TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Trabalho Universitário: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

a Engenharia de Software, um caso de uso (do inglês use case) é um tipo de classificador representando uma unidade funcional coerente provida pelo sistema, subsistema, ou classe manifestada por sequências de mensagens intercambiáveis entre os sistemas e um ou mais atores.

Casos de uso são narrativas em texto, descrevendo a unidade funcional, e são amplamente utilizados para descobrir e registrar requisitos de sistemas. Os diagramas de Casos de Uso são representações dos Casos de Uso e podem ser representados por uma elipse contendo, internamente, o nome do caso de uso.

Um caso de uso representa uma unidade discreta da interacção entre um usuário (humano ou máquina) e o sistema. Um caso de uso é uma unidade de um trabalho significante. Por exemplo: o "login para o sistema", "registrar no sistema" e "criar pedidos" são todos casos de uso. Cada caso de uso tem uma descrição o qual descreve a funcionalidade que irá ser construída no sistema proposto. Um caso de uso pode "incluir" outra funcionalidade de caso de uso ou "estender" outro caso de uso com seu próprio comportamento.

Casos de uso são tipicamente relacionados a "atores". Um ator é um humano ou entidade máquina que interage com o sistema para executar um significante trabalho.

É importante notar que não descreve como o software deverá ser construído, mas sim como ele deverá se comportar quando estiver pronto. Um software frequentemente é um produto complexo, e sua descrição envolve a identificação e documentação de vários casos de uso, cada um deles descrevendo uma "fatia" do que o software ou uma de suas partes deverá oferecer.

Normalmente evitam o uso de termos técnicos, preferindo a linguagem do utilizador final, são empregados tanto por quem desenvolve o software quanto pelos utilizadores do software.

Índice [esconder]

1 Origem

2 Definição

3 Área do Caso de Uso

3.1 Diagramas de casos de uso

4 Secções habituais nos Casos de Uso

5 Benefícios e Vantagens do Caso de Uso

6 Cenário principal

7 Cenários alternativos

8 Outras partes de um caso de uso

9 Conceitos

9.1 Os atores

10 Atributos dos Casos de Uso

11 Vistas de uma arquitetura

12 Limitações

13 Ligações externas

Origem[editar | editar código-fonte]

O processo de identificação de requisitos na engenharia de software tem uma função fundamental no correto desenvolvimento do projeto, pode-se no entanto facilmente tornar num processo extenso e trabalhoso.

Durante o desenvolvimento da área de Engenharia da computação iniciada em meados da década de 80, vários autores sugeriram diversas técnicas para um processo mais rápido e eficiente de levantamento e validação de requisitos de sistemas de software.

Uma das técnicas mais populares é a utilização de Casos de Uso para descrever claramente todos os requisitos de um dado sistema, esta técnica foi proposta por Ivar Jacobson em sua metodologia de desenvolvimento de sistemas orientados a objetos OOSE, visando identificar os requisitos de um sistema.

Foi aprimorada por várias outras personalidades do campo, como por exemplo, Alistair Cockburn.

Posteriormente foi incorporado à linguagem UML, que define um diagrama para representar graficamente os casos de uso e seus relacionamentos (Diagrama de caso de uso).

Definição[editar | editar código-fonte]

O foco deste artigo é a utilização de casos de uso na engenharia de requisitos. Cada um chamado caso de uso descreve um cenário de possível interação com um utilizador ou um outro sistema. Devem ser os mais claros possíveis para que todos os eventuais leitores de diferentes campos e backgrounds possam entendê-los de igual modo, devendo-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com