TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Baropatias Profissionais

Dissertações: Baropatias Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2014  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  3.074 Visualizações

Página 1 de 2

BAROPATIAS OCUPACIONAIS

BAROPATIAS OCUPACIONAIS

Origem do termo

Baro – Do grego báros (peso, pressão).

Patia – Do grego páthos (doença).

Baropatia é o conjunto de sintomas que se manifestam em decorrência de variações da pressão atmosférica.

Segundo Bellusci (1996), Baropatias são, em termos sucintos, doenças causadas por exposição a alterações da pressão atmosférica.

A atmosfera exerce sobre o nosso organismo a chamada pressão atmosférica ou pressão barométrica, que varia com a altitude; ou seja, se subirmos uma montanha muito alta ou tomarmos um avião terá sobre nós uma pressão menor da atmosfera; se entrarmos no mar, a grandes profundidades, teremos sobre nós uma pressão maior exercida pela atmosfera e pela água.

Que problemas pode o ruído causar?

Não é preciso um ruído excessivamente elevado para gerar problemas no local de trabalho. O ruído pode interagir com outros perigos no local de trabalho e aumentar os riscos para os trabalhadores, por exemplo:

 Aumentando o risco de acidente ao impedir que sinais de aviso sejam ouvidos;

 Aumentando o risco de perda de audição por interação com a exposição a determinados químicos; ou

 Sendo um fator causal no stress relacionado com o trabalho.

A exposição ao ruído pode colocar os trabalhadores perante uma série de riscos para a sua segurança e saúde:

 Perda de audição: o ruído excessivo prejudica as células capilares da cóclea, parte do ouvido interno, conduzindo à perda de audição. "Em muitos países, a perda de audição induzida pelo ruído é a doença profissional irreversível de maior prevalência" [iii] As estimativas apontam para uma taxa de pessoas na UE afetada por problemas auditivos superior à população total de França [iv]

 Efeitos fisiológicos: existem provas de que a exposição ao ruído tem efeitos sobre o sistema cardiovascular provocando a libertação de catecolaminas e o aumento da pressão arterial. Os níveis de catecolaminas no sangue (incluindo epinefrina (adrenalina) estão associados ao stress.

 Stress relacionado com o trabalho: o stress relacionado com o trabalho só muito raramente advém de uma só causa, sendo geralmente provocado pela internação de vários fatores de risco. O ruído no ambiente de trabalho pode ser estressante, mesmo em níveis bastante baixos.

 Risco acrescido de acidentes: os elevados níveis de ruído dificultam a audição e a comunicação dos trabalhadores entre si e aumentam, por conseguinte, a probabilidade de ocorrência de acidentes. Este problema pode ser agravado devido ao stress relacionado com o trabalho (no qual o ruído pode constituir um fator).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com