TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacula

Ensaios: Bacula. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMAS OPERACIONAIS E QUAIS APLICATIVOS EXECUTA BACKUP COMO: BANCO DE DADOS, E-MAIL, MÁQUINAS VIRTUAIS ENTRE OUTRAS;

O Bacula é um sistema ou software de backup de código aberto (FreeBSD), esse sistema é compatível com vários sistemas operacionais e ainda pode ser virtualizado e gerenciado por acesso remoto. Sua compatibilidade está relacionada com vários sistemas operacionais como por exemplo o Linux e suas varias extensões, Solaris, Windows, Mac OS X, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, HP-UX, Tru64, AIX e IRIX.

A arquitetura ideal para o Bacula consiste em sistema operacional (preferencialmente Linux) de 64 bits, o que agiliza as grandes operações de escrita do banco de dados e de armazenamento de arquivos. Importante ter o mínimo disponível de 4Gb de memória RAM para o sistema e 4 núcleos de processamento, ainda que o Bacula funcione com boa performance com menos recursos.

Funciona perfeitamente em ambientes virtualizados só que nesses casos é necessário cuidado, certificar-se de que as soluções de virtualização conseguem exportar para a VM (maquina virtualizada) onde o Storage Daemons é executado, os dispositivos SCSI de armazenamento e os braços e drives dos robôs de fitas.

Director Daemon

Este serviço é responsavel pela administração de todos os processos de backup, restauração, verificação e arquivamento. O Administrador de Sistema usa o Director Daemon para efetuar agendamentos de backup e para recuperar arquivos.

Console Manager

Este programa ajuda o administrador ou o usuário a se comunicar com o Director Daemon, pode ser executado em qualquer computador da rede e em sistemas operacionais diferentes, atualmente existem 3 versões do Console Manager: em texto puro (TTy), em interface gráfica usando bibliotecas do Gnome e uma usando bibliotecas wxWidgets (tanto em formato Unix quanto em Windows).

File Daemon

Este serviço é o software que é instalado na máquina que vai ser protegida pelo backup, ou seja, ele vai ser responsável por enviar os arquivos solicitados pelo Director Daemon pela rede. Ele também é responsável em administrar a gravação dos arquivos de restauração comandados pelo Director Daemon. Existem versões do File Daemon para diferentes sistemas operacionais: Linux, BSD, Unix, Windows (9x, NT, 2000, XP, 2003 e Macintosh (OSX)).

Storage Daemon

Este serviço consiste em administrar a gravação e restauração dos dados e atributos dos backups fisicamente em mídias apropriadas, essas podem ser volume de dados gravados diretamente no disco rígido ou alguma mídia removível (Fita DAT, DVD, CD, etc…)

Catalog

O serviço de catalogo é o programa responsável por manter uma indexação de todos os arquivos que são armazenados no backup e gerar uma base de dados dos volumes gerenciados pelo Director Daemon. O Catalog agiliza a busca de um arquivo no backup na hora que o administrador de sistema necessita efetuar uma restauração, como ele mantém uma base de indexação dos arquivos gravados, a busca por um arquivo no meio dos volumes é mais rápida.

Instalando o Bacula no FreeBSD

Inicialmente iremos precisar do FreeBSD 7.2 instalado e com a rede configurada corretamente e com acesso internet para instalar-mos os pacotes.

5.2. Backup de Bancos de dados

As metodologias de backup variam bastante de acordo com cada Banco. Como exemplo, o PostgreSQL tem uma maneira bem eficiente de cópia (on-line – ou seja, o banco não pára), muito útil para grandes bases.

Consiste na ativação da funcionalidade WAL (write ahead log) do Postgresq,permitindo que o banco seja colocado em “modo backup”, através de scriptsexecutados antes e depois dos jobs de backup – garantindo uma cópia integra dos dados.

Já para o MySQL,entretanto, as pesquisas apontaram, como única possibilidade, a utilização da funcionalidade de dump – que realiza um espelhamento fiel das informações do banco, mas que deixa suas transações pendentes durante sua criação.

Entretanto, em alguns testes realizados, a simples cópia dos arquivos que contém o banco de dados MySQL (utilizando o Bacula em sistema operacional Linux), foi suficiente para restauração íntegra do banco (apesar de não ser um procedimento recomendável).

O Oracle possui funcionalidade32 parecida com o PostgreSQL, permitindo que esteja configurado em modo de arquivamento e que, dessa maneira, seja colocado em “modo backup” por um script antes do trabalho de backup, e depois retornar ao estado anterior, através de um script pós-trabalho de backup. É considerado um “backup” quente, na medida que o banco de dados continua disponível.

No caso do Microsoft SQL, a maneira encontrada para backup (a exemplo doMySQL) consiste na realização dos dumps através de scripts executados pelo Baculatambém no Windows (arquivos .bat)33. No momento do restore, o Microsoft SQLdispõe de uma interface texto e outra gráfica para a reconstituição a partir daqueledump gravado.

5.3. Servidores Web

Um cliente Windows do Bacula será capaz de copiar o conteúdo dos arquivos do IIS (Internet Information Services) sem nenhuma dificuldade34 – entretanto as configurações do servidor web são omitidas. A Microsoft provê o script“iisback.vbs”, que é bem documentado na ajuda da Console de Administração do IIS (sendo executado, mais uma vez, no RunBeforeJob do Bacula).

No caso do Apache, a simples cópia de suas pastas com o Bacula (que fazbackup de arquivos abertos), seria suficiente para a restauração do serviço.

5.4. Serviços de Email

Ainda que seja possível fazer backup da aplicação Microsoft Exchangediretamente através de seus arquivos, trata-se de um método incompleto por não suportar backups diferenciais ou incrementais, além de dificultar a restauração de uma única base de dados, por exemplo.

Esta aplicação organiza seu armazenamento através de “Grupos de Storage”,que contém bancos de dados em si. A comunidade disponibiliza um plugin que permite o backup de todos esses grupos ou bases, podendo ser restauradas individualmente35.

Para a aplicação Zimbra, os próprios desenvolvedores divulgam scripts, na sua página “wiki”36, para backup através do Bacula.

Em relação ao Expresso, o backup com o Bacula também se mostrou viável. Trata-se, na verdade de um conjunto de aplicações que precisam ser protegidas:banco de dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com