TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BOAS PRATICAS DE HORTICULTURA ORGANICA

Por:   •  8/5/2016  •  Ensaio  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

NÚCLEO DE ENSINO SUPERIOR DE BOCA DO ACRE

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA

        BOAS PRATICAS DE HORTICULTURA ORGANICA

BOCA DO ACRE-AM

MAIO DE 2016

BRUNO REIS

EUDSON ANDRADE

FRANCISCO BRUNO RODRIGUES DOS SANTOS

HENRIQUE CASTRO

JARDESON MONTEIRO DE OLIVEIRA

JARDSON LOPES PINTO

JEAN SOARES

MATEUS IDALDO

RAIMUNDO PAULO COELHO

SAND CASTRO DE SOUZA

SANDILA

SAVIO MUNIZ

TARCIANE SOUZA DOS SANTOS

ZILANDA NASCIMENTO DA CUNHA

        

BOAS PRATICAS DE HORTICULTURA ORGANICA

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção da nota da Disciplina Extensão Rural do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, ministrada pela Professora Dr. Antonia Silva.

BOCA DO ACRE-AM

MAIO DE 2016


INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado com objetivo de informar aos produtores a importância do cultivo orgânico de hortaliças. São levantados pontos como base para produção orgânica de hortaliças: importância da horta, ferramentas e utensílios, diversificação de plantas, preparo de solo, adubação, sementeiras, plantio das mudas, irrigação, acompanhamento da horta, colheita, comercialização.

Ter uma horta em casa não é somente uma forma de economizar. É ter facilidades para preparar as refeições com diversos produtos, enriquecendo a mesa e variando os sabores. É aprender a cuidar de plantas.

Pensado em saúde, as hortaliças são importantes fontes de vitaminas e sais minerais que, aliadas as propriedades medicinais que muitas possuem ajudam à regular e a manter o bom funcionamento do organismo.

Oportunidade de produzir alimentos saudáveis. A produção orgânica de hortaliças é principalmente no meio rural uma alternativa de geração de renda e trabalho, proporciona melhor condição de vida aos produtores, além de conserva o meio ambiente, sem contaminar a água, o solo, a planta, o produtor e consumidor.

REVISÃO BIBLIOGRAFICAS

Totalmente em evidencia na Europa e América do Norte, o produto orgânico começa a ser considerado no Brasil como uma solução economicamente viável e ecologicamente correta para o consumidor, consciente da necessidade de se preserva o meio ambiente. (BIOSALUTE, 2002).

Produtos orgânicos são aquele obtido através de processos naturais, que não agride o meio ambiente e possibilitam a produção de alimentos livres de pesticidas, herbicidas, fungicidas e outros aditivos químicos artificiais. O produto orgânico e um alimento natural, mais nem todo alimento natural é orgânico. Isso porque o produto orgânico não é simplesmente um produto livre de agrotóxicos. Toda tecnologia usada na produção de alimentos orgânicos envolve conhecimentos de várias ciências, que trabalham para desenvolver um sistema de manejo equilibrado dos recursos naturais. (BIOSALUTE, 2002).

A saúde das populações cada vez mais está diretamente relacionada com a questão do equilíbrio entre produção e meio ambiente, não apenas pela oportunidade de mercado, mas por causa da sustentabilidade do sistema produtivo.

A conversão em agricultura orgânica é o período de transição do sistema de produção agropecuária convencional para o sistema orgânico, tem como primeiro passo a suspenção imediata dos agros químicos. Esse período varia de 1 a 2 anos, dependendo da cultura e das condições iniciais do ambiente da propriedade (CATI, 2000).

O processo de conversão de uma convencional para orgânica é longo e complexo, a cultura de produção convencional está espalhada entre nossos produtores rurais e as empresas vendedoras de insumos agrícolas químicos trabalham no sentido de manter e aumentar este mercado. Sendo que a orgânica requer muito mais mão de obra do que investimento de capital, ou seja, é mais viável para pequenos produtores.

METODOLOGIA

Local de horta

A horta pode ser instalada em qualquer local, mais e preciso que:

Seja ensolarado e iluminado durante a maior parte do dia; esteja longe de árvores ou construções que possam fazer sombra nas plantas, seja plano ou pouco inclinado, não seja encharcavel, tem a facilidade de acesso a água de boa qualidade.

Além dessas características a horta deve ser cercada em residências que tenham animais domésticos.

Ferramentas e utensílios

As ferramentas essenciais para se construir e manusear um horta são: Enxada que serve para capinar a capina de ervas daninhas, ancinho para retirar as ervas cortadas e outra sujeiras, carriola (carinho de mão) para carregar lixo ou adubo para horta, essas são essenciais no preparo do canteiro além de ser utilizado outros utensílios como sacho, balde, regador e etc.

Preparo da área

O preparo da área tem por finalidade assegurar que as mudas de videira sejam plantadas em condições que possam expressar todo o seu potencial produtivo. Ele consta das operações de roçagem, destocamento, lavração, gradagem, abertura das covas ou sulcamento.

Adubação

É importante se conhecer o solo, a cultura e o adubo para se estabelecer as quantidades necessárias ao bom desenvolvimento da planta. Tanto a adubação quanto a calagem e outras recomendações são feitas por um profissional capacitado, ou seja, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal ou Zootecnista.

Sementeira

Plantio

As mudas devem ser tiradas com o torrão e serem transplantada nas horas frescas do dia, de preferência ao entardecer. Regar logo em seguida.

Irrigação

A irrigação é responsável pelo aporte de água ao plantio. A água tem funções diversas como fornecer água para germinação da semente, desenvolvimento da planta, solubilizar os nutrientes do solo para disponibilizá-los para as plantas.

Existem vários tipos de irrigação; em pequenas áreas recomenda-se o uso de mangueira, regador ou ainda sistema de irrigação por aspersão. Plantas de ciclo curto e pequeno porte são mais sensíveis à falta de água. A irrigação deve ser realizada, sempre, nas horas mais frescas do dia. Uma forma de determinar a necessidade de rega é verificar qual a umidade do solo a uma profundidade média de 10 cm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com