TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço patrimonial e demonstração de resultados

Tese: Balanço patrimonial e demonstração de resultados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Tese  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 3

1°PASSO

O Balanço Patrimonial e as demonstrações do resultado do exercício (DRE) são de extrema importância na apresentação das contas das empresas em cada ano.

Anualmente, as empresas têm de apresentar suas contas de um ano completo de forma a que o relatório demonstre os ativos, o passivo e o patrimônio liquidam. A apresentação dos dados é feita de uma determinada forma padronizada de modo a que a sua leitura seja o mais fácil possível de analisar todos os documentos.

A DRE ou demonstrativo do resultado do exercício não é mais do que a demonstração dinâmica onde se evidencia a forma do resultado líquido num exercício. Sempre é feito mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.

A utilidade desses demonstrativos contábeis?

As informações a respeito do segmento de negócios da organização são ferramentas indispensáveis para um real posicionamento no mercado, além de diagnosticar como andam as vendas, como se encontra o caixa, qual é a carga tributaria quais os custos fixos e variáveis, quais os gastos que podem ser reduzidos ou até eliminados, e a partir destes dados tomarem as decisões necessárias para o continua melhoria dos processos.

Neste momento a informação contábil aparece como a mais confiável das fontes de informação organizacional. O sistema contábil abrange o processo de registro dos eventos econômicos com a principal finalidade de organizar, resumir informações que possam ser consultadas a qualquer tempo e que forneçam o perfil econômico em um determinado período ao longo do ciclo de vida do negocio.

As informações estratégicas que são estratificadas destes relatórios?

O ambiente atual de informações em relação aos produtos e serviços exige novas capacidades para assegurar o sucesso competitivo. Precisa- se, portanto, conhecer a organização sobre vários focos, ter um plano estratégico é diferenciar-se dos concorrentes, manter-se no negócio abrindo-lhe novos horizontes.

O BCS é um sistema de gestão estratégica, que parte da estratégia da empresa para definir um conjunto de indicadores e mecanismos para gerenciar as ações em direção os objetivos da organização. Sabemos que um dos maiores problemas encontrados nas empresas estão alocados nos custos.

A contabilidade torna-se cada vez mais a ponte para o sucesso dos negócios. No entanto, não basta apenas traçar metas para cortar custos, ou simplesmente desenvolver sistemas para implantação nas empresas, antes deve ser identificado um gestor contábil, e que este estabeleça uma relação de confiança mutua interagindo com o empresário, para que seja edificado que tipo de informação que o mesmo necessita e que problemas esta enfrentando.

Portanto, antes de se traçar qualquer meta, a estratégia empresarial é de suma importância saber, que tipo de informação o empresário deseja para que o sistema a ser desenvolvido possa surtir efeitos e contribuir na estratégia da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com