TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRASIL ELDORADO ESTABILIDADE DE CELULOSE

Tese: BRASIL ELDORADO ESTABILIDADE DE CELULOSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Tese  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO PRESENCIAL ARAUJO LEITE 23187

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

EM PROCESSOS GERENCIAIS

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II (PROINTER II)

SUSTENTABILIDADE DA ELDORADO BRASIL CELULOSE

Juliana Cristina – 439778

Michele Cristina – 7930704315

Louizi Giedre – 7941712827

Jakson Francis – 7932709717

Natache Gonçalves – 7984731063

Marcos da Cruz – 7929705658

BAURU-SP

OUTUBRO/2013

Apresentação: Estaremos apresentando a empresa Eldorado Brasil que atua no ramo de celulose, que tem sua matriz localizada na cidade de Três Lagoas no estado de Mato Grosso do Sul. A escolha desta região foi devido às condições climáticas, pois, a temperatura.

Considerando que a Florestal Brasil tinha como atividade principal a produção de madeira de eucalipto e a Eldorado Celulose tinha como produção e venda de celulose, O nome Eldorado Brasil, surgiu após a unificação das 2 empresas. A decisão da incorporação foi feita visando à otimização das atividades e ganhos de eficiência de ambas as empresas.

A empresa tem uma estrutura de governança corporativa, o estatuto social foi constituído em conjunto pelos três sócios: J&F, MJ e FIP Florestal.

Estudos indicam que uma empresa deste porte pode gerar até 30 mil empregos diretos e indiretos; o conceito da fábrica baseia-se no uso dos mais avançados sistemas e soluções disponíveis, com isso gerar um processo de produção que supere as exigências do mercado mundial. Outro ponto que merece destaque está no diferencial da planta industrial que foi projetada para otimizar sua matriz energética; a fábrica é autossuficiente em energia elétrica, produzida á partir de biomassa e contribui para o uso consciente dos recursos naturais.

A principal missão da empresa é agregar valor aos produtos de base florestal e aumentar o retorno aos acionistas e contribuir para o desenvolvimento socioambiental do País. Têm como objetivo ser reconhecida como a empresa mais competitiva, inovadora e dinâmica do mercado de celulose. Seus valores visam fazer com excelência e obstinação, busca resultados com simplicidade e objetividade trabalhando de forma sustentável em todas as suas atividades, com essas características a empresa tem caminhado para ser um dos maiores produtores mundiais de celulose de fibra curta de mercado. Em um setor em que a competitividade está relacionada a ganhos de grande escala que tem feito à empresa ser a 5° maior do mundo em produção de celulose.

Com uma gestão baseada em sustentabilidade que já começa desde o processo que se inicia no campo, já na etapa de coleta da madeira.

A empresa tem um projeto em parceria com o governo do estado do Mato Grosso do Sul e as prefeituras de Três Lagoas e Selvíria e o SENAI, com dois cursos profissionalizantes voltados para jovens do ensino médio se iniciar no mercado profissional.

b) Descreva a situação pesquisada e consolide os dados obtidos.

Produto / Serviço – nome: Eldorado Brasil Celulose.

A Eldorado Brasil Celulose, é uma empresa brasileira e a maior fábrica de celulose em linha única do mundo. A indústria tem capacidade para produzir 1,5 milhão de toneladas por ano de celulose branqueada já a partir desde ano.

O destino dessa produção que utiliza como matéria prima a madeira de florestas plantadas de eucalipto é a exportação para os mercados produtores de papel localizados na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

O conceito da fábrica está baseado na utilização dos mais avançados sistemas e soluções disponíveis (BAT – Best Available Technology). O objetivo é adotar um processo de produção que supere as exigências do mercado mundial.

Outro destaque está no diferencial da planta industrial, que foi projetada para otimizar sua matriz energética. A fábrica é autossuficiente em energia elétrica produzida a partir de biomassa e contribui para o uso consciente dos recursos naturais. Isso auxiliou na melhora do custo de produção, que passa a ser um dos mais competitivos do mercado.

A sua matéria prima, a madeira de florestas plantadas de eucalipto, uma fonte 100% renovável – é a exportação para os mercados produtores de papel localizados na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. O investimento estimado de R$ 6,2 bilhões alia a adoção das melhores tecnologias disponíveis com uma gestão de projeto focada na sustentabilidade dos processos industriais e florestais.

Para garantir o fornecimento contínuo e de maneira sustentável à fábrica, a Eldorado tem um planejamento florestal que prevê o plantio de cerca de 160 mil hectares de eucaliptos em plantios situados tanto em áreas próprias como em áreas de terceiros. As mudas de eucalipto são produzidas em um viveiro próprio localizado no município de Andradina (SP), que com uma capacidade de produção de 35 milhões de mudas/ano, garante a execução do programa de plantio da empresa, que é de 30 mil hectares/ano.

A Empresa possui um Viveiro de 159 mil m2 de área construída e dispõe de uma infraestrutura de alto nível tecnológico para a produção de mudas composta por um complexo de minijardins clonais, casas de vegetação, casas de sombra, áreas de pleno sol para aclimatação e rustificação das mudas florestais, galpões para armazenamento de insumos e galpões para estaqueamento de mudas. Também compõem esta infraestrutura, os sistemas de abastecimento e filtragem de água para a irrigação das mudas.

As características do município de Três Lagoas (MS) – relevo, solo, clima, infraestrutura e logística – aliada à receptividade da população e apoio do primeiro setor, contribuíram para a escolha do local onde a fábrica está instalada. Situada no Km 231 da Rodovia BR 158, a unidade industrial possui uma logística única para recebimento de matéria prima e escoamento de sua produção. Esse transporte é favorecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com