TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Baleiro Aluminium Products Corporation

Resenha: Baleiro Aluminium Products Corporation. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  Resenha  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

A Baleiro Aluminum Products Corporation, sediada em Caxias, Maranhão, é um fabricante de portas e janelas. Segundo Zeca Baleiro, presidente da Baleiro Aluminum, que se juntou ao negócio da família em 2005, a empresa estava longe da idade do computador. “As formas antigas de se fazer às coisas eram ineficientes”, recorda Baleiro. Cada pedido que a empresa recebia era escrito pelo menos sete vezes: em um formulário de pedidos por telefone, em uma caderneta de vendas diárias, nas instruções para a sala de corte, no livro-razão a receber, nas faturas, nos talões de embarque e, finalmente, no relatório mensal. Pior ainda, o negócio estava desperdiçando matéria-prima. “Os erros eram tremendos, cada erro de transcrição ou de cálculo significava que as armações, vidros e telas não haviam servido e teriam que ser cortados novamente”, disse Baleiro.

Reconhecendo que a empresa precisava de ajuda profissional, Baleiro contratou o Sigma Group, uma empresa de consultoria de computação em São Luís, Maranhão. Os consultores aconselharam Baleiro a adquirir microcomputadores e instalar softwares sob medida para cotações de cálculos. Além disso, sugeriram a ligação dos computadores e softwares através de telecomunicações a uma central de banco de dados. Também foi necessário criar um plano de como o sistema de informação deveria ser usado.

Hoje, a empresa tem seis microcomputadores ligados em rede. Cada departamento tem acesso aos registros dos negócios da empresa, de modo que os empregados podem ver rapidamente o andamento de cada pedido, desde a venda até o embarque. “Eliminando os pedidos reescritos, reduzimos o número de funcionários de dez para sete”, diz Baleiro. O novo sistema de informação também permite à empresa faturar a seus clientes muito mais rápido do que antes. “Isto significa que os pagamentos entrem mais cedo, e que podemos pagar nossos fornecedores mais rapidamente, nos qualificando assim para obter descontos também”, diz Baleiro. Além disso, o desperdício de produção da companhia foi reduzido, e o sistema faz a otimização do uso do material na operação de corte, que reduz ainda mais as sobras. “A lucratividade aumentou, então pudemos abaixar os preços”, diz Baleiro. Apesar do mercado de construção estagnado do Maranhão, as vendas da empresa têm crescido constantemente. Baleiro acredita que o sistema de informação foi responsável por grande parte disso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com