TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bad Ragaz

Casos: Bad Ragaz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 4

Bad Ragaz

1.INTRODUÇÃO

O método Bad Ragaz foi desenvolvido utilizando os benefícios da flutuação para fins terapêuticos, recebeu este nome devido à cidade da Suíça na qual foi inicialmente utilizado em 1930, possui técnicas direcionadas e tem como principal objetivo o fortalecimento, mobilização, resistência e estabilização de tronco e extremidades. As técnicas utilizadas podem ser isocinéticas, isotônicas e isométricas. São utilizados em pacientes ortopédicos, neurológicos e reumatológicos e serve para preparação funcional.

O método se diferencia das outras técnicas, pois utiliza as propriedades físicas da água, ao mesmo tempo em que possibilita a função anatômica e fisiológica normal de músculos e articulações.

2.DESENVOLVIMENTO

Bad Ragaz é uma cidade na Suíça que foi construída ao redor de um SPA de águas termais. As águas desse SPA alimentavam três modernas piscinas, que começaram a ser utilizadas para exercícios em 1930. Em 1957 o Dr. Knupfer desenvolveu, na Alemanha, a técnica original do método “Bad Ragaz”, que foi trazida para a cidade de Bad Ragaz por Nele Ipsen. O objetivo principal dessa técnica foi a de promover a estabilização do tronco e extremidades, e também trabalhar com exercícios resistidos.

As técnicas do Bad Ragaz foram passadas de terapeuta para terapeuta, mas só foram publicadas em 1970, em alemão, por Beatrice Egger que desenvolveu a técnica de facilitação proprioceptiva neuromuscular, aplicada por Bridget Davis. O método é usado amplamente para reeducação muscular, fortalecimento, alongamento, relaxamento e inibição do tônus, utilizando as propriedades únicas da água como flutuação, turbulência, pressão hidrostática, tensão superficial e capacidade térmica. Os padrões permitem os movimentos anatômicos e fisiológicos normais que envolvem as articulações e os músculos responsáveis pelos movimentos.

O Bad Ragaz é composto de técnicas de movimentos com padrões em planos anatômicos e diagonais, com resistência e estabilização fornecidas pelo terapeuta. O posicionamento do paciente em decúbito dorsal é mantido através de flutuadores nos seguimentos anatômicos. As posições de partida são de supino, deitado de lado ou prono.

2.1.Objetivos

Os padrões de Bad Ragaz são compostos de exercícios resistidos de fortalecimento e mobilização com indicações bem definidas. Suas técnicas não podem ser utilizadas para fortalecimento em hidroginástica. Pode ser usado para pacientes neurológicos, ortopédicos e reumatológicos e servem como preparação para o trabalho funcional. Seus principais objetivos de tratamento são:

• Fortalecimento;

• Melhora da coordenação dos padrões de movimento normais;

• Melhora/ ganho de estabilidade do tronco;

• Aumento da amplitude de movimento articular;

• Relaxamento;

• Adequação do tônus muscular;

• Treinamento neuromuscular;

• Redução da dor;

• Mobilização da coluna e alongamento do tronco;

• Preparação das extremidades distais para descarga de peso;

• Aumento das habilidades funcionais.

2.2.Técnicas

Os padrões poderão ser realizados somente se o fisioterapeuta estiver na água conduzindo e instruindo os pacientes. Existem três maneiras de o fisioterapeuta agir em relação aos pacientes. Elas são:

• Isocineticamente: o fisioterapeuta fornece fixação enquanto o paciente move-se na água – tanto na direção do fisioterapeuta quanto para longe ou ao redor dele;

• Isotonicamente: o fisioterapeuta age como fator estabilizante, mas que se move e o paciente é empurrado na direção dos movimentos que levam a um aumenta da impedância dos exercícios;

• Isometricamente: o paciente mantém-se em uma posição fixa enquanto é empurrado na água pelo fisioterapeuta.

Esses pontos ressaltam a necessidade da estabilidade da flexibilidade do fisioterapeuta. Para assegurar que esses fatores sejam desenvolvidos, os fisioterapeuta não deve trabalhar em uma profundidade superior ao nível da oitava vértebra torácica.

Os apoios devem ser exatos e capazes de guiar o paciente a trabalhar os grupos musculares necessários. Os apoios também podem fornecer resistência aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com