TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balançeamento De Linha

Artigos Científicos: Balançeamento De Linha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

Nesse post vamos tratar do balanceamento de linhas e montagem. Uma “linha de montagem” representa o fluxo de operações em um sistema contínuo, onde o produto (ou parte dele) é dividido em um determinado número de operações ou tarefas que são distribuídas em postos de trabalho.

Para fazer o balanceamento de uma linha de montagem deve-se em primeiro lugar determinar o tempo de ciclo (TC), que é o tempo máximo permitido a uma estação de trabalho de uma linha de montagem para concluir um conjunto de tarefas determinadas, ou seja, expressa a frequência que um componente do produto deverá sair da linha, ou em outras palavras, o intervalo de tempo entre dois componentes consecutivos.

Por exemplo, uma linha deve produzir 800 peças em 6 horas de trabalho. Neste caso, o tempo de ciclo será de 6 horas x 60 minutos / 800 = 0,45 minuto/peça, ou seja, a cada 0,45 minuto a linha deverá produzir uma peça para que se alcance a produção de 800 peças no final do dia.

O tempo de ciclo é expresso como:

TC = tempo de produção/quantidade produzida no tempo de produção

Depois de calculado o TC, determinamos o número mínimo de operadores que teoricamente são necessários para obter a produção desejada no tempo especificado. Neste caso, o tempo de cada um dos postos de trabalho são somados e divididos pelo TC.

O número teórico de operadores é expresso como:

N = tempo total para produzir um componente na linha/tempo de ciclo

Desta forma, devemos verificar se o número teórico de operadores (N) é suficiente para os requisitos da produção, através da distribuição dos trabalhos nos postos de trabalho e alocando em cada posto o menor número de operadores possível, levando-se em consideração que o tempo de cada operador deverá ser menor ou igual ao TC. Se o número teórico de operadores (N) não for suficiente para se alcançar a produção desejada, no tempo desejado, teremos então que abrir mais postos de trabalho para alocar mais operadores, determinando assim o número real de operadores (NR). Da mesma forma, poderá acontecer nesta distribuição que sejam alocados mais de 1 operador nos postos de trabalho e consequentemente o número de postos também seja diminuído.

Após definido o número teórico e real de operadores, calculamos a eficiência do balanceamento (E) expressa por:

E = N/NR

EXEMPLO: Uma linha de montagem apresenta os processos a seguir onde cada operador trabalha 45 minutos por hora e deseja-se montar 10 produtos por hora.

TC = 45/10 = 4,5 minutos/peça

N = ?Ti/TC = 17,5/4,5 = 3,89 operadores teoricamente

Após calculado o número teórico de operadores, faz-se a divisão do trabalho entre eles nos postos, agrupando as atividades nos postos de acordo com a sequência lógica do processo, não ultrapassando o TC = 4,5.

Logo após, calcula-se a eficiência do balanceamento que é igual a:

E = N/NR = 3,89/5 = 77,8%

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com