cientifica. Porém a relação entre mestre e aluno também tinha suas divergências, Aristóteles discordava de Platão, que acreditava na existência de dois mundos; o mundo dos sentidos (concreto) e o mundo das ideias (abstrato), para Aristóteles só existia um mundo, o mundo em que vivemos.

Atritos à parte, Aristóteles estuda e leciona na Academia durante vinte anos, até a morte de seu mestre, no ano de 348 a. C. Espêusipo, sobrinho de Platão torna-se o novo diretor da Academia. Devido às diferenças de pensamento, Aristóteles parte para Assos com alguns ex-alunos formando um pequeno circulo filosófico com a ajuda de Hérmias. Posteriormente parte para Mitilene, na ilha de Lesbos, onde realiza grande parte de suas famosas investigações biológicas.

Em 343 a. C., Aristóteles recebe o convite do Rei Filipe para se tornar o preceptor de seu filho, o Príncipe Alexandre, no momento com 13 anos de idade. Encarregado da educação de Alexandre, Aristóteles busca desenvolver no jovem príncipe as qualidades que lhe parecem fundamentais para um grande soberano, tais como política e retórica. Assim, quando Alexandre parte, em 335 a. C., para a famosa expedição da Ásia, subindo ao trono um ano depois, Aristóteles retorna então a Atenas com a missão cumprida.

Novamente em Atenas, treze anos após a morte de seu mestre Platão, o filósofo grego funda sua primeira escola, perto do templo de Apolo Lício. Esta recebe então o nome de Peripatética (Liceu), cujos alunos seriam então conhecidos como peripatéticos, chamados de os que passeiam devido ao costume de Aristóteles de dar lições, em amena palestra, passeando nos umbrosos caminhos do ginásio de Apolo. Ao contrario da Academia de Platão, Aristóteles procurava privilegiar ensinamentos sobre as ciências naturais. Seus trabalhos abrangiam os campos do conhecimento clássico de então: filosofia, metafísica, lógica, ética, política, retórica, poesia, biologia, zoologia, medicina e não só estabeleceu as bases de tais disciplinas quanto a metodologia científica. Sua escola, ao mesmo tempo, seria a grande inimiga e verdadeira herdeira da grande e gloriosa academia platônica. Podemos então afirmar que enquanto Platão usou apenas sua razão, Aristóteles, ao contrário, usou também seus sentidos.

A morte de Alexandre, em 323 a. C., marca o declínio de seu imenso império. Em Atenas se inicia um movimento para restaurar a independência da cidade-estado. Por causa do sentimento antimacedônico, Aristóteles é acusado de “ateísmo”, e se vê então obrigado a abandonar Atenas. Exilou-se em Cálcida, na ilha de Eubéia, onde morre um ano depois.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.4 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com