TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BUSCANDO UM ENSINO FUNDAMENTAL COM QUALIDADE

Artigo: BUSCANDO UM ENSINO FUNDAMENTAL COM QUALIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

Introdução.

1- A importância do MEC para o Ensino

2- Vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos

3- Organizações Auxiliares da Escola

4- Mapa conceitual.

Conclusão.

Referencias Bibliográficas

INTRODUÇÃO

O Ensino no Brasil nos últimos anos tem sofrido algumas mudanças que julgamos importantes pois tem favorecido classes que antes encontravam maiores dificuldades no acesso a Educação Escolar.

O Ministério da Educação tem uma tarefa difícil, pois em meio as rápidas evoluções principalmente no que tange a informação, necessita acompanhar com eficiência, adaptando-se com novas organizações.

Destacando o Ensino Fundamental, notamos que no próprio nome nos leva a entender o seu valor para toda vida do aluno.

1- A IMPORTÂNCIA DO MEC PARA O ENSINO

As competências e deveres do MEC na Educação Brasileira.

Gerado no ano de 1930 e chamado de Ministério da Educação e Saúde Pública, o Ministério da Educação (MEC), realizava atividades pertencente a várias secretarias, entre elas Saúde, Meio ambiente, Educação e Esporte. Dessa maneira os interesses da educação eram tratados pelo Departamento Nacional de Ensino, pertencente ao Ministério da Justiça.

O sistema educacional brasileiro era centralizado e o modelo era seguido por todos os estados e municípios. Com a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1961, os órgãos estaduais e municipais ganharam mais autonomia, diminuindo a centralização do MEC.

Uma nova reforma na educação brasileira foi implantada em 1996. Trata-se da mais recente LDB, que trouxe diversas mudanças às leis anteriores, com a inclusão da educação infantil (creches e pré-escola). A formação adequada dos profissionais da educação básica também foi priorizada com um capítulo específico para tratar do assunto.

A Secretaria de Educação Básica zela pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

São dois os principais documentos norteadores da educação básica: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e o Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 10.172/2001, regidos, naturalmente, pela Constituição da República Federativa do Brasil.

Estrutura organizacional:

A cada três anos, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) distribui exemplares para alunos das escolas públicas de todo o país. Os segmentos contemplados pelo programa se alternam a cada ano. Mas em todos os casos, cabe aos diretores e aos coordenadores pedagógicos orientar os professores na seleção dos títulos com base no cardápio oferecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo programa.

O recebimento dos livros, distribuição para as turmas, orientação as famílias e alunos sobre a conservação e incentivar a devolução dos livros ao fim do ano letivo são tarefas fundamentais para garantir o direito constitucional de todos os estudantes brasileiros.

Uma parte crucial do processo é entrar em contato com outras escolas para ceder os livros que sobram e adquirir os que faltam. "Às vezes, o gestor acha que um dois ou três livros sobrando não fazem diferença, mas a cota enviada pelo FNDE é justa.

Esses exemplares podem significar uma criança sem livro em outra escola", alerta Sônia Schwartz, coordenadora geral dos programas do livro do MEC. A seguir, veja quais são as responsabilidades da equipe de gestão em cinco momentos importantes para que o PNLD funcione bem.

É dever do Ministério da Educação avaliar a política nacional de educação, zelar para que tenha desempenho no ensino, realizar o cumprimento da legislação

educacional e garantir a participação da sociedade no aperfeiçoamento da educação brasileira.

Os educadores devem obter profundo conhecimento a respeito das leis e órgãos que regem a educação de forma que este fato auxilia a atuação desses profissionais na área pedagógica.

As competências do Ministério da Educação tendem melhorar de forma incondicional a qualidade do ensino, orientando pelo cumprimento das normas educativas, adaptando-se a sociedade e suas mudanças, ou seja, à sociedade contemporânea e seus desafios.

De maneira deliberativa, normativa e assessorando, o Ministério da Educação rege os níveis de educação.

As competências do Ministério da Educação são muito importantes para o crescimento da educação em todos os seus aspectos, desta maneira, todos os órgãos, instituições e seus respectivos membros necessitam estar atentos a todos os passos pelos quais caminha a educação, para que tais competências oportunize efetivamente efeito positivo na mesma.

2-VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Assegurar todas as crianças um tempo a mais ao ambiente escolar é a proposta do Ministério da educação, com a implantação do ensino fundamental de nove anos.

Tendo como principal vantagem oportunizar as crianças acesso a escola aos 6 anos de idade, seja em escola pública ou privada, nas escolas públicas a criança será assegurada dos 9 anos de escolaridade gratuitamente.

Além disso torna-se viável um maior tempo de convivência ao ambiente escolar e oportunidade única para a população brasileira, com a pretenção de progredir e qualificar ocasiões favoráveis a aprendizagem, pois com um tempo maior de escola os conteúdos são aprofundados.

Há uma variação dos procedimentos metodológicos para os alunos aprenderem mais e melhor. Sendo necessário demandar uma preparação mais criteriosa nos currículos, nas propostas pedagógicas, no material didático e nos recursos, pois deve se atentar e respeitar suas especificidades e a faixa etária dessas crianças exige uma didática diferenciada.

Os projetos pedagógicos para as crianças dessa faixa etária devem ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com