TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Trabalho Universitário: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 5

Banco De Dados

Os bancos de dados e os sistemas de bancos de dados se tornaram componentes essenciais no cotidiano da sociedade moderna. No decorrer do dia, a maioria de nós se depara com atividades que envolvem alguma interação com os bancos de dados. Por exemplo, se formos ao banco para efetuarmos um depósito ou retirar dinheiro, se fizermos reservas em um hotel ou para a compra de passagens aéreas, se acessarmos o catálogo de uma biblioteca informatizada para consultar uma bibliografia, ou se comprarmos produtos — como livros, brinquedos ou computadores — de um fornecedor por intermédio de sua página Web, muito provavelmente essas atividades envolverão uma pessoa ou um programa de computador que acessará um banco de dados.

Até mesmo os produtos adquiridos em supermercados, em muitos casos, atualmente, incluem uma atualização automática do banco de dados que mantém o controle do estoque disponível nesses estabelecimentos.

Essas interações são exemplos do que podemos denominar aplicações tradicionais de banco de dados, no qual a maioria das informações que são armazenadas e acessadas apresenta-se em formatos textual ou numérico. Nos últimos anos, os avanços tecnológicos geraram aplicações inovadoras e interessantes dos sistemas de banco de dados.

Usaremos um exemplo simples, o qual a maioria está familiarizado: o banco de dados de uma escola no qual são mantidas as informações do meio acadêmico, como alunos, cursos e notas.

O banco é organizado em quatro arquivos, cada um armazena os registros de dados do mesmo tipo. O arquivo ALUNO conserva os dados de cada estudante, o CURSO preserva os dados sobre cada curso, o arquivo DISCIPLINA guarda os dados de cada disciplina do curso; o arquivo HISTORICO_ESCOLAR mantém as notas recebidas por aluno nas diversas disciplinas cursadas.

Para definir esse banco de dados devemos especificar a estrutura de cada registro em cada arquivo, considerando-se os diferentes tipos de elementos dos dados a serem armazenados em cada registro.

Cada registro ALUNO inclui os dados que representam o NomedoEstudante, NumerodoAluno, Turma.

Cada registro CURSO apresenta dados como NomedoCurso, NumerodoCurso, Créditos e Departamento (que oferece o curso).

Cada registro DISCIPLINA apresenta dados como IdentificadordeDisciplina, NumerodoCurso, Semestre, Ano e Instrutor.

Cada registro HISTORICO_ESCOLAR mantem dados NumerodoAluno, Identificador/Disciplinas e Nota.

Para construir o banco de dados UNIVERSIDADE armazenamos os dados que representem cada aluno, curso, disciplina, relatório de notas e prérequisitos, bem como cada registro no arquivo apropriado. Pode-se perceber que os registros de diferentes arquivos podem estar relacionados. Por exemplo, o registro para "Smith" no arquivo ALUNO está relacionado a dois registros no arquivo HISTORICO_ESCOLAR, cuja função é especificar as notas de Smith em duas disciplinas. Por similaridade, cada registro, no arquivo PRE_REQUISITO, está relacionado a dois registros em curso: um representando o curso e o outro, o pré-requisito. A maioria dos bancos de dados médios e grandes inclui muitos tipos de registros e tem muitos relacionamentos entre os registros.

A manipulação do banco de dados envolve uma consulta (query) e atualização. Os exemplos de consulta são: a 'recuperação do histórico escolar —

lista de todos os cursos e notas — de Smith', a 'relação dos nomes dos alunos que fizeram as disciplinas do curso de banco de dados oferecido no segundo semestre de 1999 e suas notas naquelas disciplinas' e 'quais os pré-requisitos do curso de banco de dados?' Os exemplos de atualização são: 'mudar a turma de Smith para veteranos', 'criar uma nova disciplina para o curso de banco de dados neste semestre' e 'colocar a nota A para Smith na disciplina banco de dados do último semestre'. Essas consultas informais e atualizações devem ser especificadas, precisamente, na linguagem de consulta (query language) do SGBD, antes de serem processadas.

MER - Modelo de Entidade e Relacionamento

O MER deu uma nova e importante percepção dos conceitos de modelos de dados. Ele possibilitava ao projetista concentrar-se apenas na utilização dos dados sem se preocupar com estrutura lógica de tabelas. Por esse motivo, o modelo ER é utilizado pelo projeto conceitual para modelar os conceitos do bando de dados de forma independente de SGDB.

O diagrama ER é a forma pela qual um projetista de banco de dados descreve os requisitos levantados para/pelos os clientes.

A modelagem conceitual é uma fase muito importante no planejamento de uma aplicação de um banco de dados bem-sucedida.

O primeiro passo é o levantamento e análise de requisitos.

Uma vez que todos os requisitos tenham

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com