TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Trabalho Escolar: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2014  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema para locadora de veículos

Construir um modelo ER para o BD de uma empresa de locação de veículos. A empresa aluga automóveis, camionetas de passageiros e camionetas de carga.

A empresa atende o mercado de pessoas físicas e de pessoas jurídicas. Deve-se cadastrar os dados de clientes que já tenham usado a locadora no passado. Para pessoas físicas, é necessário guardar nome, sexo, data de nascimento, endereço e CIC. Para pessoas jurídicas é necessário conhecer o nome, CGC, inscrição estadual e endereço. Os clientes são identificados por um código interno.

A empresa tem uma grande rede de filiais espalhadas pelo país. Em certo momento, um veículo encontra-se sob responsabilidade de uma filial. Entretanto, como veículos podem ser alugados para viagens em um sentido somente, eles podem mudar de filial. Um veículo é identificado pela sua placa. Além disso, deve-se armazenar o número do chassis, número do motor, tipo do veículo e a sua cor.

O sistema deverá registrar:

a) os veículos disponíveis em determinada filial na data corrente;

b) as reservas para veículos em uma filial, com previsão de que veículos estarão disponíveis em uma data futura.

c) os veículos presentemente alugados pela filial, o ponto de entrega (caso seja diferente do da locação) e data de entrega prevista.

Os veículos são classificados por uma tabela de tipos. Por exemplo, P3 corresponde a automóveis pequenos, de quatro portas e com ar condicionado, e G4 a grandes automóveis de luxo. As reservas não são feitas para uma marca ou modelo de veículo, mas para um tipo de veículo.

Para tipos de automóveis, os clientes desejam saber o tamanho (classificado em pequeno, médio e grande), o número de passageiros, o número de portas, bem como se possui os seguintes acessórios: ar-condicionado, rádio, CD, direção hidráulica e câmbio automático.

Para tipos de camionetas de passageiros, as informações são as mesmas que para automóveis. Já para tipos de camionetas de carga, os clientes desejam saber a capacidade de carga da camioneta.

Para cada veículo, há um determinado número de horas necessário para limpeza e revisão de entrega, entre uma locação e outra.

Além disso, o sistema deve programar as revisões dos veículos, impedindo que sejam

reservados quando há revisões pendentes. Esta programação é feita com base em um conjunto de parâmetros que são a quilometragem atual do veículo, a quilometragem média diária de um veículo do tipo, bem como em uma tabela de revisões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com