TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bebidas Pira

Exames: Bebidas Pira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 6

Teorias da Administração e Economia.

Tutor EAD:

Joinville

Setembro de 2014

1. INTRODUÇÃO

Indústria de Bebidas Pira, fundada em 1965 por João Barroso, localizada na região metropolitana de São Paulo, referência em sabor e qualidade no ramo de bebidas alcoólicas em todo o Brasil. Atualmente conta com aproximadamente 200 colaboradores, dentre eles os filhos Paulo e Iran.

É de interesse do então Diretor Geral e Fundador João Barroso, que se de inicio ao processo de sucessão, sua ideia inicial é de que este processo seja de sucessão familiar entre os filhos. Este já foi comunicado aos colaboradores por meio de assembleia com presença confirmada de 138 colaboradores.

O processo sucessório na empresa familiar é um assunto relevante e ao mesmo tempo delicado. Não pode ser tratado como lógico, pois envolve pontos afetivos e emocionais relacionados com a própria estrutura familiar. (BERNHOEFT, 1989, p.23).

Fica estabelecido que a empresa JFE Consultoria, por solicitação das partes interessadas, que esta irá acompanhar, questionar os processos, bem como elaborar um estudo com base nos dados levantados, sobre melhor método de sucessão no qual a Industria de Bebidas Pira estaria preparada para o atual momento.

O Diretor e Fundador João Barroso não deixou estabelecido prazo para encerramento de suas atividades, desta forma fica a disposição para questionamentos e auxilio em todo o processo de transição para 2º Geração da empresa.

2. PERFIL DOS PROVÁVEIS SUCESSORES

De forma preliminar foi avaliado que ambos os prováveis sucessores não possuem qualificação profissional, alternavam em postos de gerência conforme orientações do fundador, entretanto sempre demonstraram interesse na empresa e sempre se dedicaram da melhor forma à mesma, respeitando sempre o conhecimento de certa forma empírico do fundador, intuição e capacidade gerencial através do carisma e sobriedade que sempre demonstrou com a equipe, tendo também Know How no ramo de bebidas alcoólicas. Seguem algumas observações:

Tabela 1 – Legenda: (x) Deficiências (o) Identificadas

Competências e Habilidades Iran Barroso Paulo Barroso

Conhecimento do produto O O

Liderança X X

Motivação O O

Comunicação O O

Autocontrole emocional X O

Visão sistêmica X X

Obter dados e informação X O

Definir prioridades O O

Atitude empreendedora X X

Assumir riscos X X

Foco e resultados O O

Senso crítico O X

Trabalho em equipe O O

Transmitir conhecimento O X

Ampliar conhecimento O O

Autorealização X X

Know How X X

As avaliações foram realizadas com base nas informações coletadas e /ou observadas no dia a dia de ambos os avaliados, tendo em vista que conforme solicitado pela JFE consultoria para uma visão holística da atuação dos envolvidos, esta ocorreu em todos os setores descritos no atual organograma, conforme já ocorria por solicitação do fundador.

3. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEFICITÁRIAS

Levando em consideração todas as habilidades e competências avaliadas, observamos um desempenho médio inferior para ambos os avaliados. Durante o processo os mesmos evidenciaram o desejo pela busca do conhecimento e aperfeiçoamento, tudo levando em consideração o desejo mútuo pelo continuo crescimento da empresa familiar.

Competências e Habilidades Iran Barroso Paulo Barroso

Liderança x x Ambos não possuem essa habilidade bem definida, em geral buscam constantemente auxílio do fundador.

Autocontrole emocional x o Iran fica alterado quando é contestado.

Visão sistêmica x x Ambos não possuem essa habilidade bem definida, demonstram conhecer o todo de forma superficial

Obter dados e informação x o Iran mostrou-se menos detalhista ao elaborar ou avaliar relatórios, deixando passar em alguns momentos informações de extrema importância.

Atitude empreendedora x x Ambos não possuem essa habilidade bem definida, em geral buscam constantemente auxílio do fundador.

Assumir riscos x x Ambos não possuem essa habilidade bem definida, em geral buscam constantemente auxílio do fundador.

Senso crítico x x Ambos possuem dificuldade em criticar as decisões do fundador ou atividades no qual percebem erros, mais preferem abster-se.

Transmitir conhecimento o x Paulo demonstra dificuldade em delegar certas tarefas, preferindo por realiza-las sozinho.

Autorealização x x Ambos não demonstraram essa competência de inicio, ao decorrer do estudo observamos melhora, não muito significativa.

Know How x x Ambos não possuem essa habilidade bem definida, conhecimento básico do negócio.

4. PROPOSTA DE NOVO GESTOR

Devido à característica emergencial desta sucessão e observando que das 17 competências ou habilidade avaliadas, ambos os avaliados Iran e Paulo Barroso empataram na quantidade de checks, salientando que as características básicas principais como liderança, assumirem riscos, visão sistêmica, etc não foram pontuadas, características estas fundamentais para empreendedores. Para a melhor efetividade deste processo sucessório através dos herdeiros, o correto seria se, quando os mesmos foram introduzidos nas atividades da empresa, tivessem sido incentivados ao aperfeiçoamento profissional, estimulados através de projetos a serem tocados de forma individual, assumindo desafios, algo que ao relato do fundador não ocorreu.

A JFE Consultoria não recomenda no atual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com