TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Artigo: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

2.-Itens que compõem a estrutura do Modelo Relacional:

Trata-se de um modelo bastante potente e ao mesmo tempo bastante simples, que não representa problemas. O elemento principal deste modelo é a relação. Por tanto, podemos dizer que um banco de dados relacional está composto por um conjunto de relações.

2.1.-Relação:

A relação se representa mediante uma tabela, esta tabela representa ao que no modelo entidade-relação chamávamos entidade. Esta tabela contém os atributos (colunas) e as tuplas (filas).

 Atributo: trata-se de cada uma das colunas da tabela. Vêem definidas por um nome e podem conter um conjunto de valores.

 Tupla: trata-se de cada uma das filas da tabela. É importante assinalar que não se podem ter tuplas duplicadas em uma tabela.

2.2.-Domínios:

O domínio dentro da estrutura do modelo relacional é o conjunto de valores que pode tomar um atributo. Existem dois tipos de domínios:

 domínios generais: são aqueles que estão compreendidos entre um máximo e um mínimo.

 domínios restringidos: são os que pertencem a um conjunto de valores específicos.

2.3.-Chaves:

Cada tupla de uma tabela tem que estar associada a uma chave única que permita identifica-la.

Uma chave pode estar composta por um ou mais atributos.

Uma chave tem que ser única dentro de sua tabela e não se pode descartar nenhum atributo da mesma para identificar uma fila.

2.4.-Tipos de chaves:

 Chave primária (Primary Key PK): é o valor ou conjunto de valores que identificam uma fila dentro de uma tabela. Nunca pode ser NULL. Um exemplo claro de chave primária seria o RG, que é único para cada pessoa e não pode ser NULL.

 Chave alheia (Foreign Key FK): é o valor ou valores de uma tabela que corresponde com o valor de uma chave primária em outra tabela. Esta chave é a que representa as relações entre as tabelas.

2.5.-Vistas:

Trata-se de uma tabela fictícia, a qual mostra atributos de outras tabelas relacionadas. Desta forma obtemos os dados que nos interessam de uma ou várias tabelas. É importante assinalar que não se podem realizar operações sobre vistas.

3.-O Modelo Relacional:

A arquitetura de um banco de dados relacional pode ser descrita de maneira informal ou formal. Na descrição informal estamos preocupados com aspectos práticos da utilização e usamos os termos tabela, linha e coluna. Na descrição formal estamos preocupados com a semântica formal do modelo e usamos termos como relação(tabela), tupla(linhas) e atributo(coluna).

Tabelas (ou relações, ou entidades).

Todos os dados de um banco de dados relacional (BDR) são armazenados em tabelas. Uma tabela é uma simples estrutura de linhas e colunas. Em uma tabela, cada linha contém um mesmo conjunto de colunas. Em um banco de dados podem existir uma ou centenas de tabelas, sendo que o limite pode ser imposto tanto pela ferramenta de software utilizada, quanto pelos recursos de hardware disponíveis no equipamento.

As tabelas associam-se entre si através de regras de relacionamentos, estas regras consistem em associar um ou vários atributo de uma tabela com um ou vários atributos de outra tabela.

Exemplo: A tabela cadastro relaciona-se com a tabela vaga no estacionamento. Através deste relacionamento esta última tabela fornece a lista de vagas para a tabela cadastro.

4.-Registros (ou tuplas):

Cada linha formada por uma lista ordenada de colunas representa um registro, ou tupla. Os registros não precisam conter informações em todas as colunas, podendo assumir valores nulos quando assim se fizer necessário. Resumidamente, um registro é uma instância de uma tabela, ou entidade.

Exemplo: O Cliente cpf_proprietario é uma instância (registro) da tabela cadastro, e a nro_vaga é a instância (registro) da tabela vaga do Estacionamento. Uma associação entre estas duas tabelas criaria a seguinte instância de relacionamento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com