TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Trabalho Escolar: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

1.1 BANCO DE DADOS

Em volta do mundo da tecnologia, provavelmente você já ouviu citarem um banco de dados, porém sempre há duvidas de como é um banco de dados ? Como Funciona ? Será abordado nesse capítulo informações como por exemplo modelos de banco de dados, SGBD’s, etc. O sistema de banco de dados se encontra casualmente no nosso dia a dia como por exemplo, no ato do seu saque em um caixa bancário, isso irá gerar uma movimentação na sua conta, assim necessitará de uma atualização nos dados de sua conta, como atualizar seu extrato bancário, assim sucessivamente.

Enfim um sistema para armazenamento de dados, banco de dados, é basicamente um sistema computadorizado de manutenção de registros. O banco de dados, pode se equivaler a um armário eletrônico de arquivamento, antigamente existiam arquivos, ficavam muitos papéis em várias gavetas com alta chance de fatalidades, erros, humanos (Date, 2003). Estes registros de dados computadorizados além de manter todos os dados organizados, também devem atualizações, inclusões e exclusões da base de dados, sem nunca perder se quer um dado, a não ser que o usuário queira excluir o dado solicitado.

1.2 O QUE É BANCO DE DADOS ?

Como falamos anteriormente banco de dados é basicamente um sistema por computadores que por exemplo, pode armazenar informações e gerenciar os dados de um banco de dados. Estes dados podem ser altamente secretos como também podem ser apenas informações do usuário, um banco de dados pode ter como objetivo somente facilitar ao usuário a busca de informações e dispensar pilhas de papéis, por exemplo.

Um sistema de banco de dados envolve quatro componentes fundamentais que vamos ouvir muitas vezes nesta monografia são eles : dados, hardware, software e usuário. (Date, 2003) , logo abaixo será explicado o que cada um destes componentes interfere em um sistema de banco de dados.

1.1.1 Dados

Os sistemas de banco de dados são conduzidos em máquinas que variam de pequenos computadores de mão ou até a servidores de grandes empresas. Os recursos disponíveis são determinados justamente pelo tamanho e pela potência que cada computador pode utilizar. Normalmente em máquinas pequenas se encontram sistemas chamados de monousuário. Monousuário é um sistema onde somente uma única pessoa pode acessar o banco de dados ao mesmo tempo e buscar dados, efetuar mudanças, etc. Já em máquinas de grande porte normalmente tendem a ter o sistema multiusuário que é aquele em que muitos usuários podem acessar ao mesmo o banco de dados efetuando todas as operações possíveis em um sistema de banco de dados.

1.1.2 Hardware

São volumes de armazenamento normalmente discos magnéticos são usados para armazenar os dados nas maquinas em que contenham softwares de banco de dados, juntamente com dispositivos de entrada e saída associados, controladores de dispositivos, etc.

1.1.3 Software

Entre o banco de dados físico, ou seja os dados que estão armazenados na máquina , e os usuários existe um nível de software conhecido como gerenciador de banco de dados ou como conhecido frequentemente por sistema de gerenciamento de bancos de dados (SGBD).Todas as solicitações para entrar no banco de dados e efetuar processos são tratadas pelo SGBD.

1.1.4 Usuário

Podemos considerar 3 tipos de usuários :

• Programadores de aplicação: São responsáveis por escrever

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com