TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Ensaios: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 Banco de dados

Segundo Elmasri (2005, p.4), “Um banco de dados é uma coleção de dados relacionados. Os dados são fatos que podem ser gravados e que possuem um significado implícito.”

Alguns aspectos do mundo real são reproduzidos num bando de dados que é uma coleção lógica e coerente de dados com algum significado próprio.

Conforme Elmasri (2005), um banco de dados é planejado, construído e contêm dados de uma proposta exclusiva, existem os usuários determinados e algumas aplicações já determinadas para esse grupo de usuários.

1.2 Modelo de Dados Conceitual

De acordo com Elmasri (2005), os modelos de dados conceituais são de alto nível e tem conceitos que expõe os dados como usuários os veem.

Para Elmasri (2005, p.20)

Os modelos de dados conceituais utilizam conceitos como entidades, atributos e relacionamentos. Uma entidade representa um objeto do mundo real ou um conceito, como um funcionário ou um projeto, que são descritos no banco de dados. Um atributo corresponde a alguma propriedade de interesse que ajuda a descrever uma entidade, como o nome do funcionário ou seu salário. O relacionamento entre duas ou mais entidades mostra uma associação entre estas: por exemplo, um relacionamento trabalha-em de um funcionário com um projeto.

1.3 Modelo de Dados Lógico

O modelo lógico é criado a partir do modelo conceitual e existem três abordagens principais: relacional, hierárquica e em rede, dentre elas a mais utilizada é a relacional que possui uma coleção de tabelas cada uma com nome próprio.

No modelo relacional segundo Silberschatz (1998, p.61)

Uma linha em uma tabela representa um relacionamento entre um conjunto de valores. Uma vez que essa tabela é uma coleção de tais relacionamentos, há uma estreita correspondência entre o conceito de tabela e o conceito matemático de relação, a partir das quais se originam o nome desse modelo de dados.

1.4 Modelo de Dados Físico

Conforme Elsmari (2005), os modelos de dados físicos são de baixo nível e possui conceitos que descrevem os detalhes de como os dados estão armazenados no computador, esses conceitos não são importantes para os usuários finais, mas sim para os especialistas em computador.

Segundo Elsmari (2005, p.20)

Os modelos de dados físicos descrevem como os dados estão armazenados em arquivos no computador, pela representação da informação como o formato do registro, a ordem dos registros e as rotas de acesso (access paths). Uma rota de acesso é uma estrutura que torna a pesquisa por determinados registros no banco de dados eficiente.

Os modelos de dados físicos captam os aspectos de implementação do sistema de banco de dados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SILBERSCHATZ, Abraham; KORTH, Henry F.; SUDARSHAN, S. Sistemas de Banco de Dados. 3ª. Edição. Editora Makron Books, 1998

ELMASRI,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com