TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco Privado

Trabalho Universitário: Banco Privado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

Banco

Os bancos surgiram na Europa no fim da idade média, como fruto da expansão comercial do período e desde então não pararam de ganhar importância, até se tornarem a base do sistema financeiro moderno. Hoje em dia, qualquer pessoa que tenha um mínimo de renda possui uma conta bancária, por meio da qual recebe e movimenta a maior parte do seu dinheiro.

Os bancos modernos oferecem uma série de serviços e possibilidades de investimentos aos seus clientes. De modo geral, eles podem ser divididos em duas categorias: aquelas em que o cliente empresta seu dinheiro ao banco (caso da poupança e dos fundos de investimentos) e aquelas em que o cliente toma dinheiro emprestado do banco (caso do cheque especial e dos financiamentos). Em ambos os casos a figura central envolvida no processo são os juros.

Os juros determinam o quanto o cliente ganha quando empresta seu dinheiro ao banco, ou o quanto o banco cobra quando empresta seu dinheiro ao cliente. Para entender corretamente como estes juros são calculados você deve olhar as seções de matemática financeira e de progressões geométricas

Os bancos não ganham dinheiro apenas recebendo juros. Eles também cobram taxas dos clientes para que este possa usar os serviços do banco, como talões de cheques, cartões magnéticos e extratos. Além disso, as contas bancárias também sofrem cobranças de impostos por parte do governo. Por todas estas razões, às vezes é difícil entender o que exatamente ocorre com seu dinheiro quando você o coloca em um banco.

A única maneira de evitar surpresas desagradáveis neste assunto é mantendo atenção sobre suas contas e conhecendo o suficiente de matemática para poder acompanhar as idas e vindas do seu dinheiro.

Uma última curiosidade: os juros que os bancos recebem são muito maiores do que os que eles pagam aos clientes. Por que será ?

Bancos são instituições intermediárias entre agentes superavitários e agentes deficitários, que exercem, além de outras, a função de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. Todo banco, público ou privado, apresenta estas características. Os bancos tem também por funções depositar capital em formas de poupança, financiar automóveis e casas, trocar moedas internacionais, realizar pagamentos, entre outros.

Tipos de bancos

Banco comercial - Instituições de crédito caracterizadas pela captação de fundos, através de operações passivas como os depósitos à vista, a prazo e com pré-aviso, os depósitos de poupança, os certificados de depósitos e os fundos de investimentos, e pela cedência de fundos (crédito bancário), através de operações ativas de curto, médio e longo prazos, podendo estas serem de carácter comercial (letras) ou financeiro (relação cliente/banco); finalmente, pela prestação de serviços (proveitos), como as garantias bancárias, a venda de moeda, pagamentos periódicos, guarda de valores e custódia de títulos.

Banco de investimento - Instituições que auxiliam pessoas físicas ou jurídicas a alocar o seu capital nos mais diversos tipos de investimento, como por exemplo no mercado financeiro ou na BMF. Alguns bancos de investimentos: Grupo BTG Pactual AS, Itaú BBA e Bradesco BBI;

Banco de desenvolvimento - Instituições que financiam projetos cuja finalidade é promover o desenvolvimento econômico de uma dada região. Os bancos de desenvolvimento devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar, obrigatória e privativamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Desenvolvimento", seguida do nome do Estado em que tenha sede.

Banco misto (p. ex.: grande parte das instituições bancárias do Brasil são mistas, sendo Bancos de Crédito e de Poupança)

Bancos privados

Cód. Banco Sigla Website

025 Banco Alfa

Alfa www.alfanet.b.br

719 Banco Banif

Banif www.bancobanif.com.br

107 Banco BBM

BBM www.bancobbm.com.br

318 Banco BMG

BMG www.bancobmg.com.br

218 Banco Bonsucesso

Bonsucesso www.bancobonsucesso.com.br

208 Banco BTG Pactual

BTG www.btgpactual.com.br

263 Banco Cacique

Cacique www.bancocacique.com.br

745 Banco Citibank

Citibank www.citibank.com.br

721 Banco Credibel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com