TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacula

Seminário: Bacula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  Seminário  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 2

1. Comente como é o processo de backup em sua empresa, que recursos de hardware e software são utilizados, bem como qual a sistemática de backup utilizada.

2. Dentre as 4 plataformas indicadas no material da aula escolha 2 (uma livre e outra proprietária). Apresente um comparativo que aborde os seguintes itens:

a. Tipos de backup suportados;

b. Modos de gravação (on-line / offline);

c. Dispositivos de armazenamento compatíveis;

3. Relaciona 2 áreas de armazenamento em teu computador que consideras de real importância. Para cada caso, avalia a frequência de modificação de dados e o método de backup mais adequado. Justifique sua resposta.

4. Ao fazer o levantamento de um sistema de backup, você constata que seu storage de 15TB possui 2,2TB ocupados e que no próximo mês a taxa de crescimento diário do backup será na ordem de 200GB contemplando dados novos e alterados. Além disso, você constata que sua tape library utiliza fitas do tipo LTO-2 e a rotina de backup inicia sempre aos domingos. Baseado nestes dados responda:

a. Qual abordagem mista de backup consome a menor quantidade de fitas semanalmente? Justifique sua resposta.

b. Quantas fitas seriam necessárias para a realização de um backup full no terceiro domingo do referido mês?

Respostas:

1)

A Getnet é uma empresa que por realizar tarefas críticas precisa necessariamente de uma política de backup de dados bem estabelecida. Investimos muito em Storages para suprir esta necessidade e temos na EMC uma grande parceira neste aspecto. Logicamente que cada área possui suas aplicações específicas e que possuem diferentes regras de negocio no que diz respeito à retenção de dados.

Falando um pouco sobre a nossa área de atuação (SIEM), o requisito 10 do PCI DSS v2 fala em “Acompanhar e monitorar todos os acessos com relação aos recursos da rede e aos dados do portador do cartão”. Nossa política de retenção de trilhas de auditoria dos sistemas escopo do PCI fala que devemos ter três meses de logs de auditoria dos sistemas em tempo real e um ano de logs offline (Estes logs ficam armazenados em um storage EMC que faz parte da nossa solução de SIEM). Assim, criamos scripts para monitorar os níveis de armazenamento do nosso storage e scripts que movem os logs do nosso database para o storage após 3 meses. Também temos rotinas para apagar os logs depois de 1 ano (Requisito PCI).

2)

Plataforma Livre: Bacula

Plataforma paga: Backup Exec

Bacula –

Tipos de Backup Suportados:

• “Full” – faz cópia de todos os arquivos definidos na configuração da ferramenta, independente que os arquivos da lista ("file set")

• Diferencial – faz o “backup” apenas dos arquivos modificados a partir do último “backup full”.

• Incremental

• Cópia

• Migração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com