TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Talentos

Artigo: Banco De Talentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  1.267 Visualizações

Página 1 de 7

TEXTO ARGUMENTATIVO.

Analisamos a empresa e percebemos que ela não possuía um Banco de Talentos; e a partir dai desenvolvemos uma proposta para que seja implantado o mais rápido possível. Pois mesmo sendo uma empresa de pequeno porte é importante o Banco de Talentos.

A nossa proposta é mostrar para vocês que não só no ambiente de trabalho mais em todas as áreas da vida, as pessoas que sempre estão em destaque são as que agregam a maior quantidade de competências prontas para criar, inovar e gerar resultados. Sendo assim uma das maiores vantagens de se ter um Banco de Talentos é poder captar as pessoas que possuem inteligências múltiplas , conhecendo a força de trabalho disponível, os pontos de excelência e insuficiência de cada colaborador.

De que adianta a empresa investir em alta tecnologia e não ter profissionais preparados para as exigências do mercado de hoje! Para isso a importância do BDT que permite fazer um raios-X do seu potencial humano, servindo de base para tomada de decisões gerencia precisas como: escolher o profissional para o processo sucessório, formar novas equipes a partir de potencial em evidencia, melhorar os déficits usando planos de treinamento e desenvolvimento entre outros.

Com o Banco de Talentos todos ganham; as empresas conseguem realinhar a estrutura do pessoal; as pessoas têm possibilidade de planejar seu autodesenvolvimento conhecendo suas dificuldades e seu potencial. Deve se levar em conta que não é só implantar um projeto é também necessário o acompanhamento e a utilização dos resultados na tomada de decisões.

Antes de implantar o projeto è necessário analisar os diversos métodos existentes, optando por aquele que seja mais adequado para a empresa. Levando em conta o numero de candidatos, o tempo, objetivo da seleção, a verba para o investimento, capacidade técnica do avaliador e o perfil dos clientes. Essa metodologia traz como pontos fortes clareza na identificação dos perfis e maior facilidade para avaliar os candidatos com justiça, ética e imparcialidade.

Etapa 2 passo 3

Descobrir talentos e identificar performance competências em potencial, bem como investir na capacidade potencial futura de uma equipe.

Analisar o resultado de uma verificação de performance é sempre comparativa.

Cada forma de avaliar tem suas vantagens e desvantagens, o método mais adequado é o que reúne um numero considerável de instrumentos e estratégias, gerado para o consultor responsável pela verificação dos colaboradores.Cabe cada empresa decidir o que usar, tirando o melhor de cada uma das opções existentes, de acordo com suas possibilidades.

Algumas ferramentas usadas na verificação de competências são: A entrevista de mapeamento de competências, entrevistas individuais ou em grupos,pesquisa de dados dos indivíduos, feedback aos avaliados, treinamento e orientações, feedback para os gestores,mapeamento de potencial entre outros.

Após a implantação do banco de talentos

As organizações contemporâneas, para serem competitivas, estão utilizando a gestão

Por competências com a finalidade de gerenciar os seus talentos.

Nesse sentido, as empresas cientes da importância de identificar seus talentos procuram meios de tornar essa realidade por meio das competências das pessoas. O propósito é posicionar a pessoa certa para as atribuições do cargo, a fim de tornar tangíveis as competências requeridas.

Tal procedimento visa a facilitar uma análise contínua da evolução funcional, bem como orientar as ações necessárias para que os resultados empresariais sejam obtidos. Uma Base de Dados pode contribuir sobremaneira para a geração do conhecimento e identificação do talento humano. De acordo com o exposto, o presente trabalho tem como objetivo descrever a importância de se ter acesso a um banco de talentos com a finalidade de prestar apoio à gestão do conhecimento.

Banco de Talentos e Gestão do Conhecimento: uma discussão preliminar voltada à Gestão das Competências nas organizações Sabe-se que hoje em dia, uma das principais vantagens competitivas das empresas está no capital humano, especialmente no seu potencial de conhecimento. A esse respeito levanta-se a seguinte questão: como gerenciar de forma eficaz este conhecimento? A Gestão do Conhecimento corresponde ao processo por meio do qual o conhecimento passa a ser criado, difundido e incorporado aos produtos, serviços, sistemas, entre outros. Nos tempos atuais é visível o grande avanço da área tecnológica. Tais avanços têm viabilizado o armazenamento de grandes volumes de dados. Em suma, Tecnologiascomo Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados, Internet, Sistemas de Informação em geral, entre outros são considerados na atualidade como sendo “alguns exemplos de recursos que tem viabilizado a proliferação e o crescimento de inúmeras bases de dados de natureza comercial, administrativa, governamental e científica” fala-se cada vez mais na valorização do potencial humano, ou seja, as empresas estão buscando no mercado pessoas dinâmicas, criativas e com espírito empreendedor, que mediante seu potencial façam o diferencial no contexto organizacional. Em resumo, as organizações empresariais inovadoras estão procurando por talentos, cujo propósito é utilizar o máximo de suas inteligências.

Nesse sentido, torna-se um grande desafio às organizações empresariais encontrar e reter seus talentos humanos, compartilhados por todos, entretanto, existem também diversos estoques ou conjuntos de conhecimentos pertencentes a indivíduos, pequenos grupos ou áreas funcionais. Desse modo, acredita-se que um Banco de Talentos possa contribuir para a Gestão do Conhecimento.

O estudo específico da articulação entre Banco de Talentos e Gestão do Conhecimento demanda um processo na dinâmica organizacional, isto é, visa à compreensão de diferentes elementos na recompensa da contribuição das pessoas em função de suas competências. A gestão de “pessoas assume papel preponderante nesse processo”. Somente o ser humano consegue mobilizar, criar e transferir conhecimentos e competências que agreguem valor econômico à organização; por isso é fundamental a identificação, desenvolvimento e avaliação de seus talentos para o gerenciamento de pessoas na Gestão do Conhecimento. É a partir da especificidade de cada organização e de acordo com as habilidades desenvolvidas dos indivíduos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com