TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Patrimonial Situação Economica E Fiananceira

Ensaios: Balanço Patrimonial Situação Economica E Fiananceira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 4

ASPECTOS SOBRE SITUAÇÃO FINANCEIRA VERSUS SITUAÇÃO ECONÔMICA

Situação Financeira

O autor apresenta o Balanço Patrimonial como um indicador de averiguação para saber como está a situação financeira da empresa, em outras palavras, obter noção de quanto de dinheiro a empresa tem disponível para começar a se desenvolver. A análise de curto prazo é observada nas contas do ativo e passivo circulante, onde o primeiro é constituído de dinheiro; quase dinheiro é um futuro dinheiro, já no segundo veremos as obrigações para com terceiros, devidas a curto prazo, onde o ativo circulante não pode ser menor que o passivo circulante, pois, é do ativo circulante que é retirado recursos para empresa se desenvolver (como compras de insumos, aluguéis a paga, salários a pagar, etc...), gerando assim as subcontas do passivo.

Abaixo podemos ver fórmula para verificar situação financeira da empresa:

Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo / Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo.

Situação Econômica

Segundo Marion (2006, p. 80) uma forma de avaliar a situação econômica é observar a variação do Patrimônio Líquido da empresa, e ainda enfatiza o autor que um PL fortalecido em relação à capital de terceiros a torna uma empresa mais sólida para imprevistos. Para Marion (2006, p. 80) não há dúvida que um bom e constante lucro, desde que, uma boa parcela seja retida para lucros e será decisivo para o seu fortalecimento econômico e sugeri que a apuração do resultado seja contabilizada em períodos mais curtos e não em 12 meses como de costume. Analisando as duas situações para o autor defende que o regime econômico é melhor, pois, vendo por esse ângulo, pode-se observar que toda receita é considerada mesmo que não tenho sido obtida.

Resultado e reflexo no Balanço Patrimonial

Próxima página veremos um exemplo de uma estrutura do balanço patrimonial, apesar das despesas e receitas serem computadas em outro demonstrativo, essas contas possuem influência em todo Balanço.

Diferenciando Perda, Ganho, Gasto, Custo, Despesas e Custo no momento da venda.

Segundo o autor Marion (2006, p. 88), não é só de receita e despesa que se forma o resultado de um determinado período, há outros fatores contribuem para o lucro ou prejuízo, precisa entendê-los.

a) Perda: Gasto involuntário, que não visa receita. Ex. Incêndio, inundações, etc...

b) Ganho: Um lucro que não faz parte da atividade operacional da empresa. Ex. A venda de um imobilizado.

c) Gasto: É todo sacrifício para aquisição de um bem ou serviço.

d) Custo: São todos os gastos necessários para transformação da matéria-prima no produto final, que são realizados dentro da fábrica. Ex. Mão de Obra, Energia Elétrica, etc...

e) Despesas: São gastos necessários, porém, não provenientes da fabricação. Ex. Comissão de vendedores, Alguel do escritório...etc.

f) Custo no momento da venda: Seria o preço pago pela mercadoria, no caso de uma indústria, deve-se contabilizar todos os custos que contribuíram para transformação do produto.

Tripé Decisorial

Em seu livro, Contabilidade Empresarial, o autor afirma que o objetivo da contabilidade é que com os dados os gestores possa tomar a melhor decisão, por isso desenvolveu, o que ele chama de Tripé Decisórial, como o próprio nome sugere, são 3 ângulos e pra cada ângulo desse é preciso se questionar como evitar atrasos e liquidar compromissos? Toda empresa precisa endividar-se para investir no Ativo? Como melhorar seu Ativo sem enfraquecer a empresa? Como aumentar o lucro e deixá-la competitiva?

 Primeiro o gestor analisa a situação econômica comparando o Ativo Circulante com o Passivo Circulante (1º pé). É essencial que o Ativo Circulante seja maior que o Passivo Circulante.

 Segundo, comparar capital de terceiros com capital próprio (2º pé). Deve-se ter um equilíbrio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com