TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bebidas Pira

Pesquisas Acadêmicas: Bebidas Pira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Essa consultoria tem por finalidade obter a melhor maneira de sucessão na Indústrias Pira de Bebidas Ltda, pois o seu fundador Dr. João está pensando em se aposentar e quer passar a presidência da empresa pra um de seus filhos (Paulo ou Iran) que exercem funções gerenciais em várias áreas da empresa ou para um profissional mais preparado para o cargo. Vejamos se essa mudança será de imediato (reativa) ou gradativamente (proativa), por que a empresa é uma das maiores empresas em um mercado oligopolista e não quer perder as vantagens competitivas que

conseguiu ao longo do tempo e precisa da visão panorâmica dessa consultoria para efetivar essa sucessão.

DESENVOLVIMENTO

Vejamos algumas das características que os filhos do Dr. João possuem.

X = atende aos requisitos

--- = tem dificuldade

Habilidades e Competência

Paulo

Iran

Assumir Responsabilidades

X

---

Liderança

X

X

Capacidade de Gerenciar

---

X

Formular Projetos e Objetivos

X

---

Habilidades Técnicas

X

X

Pensar estrategicamente (Enfoque Sistêmico)

X

---

Comprometimento com a Empresa

X

X

Capacidade de tomar decisões

X

X

Capacidade de Trabalhar em equipe

---

X

Bem começamos analisando os pontos fortes e os fracos de Paulo e Iran, como podemos ver na tabela acima o Paulo tem uma visão sistêmica maior do que a de Iran pois a habilidade de formular projetos e objetivos e pensar estratégicamente dele é bem melhor, já na capacidade de gerenciar e trabalhar em equipe o Iran supera o Paulo, vamos analisá-las minuciosamente para ver quem seria um melhor gestor para substituir o Dr. João na sucessão da empresa.

Na habilidade de Assumir responsabilidades o Iran deixa um pouco a desejar, pois não é muito comprometido com horários e um gestor tem que dar exemplos a serem seguidos pelos seus comandados.

Na capacidade de gerenciar o Paulo tem dificuldades de lidar com pessoas, a maneira de gerenciar dele é muito autocrata então ele escuta os outros mas gosta que todas as decisões saiam dele, por isso deveria observar um pouco mais o seu Pai pois administra

a empresa a anos na mais absoluta democracia.

O Iran tem muita habilidade na hora de comandar as pessoas só que deixa muito a desejar na hora de traçar objetivos e metas para eles dependendo de uma pessoa acima dele com um pensamento sistêmico maior que englobe toda sua equipe, que no caso essa pessoa sempre foi o Dr. João.

Já o Paulo tem uma dificuldade muito peculiar é a dificuldade de trabalhar em equipe, como já falei ele sempre adotou um modo muito autocrata de gerenciar e por causa disso a classe operacional não trabalha muito satisfeita afetando assim a produção da empresa, que nesse caso vem sendo bem observado pelo Dr. João que vem trabalhando esse lado negativo junto com ele.

Então essa consultoria observa que Paulo tem um perfil melhor do que o de Iran pra assumir a empresa, pois tem uma visão maior do sistema para traçar objetivos e planejar estratégicamente o futuro da Industria Pira.

Porém a mudança terá que ser proativa porque o Paulo possui dificuldades em lidar com pessoas e com um convívio um pouco maior com o Dr. João ele irá melhorar essa parte deficitária.

Tomamos essa decisão por que vimos que o Paulo tem uma capacidade de antecipar o mercado pois tem um pensamento sistêmico amplo diferente de Iran que é muito hábil no gerenciamento de departamentos lidando com a parte operacional, portanto o Iran será o Gerente geral da Industria Pira coordenará os gerentes de departamentos enquanto o Paulo será o Presidente e precisará muito da ujada do Iran para a Indústria

continuar fazendo muito sucesso.

Como o Paulo e o Iran exerciam funções gerenciais em todas as áreas da empresa sugiro que seja feita uma seleção entre os funcionarios mais qualificados para exercer cargos específicos de gerente no caso de não encontrarmos o perfil nos empregados da propria empresa, um trabalho de rucursos humanos bem feito no mercado rosolverá o problema da empresa sugiro um novo organograna dessa forma:

CONCLUSÃO

Então fechamos essa consultoria com essa ideia de nova gestão para a Industria Pira de Bebidas Ltda uma sucessão proativa com a necessidade do Dr. João continuar um pouco mais na empresa pra dar um suporte aos novos gestores até que seja formada uma nova organização nesse novo sistema organizacional interno, e para que as vantagens competitivas que a Industria sempre teve continue por várias e várias gerações.

REFERÊNCIAS

AQUINO, Klebe. Reinventando a empresa familiar. Gazeta Mercantil. [online] 01 mar.

1999. [citado em jul. 1999]. Disponível na Internet via Gopher:

BERNHOEFT, Renato. Empresa familiar: sucessão profissionalizada ou sobrevivência

comprometida. 2. ed. São Paulo: Nobel, 1989, p. 19-153.

CASAS, Alexandre L. Las. Administração de vendas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1991.

http://www.trabalhosfeitos.com/topicos/desafio-profissional-sucess%C3%A3o-familiar/0

Sucessão Familiar,Enviado por MarioX, junho 2011 | 11 Páginas (2582 Palavras) | 9 Consultas

...

Baixar como  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »