TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bactérias Heterotróficas Em Água

Ensaios: Bactérias Heterotróficas Em Água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução: Dentre todos os recursos do nosso planeta, sejam eles naturais ou não, a água é vital, uma vez que constitui parte essencial da bioquímica dos seres vivos, sendo o componente majoritário das suas células. A vida na terra como um todo depende essencialmente da existência de água com qualidade, quantidade suficiente e prontamente disponível para uso direto e indireto.

Mas se tratada de maneira inadequada, pode se tornar um eficiente vetor de transmissão de doenças, em especial àquelas transmitidas pela via fecal-oral, capazes de resultar em óbito. Analisamos a potabilidade da água destinada ao uso humano, tendo bio-indicadores os coliformes totais e coliformes termo tolerantes a 45°C.

O Brasil, graças à sua superfície territorial extensa, caracterizada por grande diversidade climática e edafológica, possui uma situação privilegiada em relação aos seus recursos hídricos. Apenas considerando o potencial hídrico fluvial, a vazão média de nossos rios corresponde a cerca de 180.000 m3 /s, respondendo por 12% da disponibilidade hídrica mundial. Adicionalmente, o Brasil detém em seu território 71% do aquífero Guarani, a maior reserva subterrânea de água doce da América Latina, que armazena aproximadamente 46.000 km3 de água potável de excelente qualidade.

Objetivo: Verificar a potabilidade da água significa analisá-la para saber se o consumo é seguro, ou seja, se a ingestão da água pode ou não trazer riscos à saúde do consumidor. Toda água destinada ao consumo humano deve obedecer aos padrões de qualidade estabelecidos.

Vidrarias e reagentes: Béquer 200ml, Microondas, Bastão de Vidro, Tampão, Autoclave, Pipeta 100ml, Tubo de ensaio, Placa de Petri, Estufa.

Desenvolvimento:

Foi pesado 4,7g de “standar methos ágar”, que foi adicionado em um béquer com 200ml de água destilada. Para fazer a total dissolução do ágar, foi levado ao micro-ondas, por 30 segundos, repetidos por 5 vezes, até que a solução fica-se completamente translucida. Foi colocado um tampão, e levado para a autoclave á 121°C por 15 minutos, para esterilizar a solução.

O próximo passo foi pegar uma amostra de água e colocar 25ml(10-1) em um béquer com 200ml de solução aquosa peptonada, e depois pegar 1ml dessa solução e colocada num tubo de ensaio(10-2) com 9 ml de solução aquosa peptonada. E depois retirou-se 01 ml do tubo de ensaio(10-2) e colocado em outro tubo de ensaio com 9ml de solução aquosa peptonada(10-3). Apóes essa diluição seriada até 10-3, foi pego 1 ml de cada frasco, e cada um foi colocado em uma placa de petri, que continham cada uma sua identificação conforme o frasco retirado em ondem decrescente ( de 10-3 até 10-1), e sempre perto do bico de Bunsen para não contaminar as amostras.

Com o ágar esterilizado, foi realizado o resfriamento do mesmo em água corrente, deixando a água escorrer por fora do béquer, até que chegasse a uma temperatura baixa, mas não o suficiente para começar a solidificar. E após isso foi colocado o ágar, nas placas de pétri com as amostras, enchendo as placas até pela metade, perto do bico de Bunsen para evitar contaminação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com